Indústria

Saiba como otimizar o planejamento de produção com o Promob ERP

20/08/2018

O planejamento de produção de uma empresa do setor moveleiro é um dos seus principais processos, sendo responsável pela otimização de custos e ganho de produtividade do negócio. No entanto, para que ele possa ser corretamente estruturado, é fundamental contar com ferramentas de controle e análises de resultados que entreguem informações úteis aos gestores.

Com base em dados estratégicos e indicadores operacionais será possível melhorar a organização de processos da produção. Para tanto, ter um sistema de gestão que automatize processos, integre rotinas e produza dados de qualidade é importante para a indústria/marcenaria. Nesse caso, o mais indicado é o Promob ERP. Quer saber mais sobre ele? Continue lendo!

O que é Promob ERP?

O Promob ERP (Enterprise Resource Planning) é uma solução completa para o gerenciamento de um negócio do setor moveleiro. Ele é recomendado especialmente para quando a empresa, seja ela uma fábrica, seja ela uma marcenaria, já conta com uma estrutura setorizada de equipes e precisa de uma administração integrada.

Esse sistema possibilita a eliminação de custos com atividades manuais e repetitivas, uma vez que automatiza tarefas e processos. Também reduz consideravelmente o retrabalho, aumenta a produtividade e fornece suporte para a integração de rotinas e departamentos organizacionais.

Como o Promob ERP melhora o planejamento de produção?

O Promob ERP melhora o planejamento de produção da sua indústria de móveis porque aperfeiçoa processos, estabelece controles mais precisos e agiliza a troca de dados. Também fornece uma série de funcionalidades que ajudam os colaboradores a executarem suas funções no dia a dia.

Além disso, esse sistema evita alguns dos problemas que mais afetam empresas que não dispõem de soluções tecnológicas do tipo. Por exemplo, a falta de sincronia entre as operações de diferentes departamentos, já que alguns podem estar mais adiantados ou atrasados do que outros. Isso prejudica a produtividade das equipes e pode gerar ociosidade nos setores que estão esperando os demais.

De acordo com Cristian Vieira, gerente de implantação da Promob Software Solutions, “sem uma ferramenta para gestão, problemas como retrabalhos, não atendimento de prazos de entrega e custos e níveis de estoques excessivos são comuns. Todas essas questões impactam diretamente na rentabilidade de cada pedido e também no ciclo de produção”.

Quais são as funcionalidades desse sistema?

O Promob ERP conta com algumas funcionalidades que agem diretamente na etapa de planejamento da cadeia produtiva da fábrica, otimizando-a. Em suma, ele tem recursos que facilitam o gerenciamento de todo o ciclo do processo produtivo.

Por meio do Promob ERP é possível executar desde o planejamento do que e quando produzir até o levantamento dos materiais/insumos necessário para se produzir. Além disso, conta com instrumentos de monitoramento que facilitam a mensuração de desempenho e resultados dos processos de produção.

“Todo o acompanhamento pode ser realizado através de apontamentos durante o processo produtivo, identificando tempos, retrabalhos, refugos e também os custos produtivos”, explica Cristian.

O Promob ERP entrega recursos voltados a comparações de informações e análise de dados do empreendimento. Também dá para otimizar o planejamento da sua fabricação de móveis com o uso do módulo MRP (Material Requirements Planning), que possibilita planejar os recursos necessários para a produção.

Quais são as vantagens do Promob ERP?

Para começar, a implantação do Promob ERP é simplificada e há suporte técnico ilimitado. Em relação à aquisição do software, as licenças são completas e o upgrade do sistema costuma ser grátis. Modificações são feitas sem custos adicionais.

É preciso destacar que ele tem banco de dados da IBM e conta com grande capacidade de customização, de modo que as montagens de projetos são feitas de acordo com as necessidades de cada cliente. Além disso, há outras vantagens:

Otimização de processos de fabricação

O Promob ERP permite que o gestor realize comparativos entre a capacidade produtiva e a quantidade de metas comerciais e de pedidos existentes. Isso fornece dados importantes para a otimização do atendimento ao consumidor final, além de dar melhor suporte para o uso saudável dos recursos do negócio.

As informações obtidas com essa solução gerencial possibilitam a identificação de alocações adequadas para insumos. Também permitem que os gestores consigam rastrear melhor matérias-primas e verificar atentamente a disponibilidade de equipamentos de produção.

Além do mais, o Promob ERP contribui para o gerenciamento de estoques de insumos, de móveis em produção e de produtos prontas. “Além disso, é possível realizar todas as movimentações de materiais acompanhando os consumos e níveis de estoque”, explica Cristian. Isso significa que o software entrega maior controle sobre a circulação de mercadorias (entrada, movimentação e saída) dentro da indústria.

Maior integração de processos e setores

A solução ERP da Promob é capaz de integrar a quase totalidade dos setores da organização, ou seja, áreas de compras, produção, financeiro etc. serão interligadas de modo mais acertado. Além delas, é possível unir processos e outras tecnologias.

Por exemplo, o sistema pode gerar informações para sua integração com otimizadores de corte e também com softwares de máquinas específicas, como centros de usinagem. Tudo isso podendo ser monitorado para se evitar problemas de integração.

“Através de coletores de dados, é possível realizar todo o acompanhamento do processo produtivo, verificando os estágios em que os pedidos se encontram”, cita Cristian.

Redução de custos

O Promob ERP permite o acompanhamento em tempo real do ciclo produtivo da empresa por meio de apontamentos, o que ajuda o gestor a identificar ineficiências e falhas que geram custos extras. Dessa forma, será mais fácil corrigir esses problemas para a redução de gastos e de desperdícios.

Além disso, a solução otimiza o processo de compra de insumos. “Através do planejamento acertado, da geração de listas de necessidades de materiais e também do acompanhamento em tempo real do processo produtivo, é possível trabalhar a gestão de compras, possibilitando maior tempo para análise e negociações”, explica Cristian.

Melhora da produtividade e da qualidade dos produtos

O Promob ERP conta com um módulo de controle de qualidade que permite a realização de toda a gestão relacionada às rotinas da qualidade. Isso envolve a análise da matéria-prima no recebimento e o acompanhamento do processo produtivo e de suas inspeções correspondentes.

Como já mencionado, o sistema também realiza apontamentos a respeito de não conformidades externas e internas, além de facilitar o acompanhamento das ações que visam a assegurar a qualidade dos móveis produzidos.

A solução ainda tem um módulo de capacidade produtiva que permite a análise e monitoramento em tempo real das metas de produtividade. Com os resultados obtidos, os gestores conseguem executar ações de correção ou readequação acertadamente e com maior agilidade.

Suporte para a tomada de decisões

O Promob ERP facilita a descoberta de gargalos de produção, além de produzir gráficos e apontamentos para ajudar no gerenciamento do setor. Por conta de ter todas as informações centralizadas no ERP, é possível ainda fazer análises mais integradas e cruzar dados por meio de um recurso de BI (Business Intelligence). As informações produzidas entregam maior suporte para o processo de tomada de decisões.

Como visto, o Promob ERP é capaz de trazer muitas vantagens para uma organização do setor moveleiro, inclusive gerando diferenciais para ela no mercado.

“A ferramenta trabalha pontos que impactam diretamente no posicionamento competitivo”, comenta Cristian. “Através da gestão de custos, qualidade e acompanhamento do processo produtivo é possível trabalhar as informações, analisar as possíveis adequações de preços e garantir a qualidade dos produtos ofertados”, destaca ele.

Por isso, vale a pena contar com essa solução caso você esteja pretendendo aperfeiçoar o planejamento de produção da sua indústria ou marcenaria. Além disso, você também consegue modernizar o seu negócio e colocá-lo a par das principais tendências tecnológicas do mercado.

Quer saber mais sobre os benefícios do Promob ERP para o planejamento de produção do seu negócio? Entre em contato com nosso time de especialistas para que possamos ajudá-lo!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário