Indústria

Saiba como o Promob ERP vai simplificar o seu roteiro de produção

18/06/2018

Estruturar o roteiro de produção de uma fábrica de móveis não é uma tarefa fácil. Independentemente do porte da empresa, são muitas etapas compreendidas entre o planejamento e a expedição, que podem envolver o trabalho de múltiplas equipes e a administração de recursos diversos.

Mas, para encarar esse desafio, o gestor pode se valer de um ERP especializado no setor moveleiro que centralizará informações sobre a linha produtiva e simplificará a programação de compras, o controle financeiro da operação, a administração do estoque e a organização do trabalho dos colaboradores, potencializando os resultados da fábrica e reduzindo os seus custos.

Neste artigo, vamos conhecer melhor como o Promob ERP é a melhor companhia para um gestor de uma fábrica de móveis e como essa ferramenta pode ser utilizada na prática para solucionar os desafios diários da administração da empresa. Conheça!

Construindo um roteiro de produção bem-estruturado

Em uma fábrica de móveis, um produto normalmente nasce com o planejamento e passa por diversas etapas até que chegue nas mão do consumidor. Existem variações neste roteiro de produção, dependendo dos métodos e móveis construídos na empresa, mas usualmente ele envolve atividades como corte, usinagem, aplicação de bordas, furação, qualificação, embalagem e expedição.

Em uma empresa eficiente, essas etapas produtivas são orquestradas com maestria e os processos produtivos são integrados, o que vai garantir que a equipe consiga produzir com segurança e sem desperdícios, atendendo padrões de qualidade e os prazos exigidos pelo mercado.

Por outro lado, quando esses processos de produção não são integrados e não existe ordem no roteiro de produção, a deficiência de informações pode levar ao descontrole financeiro, gargalos e problemas com retrabalho e atrasos, além de níveis de estoque excessivos e materiais desperdiçados.

E justamente por isso, é uma responsabilidade fundamental do gestor da fábrica organizar um roteiro de produção bem-estruturado, planejando com inteligência como o trabalho será realizado em cada etapa, sistematizando a troca de informações entre os diferentes setores e monitorando os resultados.

E assim como cada corte demanda uma serra diferente, existe uma ferramenta certa para realizar esse trabalho de alta complexidade: um sistema integrado de gestão empresarial, ou ERP, que é um software que centraliza e organiza as informações, processos e administração da fábrica.

Simplificando as etapas de produção com o Promob ERP

O Promob ERP é um software moldado a partir de mais de 20 anos de demandas do setor moveleiro. Com a utilização desse sistema, a gestão de uma empresa consegue reduzir estoques, controlar os processos fabris e sistematizar a informação entre as equipes operacionais da fábrica.

Os resultados disso são mais produtividade e lucratividade, que impactam diretamente no posicionamento competitivo da companhia.

Com o Promob ERP, é possível simplificar todas as etapas de produção de uma fábrica de móveis. Como o sistema é desenvolvido com foco nas empresas do setor, existem soluções prontas para serem aplicadas que já foram comprovadas pela prática dentro da operação.

O sistema permite montar cenários de produção agrupando demandas com pedidos ou estoque mínimo, de forma alinhada com a engenharia de produtos.

Com isso, a necessidade de compras é gerada por meio dessa programação, reduzindo os níveis de estoque, e aumentando a produtividade de mão de obra pela disponibilidade do material no início da produção, alinhado ao cálculo da capacidade produtiva de cada posto operativo.

Por meio de coletores de dados, é possível realizar todo o acompanhamento do processo produtivo, como os estágios que os pedidos se encontram, as movimentações de materiais e os consumos e níveis de estoque. Também é possível acompanhar a produtividade e metas de produção diária dos postos operativos.

Desburocratizando a gestão com o Promob ERP

O Promob ERP é um sistema modular que pode ser implementado de forma personalizada para atender as demandas específicas de cada fábrica de móveis.

Para definir os módulos que devem ser adotados, é importante compreender o momento que a empresa está vivendo, suas dificuldades, sua estrutura física e organizacional, o perfil de seus clientes, sua capacidade de investimento e suas estratégias para o futuro.

E além da simplificação do roteiro de produção, o Promob ERP também pode desburocratizar diversos aspectos rotineiros da gestão da indústria moveleira. Na produção de móveis semi-seriados, o sistema automatiza a atualização de produtos e preços, além do faturamento para o cliente final.

O Promob ERP também facilita o envio de pedidos para a fábrica e, na fábrica, a geração das necessidades de compra e das ordens de fabricação. Outra facilidade oferecida pelo sistema é a geração automatizada de etiquetas.

No caso de móveis seriados, a simplificação é ainda maior: é possível gerar toda a lista de produtos e o orçamento a partir de um projeto.

E com o Promob ERP, a comunicação e o relacionamento entre as diferentes áreas da empresa também fica desburocratizado. O software permite que o entendimento de um projeto seja explicitado em forma de imagens, listas de peças ou orçamentos. Isso elimina ou, no mínimo, reduz significativamente os ruídos na comunicação entre as áreas e agiliza os processos e minimiza os retrabalhos.

Entregando o melhor produto para o cliente final

Os benefícios do Promob ERP também são sentidos pelo cliente final. O software permite simular os ambientes e esclarecer dúvidas do consumidor final sobre combinações de cores, acabamentos e tamanhos, por exemplo, garantindo que ele visualize o que vai comprar.

No caso de móveis seriados, o consumidor consegue sozinho elaborar projetos simples e fazer orçamentos por conta própria, dispensando intermediários. E se a escolha for pela personalização, é possível simplificar a criação e execução de projetos de móveis personalizados, assim como a otimização da logística de entrega e montagem.

Além disso, com o Promob ERP a fábrica consegue reduzir desvios e não conformidades em seus produtos, o que resultará em uma satisfação maior do cliente com os móveis.

Com o módulo de controle de qualidade é possível realizar toda a gestão que envolve os processos da qualidade, desde a avaliação no recebimento da matéria-prima, acompanhamento de todo o processo produtivo e suas respectivas inspeções, além de permitir os apontamentos de não conformidades (internas e externas) e, consequentemente, o acompanhamento das ações realizadas para a garantia da qualidade.

E agora que você já sabe como o Promob ERP pode simplificar o roteiro de produção da sua operação, que tal saber como implementar essa solução na sua fábrica? Entre em contato com a gente e descubra como!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário