Varejo

Pré-venda: como usá-la em uma loja de móveis?

27/05/2019

Usar a pré-venda com eficácia em uma loja de móveis é passo essencial para não só fechar negócio, como também fidelizar o cliente. Entre as dicas indispensáveis para conquistar o consumidor mesmo antes da venda estão conhecer seus desejos e necessidades e oferecer soluções, não apenas mercadorias.

Estreitar os laços com o cliente, ficar atento aos seus questionamentos, analisar o seu perfil e, principalmente, ter a sensibilidade de saber o que pode atender ao que ele precisa e deseja são outros pontos importantes para manter as vendas em alta.

Veja algumas dicas incríveis para usar a pré-venda em uma loja de móveis!

Entenda os desejos e necessidades do cliente 

O primeiro passo para usar a pré-venda a favor da sua loja é ter a percepção de entender os desejos e as necessidades do cliente antes mesmo de começar, efetivamente, a vender para ele. Nesse sentido, é importante entender o que cada consumidor busca na sua loja de móveis, considerando seus hábitos de compra e perfis. 

Comunique-se corretamente

Outro ponto importante do processo de pré-venda é se comunicar da melhor forma possível com cada cliente. Essa interação começa antes mesmo do consumidor entrar na sua loja de móveis.

Para conquistar a preferência do consumidor sem que ele nem tenha considerado fechar a compra é essencial se certificar de que está usando a linguagem certa para atingi-lo. Ou seja, que a forma que sua loja se comunica é atrativa o suficiente a ponto de motivar o consumidor a considerar um comprar um produto da sua empresa.

Use os melhores canais

Usar a pré-venda a favor da sua loja de móveis passa também por escolher os melhores canais para se comunicar com potenciais clientes. É importante que sua empresa invista tempo, dinheiro e energia em canais que seu público-alvo realmente está. 

Para atrair o consumidor e ter a possibilidade de aplicar o discurso de venda certifique-se de que está se comunicando pelos meios certos. Loja de móveis com foco em um público mais jovem, por exemplo, não podem desprezar o poder das redes sociais. E-mail marketing é outra ferramenta que pode ser utilizada para atrair potenciais clientes para sua loja e aumentar as chances de fechar uma venda.

Ofereça soluções, não produtos

Use a pré-venda a favor da sua loja de móveis tendo em mente que é preciso ir além da oferta de produtos: o cliente busca, na verdade, soluções completas para suas necessidades.

Na prática, isso quer dizer que em vez de oferecer apenas um móvel para o cliente você pode ir além e oferecer projetos completos. Ao apostar em um software que possibilite mostrar para o consumidor como determinada peça ficará em um ambiente como sala de estar ou jantar você cria o desejo e, até mesmo, pode estimular a pessoa a querer comprar outros itens além do que ela previa inicialmente. 

É papel da loja apresentar para o cliente algo que ele nem sabe que deseja e trabalhar junto com ele para tornar os sonhos realidade!

Estreite os laços com o cliente

Para melhorar seus resultados, uma estratégia de pré-venda indispensável é estreitar os laços com seus clientes. Mais do que simplesmente tentar vender, a melhor prática para um relacionamento de longo prazo é buscar conhecê-lo profundamente. 

Quem estabelece uma relação com seus consumidores conhece seus gostos, preferências e necessidades. Com isso, tem a oportunidade de ouro de, no processo de venda, oferecer soluções que estejam alinhadas com seu perfil e com o que eles costumam buscar ao recorrer a uma loja de móveis.

Fique atento aos seus questionamentos

Outra maneira de usar a pré-venda no seu varejo é monitorar os questionamentos feitos pelos clientes e trabalhar para atendê-los durante o processo de venda. Você pode prestar atenção às perguntas dos clientes em redes sociais, sites e, também, em visitas a sua loja de móveis.

É importante prestar atenção, inclusive, a possíveis reclamações sobre falta de determinados produtos, soluções ou serviços. Dessa forma, você sabe o que precisa aprimorar na operação e no estoque para, enfim, conseguir fazer uma venda para aquele consumidor. 

Analise seu perfil

Parte importante do processo de pré-venda é conhecer o perfil do cliente, analisar os dados que ele contém e usá-los a favor da sua loja de móveis para fechar uma venda.

Os gestores que usam as informações de cadastro a favor da  loja de móveis têm muito mais chance de terem vendas bem-sucedidas, pois o consumidor receberá ofertas e soluções que estão alinhadas ao que busca ou já buscou.

Complete o histórico do consumidor

O momento de pré-venda também é ideal para inserir toda e  qualquer informação relevante sobre o consumidor. Mesmo que ele esteja em busca de um produto ou serviço que sua loja de móveis não ofereça, por exemplo, você pode aproveitar para colocar esse dado no seu sistema para depois, se vantajoso, buscar a possibilidade de oferecer tal item ou facilidade.

A pré-venda oferece uma possibilidade valiosa de conhecer os potenciais clientes do seu varejo e buscar informações relevantes para melhorar sua operação, tanto em termos de soluções ou de serviços oferecidos.

A pré-venda é parte importante do processo de conquista do cliente em uma loja de móveis. Você pode usá-la de diversas formas em seu varejo, como conhecendo as necessidades e desejos de cada consumidor e estreitando os laços que eles têm com sua marca. Oferecer soluções e não apenas mercadoria é outra parte decisiva do processo de pré-venda que não pode ficar fora do seu planejamento estratégico
 
Usar a pré-venda em uma loja de móveis passa também por ter em um só lugar, como um software de gestão, todas as informações relativas a cada cliente. Ao conhecer o histórico de compras do consumidor, seu perfil e o que ele busca em uma loja como a sua, fica mais fácil oferecer para ele durante a venda exatamente o que ele está buscando/precisando, aumentando consideravelmente as chances de fechar negócio. Use o pré-venda a favor da sua loja de móveis e melhore seus resultados!
 
Conhece alguém que pode se interessar por este conteúdo? Então não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais!
  •  

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário