Indústria

Quais são os principais desafios da indústria 4.0 no setor moveleiro?

26/03/2019

Desenvolvimento virtual de projetos, Internet das Coisas, monitoramento de processos em tempo real e inteligência virtual são alguns dos elementos presentes no contexto da indústria 4.0. Nesse modelo — que ainda é novo no Brasil — é possível oferecer ao consumidor a chance de projetar e comprar seu móvel e, enquanto ele faz um passeio no shopping, aguarda para levar o produto fabricado/customizado para casa no mesmo dia. Apesar de nova, a indústria 4.0 no setor moveleiro é real, independentemente do tamanho da empresa.

Ainda que alguns dos elementos da indústria 4.0 não sejam aplicáveis a todos no setor moveleiro, para não ficar para trás e conquistar mais clientes é preciso focar no essencial e colocá-lo em prática rapidamente.

Neste post você entenderá o impacto da indústria 4.0 nas empresas, quais são os principais desafios dessa realidade para o setor moveleiro e as tecnologias mais indicadas para seguir a tendência. Confira!

Impactos da indústria 4.0 no setor moveleiro

As empresas do setor moveleiro que abraçam o desafio de trilhar o caminho da indústria 4.0 conquistam vantagens claras, como redução de custos e maximização de seus resultados operacionais — não só de fabricação, mas logísticos e de fluidez nos processos.

Não seguir o caminho da indústria 4.0, por outro lado, remete a 40 anos de atraso em relação aos setores como o das montadoras de automóveis e cerca de 20 anos de déficit em comparação às indústrias moveleiras que lideram mundialmente o setor.

Apesar da importância de as indústrias apostarem no modelo 4.0, muitas empresas brasileiras não investem no uso de tecnologias digitais, como mostra esta pesquisa de 2016 realizada pela a Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

Segundo o estudo, 58% das indústrias conhecem a importância do investimento do tipo para a competitividade, mas menos da metade faz uso desse recurso. Aprimorar os processos produtivos e conquistar mais produtividade tem sido o foco, mas ainda é muito limitado.

É isso que torna o investimento em recursos da indústria 4.0 a chave para se diferenciar no mercado. Sobressaem-se as empresas que exploram modelos de negócios criados há pouco e aproveitam chances que surgem com o desenvolvimento da cadeia produtiva.

Integração e customização

Adotar a indústria 4.0 no setor moveleiro passa por integrar diversas etapas do processo, como desenvolvimento de produtos, projetos e até mesmo o pós-venda. Apostar em soluções específicas é uma forma de também ligar diferentes unidades produtivas com troca instantânea de informações, como compras e estoques, em integração horizontal da produção.

Com isso, é possível fazer uma customização em massa, permitindo que os clientes tenham acesso a recursos como individualização e exclusividade em suas compras, podendo se envolver no desenvolvimento de produtos e serviços.

A promoção da comunicação entre diversos elos da cadeia produtiva do setor moveleiro promove individualização dos recursos, mais flexibilidade e, é claro, a produção de bens cada vez mais customizados — tudo isso com grau de eficiência que, antes, só era possível quando a produção acontecia em massa.

Principais desafios da indústria 4.0 no setor moveleiro

Aplicar alguns elementos da indústria 4.0 é mandatório para empresas do setor moveleiro que não querem ficar para trás em relação à concorrência. No entanto, há alguns desafios que devem ser vencidos para que a aplicação dessa tendência de mercado se torne uma realidade.

Um deles é se preparar financeiramente para realizar os investimentos necessários para se atualizar. Quando o CAD surgiu, na década de 70, apenas a indústria automotiva tinha os recursos financeiros necessários para sua aplicação.

Hoje, existem muitas marcenarias que ainda acreditam poder sobreviver sem usar softwares para desenho. A verdade é que essa opção é muito arriscada.

Empresas moveleiras que integraram a produção ao uso de softwares de projeto e gestão já experimentam as vantagens desses avanços e consideram um caminho sem volta. Seu negócio não pode ficar para trás!

Tecnologias para seguir a tendência

Para seguir essa tendência de mercado que fica cada vez mais forte é preciso investir na adoção de tecnologias específicas para o setor moveleiro.

A Promob oferece soluções de produção, como Promob Start e Promob Builder, que integram/automatizam a geração de informações como planos de corte, desenhos técnicos, programas de máquinas e envio de informações para sistema de gestão (ERP) alinhados aos conceitos da indústria 4.0. Saiba mais sobre esses produtos.

Promob Builder

Com o apoio da solução, que organiza e integra os processos de engenharia, é possível desenvolver projetos respeitando as regras produtivas do processo fabril e entregar informações completas para a produção. Entre seus principais recursos estão:

  • modulação especial;

  • integração;

  • montagem facilitada;

  • otimização de recursos.

Uma das grandes vantagens de adotar a solução é aproveitar o recurso que integra fábrica e loja, o que diminui o tempo de entrega de projetos personalizados e aumenta a qualidade da montagem em projetos especiais. O Promob Builder também permite realizar orçamento, venda e produção de móveis de forma rápida e eficiente.

Promob Start

O Promob Start é solução completa para projetar, orçar e gerar informações para fabricação, como planos de corte, furação, usinagem e matérias-primas.

O software também integra a gestão da carteira de clientes e preços com a produção. Por isso, é a solução ideal para empresas que necessitam criar padrões para aumentar sua capacidade produtiva e reduzir custos. Com o Promob Start, é possível conceber a modulação e o modelo construtivo dos móveis, garantindo agilidade e alta qualidade no processo de fabricação.

Todo o processo de projeto, venda e produção acontece em apenas uma ferramenta, o que torna o dia a dia mais simples. Veja algumas vantagens do Promob Start:

  • fácil de usar;

  • projetos em 3D;

  • otimização de processos;

  • controle de produção.

Rastreabilidade, realidade aumentada, nuvem de dados, simulação, Internet das Coisas e manufatura aditiva estão entre as tecnologias da indústria 4.0 no setor moveleiro. Para sua empresa não ficar para trás, operando com sistemas defasados, é preciso agir desde já — apesar de a tendência ainda ser relativamente nova no país.

Aposte em inovações certeiras, que melhorem seus processos produtivos e ajudem a oferecer o que há de mais novo no mercado moveleiro aos seus clientes. Quer começar agora a preparar a sua empresa para a indústria 4.0? Entre em contato conosco, conheça as nossas soluções e descubra o que elas podem fazer pelo seu negócio!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário