VENDER MÓVEIS ONLINE: SAIBA COMO OFERECER ESSA OPÇÃO NO MERCADO

VENDER MÓVEIS ONLINE: SAIBA COMO OFERECER ESSA OPÇÃO NO MERCADO

A relação de consumo no mundo moderno mudou drasticamente com o deslocamento das compras para o universo digital. Nesse contexto, as lojas de móveis planejados também precisam se adaptar, oferecendo esse ambiente virtual para acesso ao catálogo, agendamento de visitas e até compras pelo próprio site. Mas vender móveis online exige atenção com alguns detalhes.

Pensando na necessidade de nutrir o setor moveleiro de informações sobre e-commerce, mostraremos quais são as variáveis fundamentais para ser bem-sucedido nas vendas de móveis online! Confira!

Use as redes sociais

Não abra mão das redes sociais para divulgar seu portfólio: nada menos do que 140 milhões de brasileiros aparecem com frequência em mídias como Facebook, YouTube, LinkedIn e Instagram (este último, aliás, excelente para ser usado como catálogo virtual).

São 66% da população nacional com trânsito por esses canais. Você tira proveito disso, de início, criando páginas em todas essas redes, não para disparar mensagens aleatórias, mas sim para criar conteúdos ricos que sejam do interesse de seu público-alvo.

Comece divulgando suas páginas a sua rede de contatos, mas consolide também parcerias com outros segmentos análogos ao seu (como lojas de eletrodomésticos), fazendo divulgação publicitária cruzada.

Promova conteúdos compartilháveis, lance promoções que atraiam visitantes e invista em anúncios pagos (como Facebook Ads). Tudo isso vai ajudar a ampliar sua capacidade de vender móveis online.

Tenha um bom site

Se você quer multiplicar exponencialmente o percentual de faturamento das vendas online (ou quer migrar inteiramente para o e-commerce), não dá para pensar em economizar no site.

Ele precisa ser responsivo (adequado a qualquer dispositivo), trazer a totalidade de seu catálogo (ou serviços oferecidos), muitas fotos, área segura para comprar online (Certificado SSL, para criptografia dos dados trafegados), além de oferecer múltiplos canais de contato (chat, WhatsApp, e-mail, telefones, redes sociais).

Abra a possibilidade de que o perfil nas redes sociais de seus clientes satisfeitos (caso eles autorizem) seja vinculado a uma área de depoimentos em seu site. O objetivo é que seus compradores descrevam a experiência que tiveram com sua loja de móveis planejados e, ao mesmo tempo, os visitantes chequem a autenticidade dos relatos por meio do hiperlink inserido.

Faça descrições detalhadas

Considerando que a compra pela Internet não é tangível, é fundamental que cada produto seja acompanhado de uma descrição técnica, contendo dimensões da peça, material de fabricação, acabamento, possíveis combinações, garantia etc.

Além disso, as descrições feitas em seu site precisam ser bem ranqueadas nas páginas dos buscadores (como Google), de modo a alavancar sua página em relação à concorrência, ampliando o tráfego orgânico para que você consiga vender online com mais facilidade.

Por isso, não basta apenas informar, é preciso que seus textos sejam escritos com base nas técnicas elementares de SEO (Search Engine Optimization), apresentando, portanto, palavras-chave, URL amigável (esqueça aqueles endereços intermináveis), título + meta description etc.

Use um showroom virtual em 360°

As imagens em 3D no e-commerce do setor moveleiro tornam seu negócio mais palpável e dão a oportunidade ao cliente de visitar seu estande ou estúdio sem necessidade de sair de casa. E isso faz diferença na hora de vender móveis online.

Quando aplicadas em 360° por ferramentas de “tour virtual”, a experiência imersiva permite que o cliente caminhe pela sua loja, amplie detalhes do mostruário e tenha uma visão clara do que você se propõe a fazer.

O trabalho em 360° mostra o DNA inovador de sua loja de móveis planejados ou projetos de design de interiores. Ele impressiona visitantes e fideliza clientes, oferecendo também o conforto de solucionar problemas de mobilidade em tempos de isolamento social.

Utilize boas fotos

“Uma imagem vale mais do que mil palavras.” Você já deve ter ouvido essa frase em algum momento, mas é nas vendas online que ela faz mais sentido. Apresentar um showroom em 3D é um diferencial, mas há situações (como na listagem de um catálogo) que você, mesmo assim, vai precisa apenas das fotos. E elas necessitam de alta qualidade.

Brilho, textura, detalhamento dos mínimos ângulos: quando se trata de um móvel, cada informação visual é importante para impulsionar a conversão de seu visitante, ajudá-lo em sua jornada de compra e, com isso, vender móveis online com mais constância.

Uma boa foto precisa dar noção de escala ao cliente. Deve vir acompanhada da descrição minuciosa das características do móvel, além de estar repleta de cliques em várias perspectivas. É preciso assegurar também que a foto não tenha desidratado a cor original da peça.

Outra questão, atenção total ao foco: para fotografar detalhes e, simultaneamente, enquadrar todas as dimensões do produto com nitidez, reduza o ISO (sensibilidade), selecione o modo Auto Foco (AF) e, é claro, recorra a um tripé para eliminar qualquer chance de trepidação.

Não abra mão de um software de reprodução de ambientes

Por fim, a que talvez seja a mais importante dica em tempos de acirrada concorrência (em que os produtos se tornam cada vez mais parecidos): diferencie-se no serviço por meio de tecnologia. E você pode começar essa mudança ao vender móveis online com o auxílio de um software que cria ambientes com produtos reais.

Isso mesmo, já existem soluções capazes de decorar todos os ambientes de uma casa em pouco tempo, usando móveis reais, disponíveis no mercado.

Contando com uma extensa lista de marcas para mobilar seu espaço em um ambiente gráfico que usa produtos de verdade, o Mooble coloca lojas, marcenarias e serviços de design de interiores em outro patamar, sinalizando ao cliente profissionalismo, expertise e elevado aparato tecnológico.

A ferramenta gráfica é fácil de usar, oferece diversas maneiras de criar qualquer tipo de ambiente e ainda permite compartilhar o projeto nas redes sociais, o que pode ser utilizado como marketing (no Facebook, por exemplo) ou como canal para submissão de projetos pendentes de aprovação (caso do WhatsApp, diretamente aos contratantes).

Ter um software que permite criar um projeto completo — desde as paredes até o mobiliário e demais elementos decorativos — é crucial para dar veracidade ao cenário em que figurarão seus próprios móveis planejados (caso de uma loja online de fabricação própria), bem como para materializar projetos de arquitetos e designers sem o “caráter meramente ilustrativo” que, muitas vezes, acaba por resultar em frustração ao cliente.

A esses profissionais do design, aliás, vale lembrar que a plataforma oferece interface integrada com dezenas de marcas, possibilitando efetuar a compra ali mesmo. É esse nível de excelência e vantagem competitiva que é imprescindível para se destacar não somente nos serviços de design de interiores, mas também no e-commerce do setor moveleiro.

Quer conhecer mais de perto uma solução como essa para alavancar seus projetos e/ou consolidar sua estratégia para vender móveis online? Então, descubra agora tudo o que o Mooble.com pode fazer por seu negócio!

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Tenha um negócio para chamar de seu! Confira as dicas que selecionamos para você e veja como abrir a sua loja de móveis com assertividade.
Lojas de Móveis

Móveis planejados: dicas para você abrir a sua loja

Descubra as 4 formas inovadoras de simplificar a gestão da sua loja de móveis com o Promob FoccoLOJAS. Integre processos, visualize tudo em um só lugar, identifique oportunidades e simplifique sua rotina.
Lojas de Móveis

Promob FoccoLOJAS: descubra 4 formas de facilitar a gestão do seu negócio

Entenda como essa solução tecnológica tem alavancado o setor moveleiro, e como ela pode transformar a sua rotina também.
Lojas de Móveis

Sistema de gestão para lojas: como essa ferramenta pode transformar a sua rotina

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.