Marcenaria

Projetos de móveis: 4 dicas simples para melhorar a apresentação

22/05/2017
Projeto-empresa-mesa-cadeira-armário-porta-desenho-para-marcenaria-cliente-apresentação-projetos

Dominar uma boa técnica de apresentação de projetos de móveis é essencial para a marcenaria que quer fechar mais negócios. Um ótimo serviço e os melhores produtos não bastam para quem quer um bom posicionamento no mercado — saber demonstrar o que está sendo vendido é um fator decisivo.

Neste artigo, elaboramos um pequeno guia com as 4 principais dicas para melhorar suas apresentações móveis e ver seu desempenho nas vendas crescerem. Boa leitura!

1. Preparação é tudo

Saber improvisar é uma ótima qualidade para quem vai fazer uma apresentação, mas não conte apenas com essa capacidade — ter um bom planejamento é essencial para o sucesso desse tipo de empreitada.

Na hora de apresentar projetos de móveis, é interessante estruturar um plano sobre o que será mostrado ao cliente. Além de garantir que nenhum detalhe ficará de fora, essa técnica deixará o vendedor muito mais confortável e seguro em sua apresentação.

Pratique a técnica da apresentação. Antes de falar ao vivo com o cliente, faça testes sozinho ou com colaboradores, que poderão dar feedbacks se ela está cativante e com uma boa duração.

Lembre que sua fala deve seguir uma ordem lógica e ter uma conclusão que amarre todos os pontos salientados no decorrer da apresentação. Mas muito importante: comece com uma introdução matadora. Vamos falar mais sobre isso no próximo tópico.

2. Consiga a atenção no primeiro minuto

Uma dica que vale para qualquer tipo de apresentação: não se perca com introduções chatas e desnecessárias. Comece pelo fato mais incrível e extraordinário do projeto.

Portanto, se você criou um projeto de closet que vai permitir que o cliente armazene toda sua coleção de sapatos de uma forma que ocupe pouco espaço e permita que ele tenha visão clara de todos os pares, inicie a apresentação por isso.

É muito importante capturar a atenção do espectador no primeiro instante da apresentação. Se ela começar de uma forma desinteressante, o cliente pode se distrair rapidamente e ficar sem entender o real valor do projeto. Portanto, comece sempre pelo mais sensacional e deixe a parte burocrática para o final.

3. Use exemplos visuais para apresentar projetos de móveis

Uma imagem vale mais que mil palavras. Esse cliché é bem verdadeiro quando apresentamos projetos de móveis. Além de ouvir, o cliente vai querer ver e entender o projeto e, nessa etapa, é legal ter o máximo de recursos visuais possíveis à disposição.

Leve para a apresentação amostras dos materiais e acabamentos que serão usados. Deixe que o cliente pegue neles e tenha a sensação de como serão seus móveis, e mostre as plantas e todos os arquivos que você criou no software de projetos.

Alguns clientes poderão compreender bem como serão os móveis só de bater o olho nos projetos, mas outros precisam de mais explicações e exemplos, como renders dos ambientes com os móveis planejados. Cada pessoa funciona de uma forma diferente, portanto, ter muitos recursos só ajuda nesse processo.

4. Escute o cliente e entenda suas dúvidas

A apresentação não é só a hora de falar, mas também de ouvir. É muito importante que o vendedor saiba escutar o seu cliente e compreender suas dúvidas sobre os móveis. Elas inevitavelmente surgirão e são parte do processo. Seja sempre bem educado com seus ouvintes.

Para algumas pessoas, ser interrompido com questionamentos durante a apresentação pode ser algo incômodo, mas na maior parte das vezes isso é evitável. Basta abrir espaços regulares para perguntas depois de falar sobre algo importante ou crucial do projeto.

Essa interação calculada faz com que sua audiência entenda a hora de falar e a hora de ouvir.

Mas lembre-se que a principal estrela na apresentação dos projetos de móveis não é você, mas sim o cliente! Faça com que ele se sinta à vontade para falar sempre.

Curtiu essas dicas de como apresentar projetos de móveis? Aproveite então para se cadastrar na nossa newsletter e ficar por dentro dos melhores conteúdos do setor moveleiro.

 

Você também pode gostar

1 comentário

  • Reply ROSANGELA KRAEMER 10/04/2018 at 09:51

    Ótimas dicas.

  • Deixe um comentário