Varejo

Por que utilizar a realidade virtual no varejo de móveis?

18/03/2019

Em um mercado cada vez mais competitivo, uma loja de móveis deve procurar constantemente formas de se reinventar para continuar relevante na preferência do consumidor e, também, para conquistar novos clientes.

Nesse sentido, é preciso ir além do básico, que é oferecer produtos de qualidade e um bom atendimento. Para encantar o cliente, inovar é a palavra de ordem. Uma grande aliada do varejo de móveis para surpreender a clientela e oferecer a melhor experiência de compra é a realidade virtual.

O recurso oferece diversas vantagens competitivas para lojistas de móveis que decidem apostar na inovação na hora de vender seus produtos. Entre elas, está oferecer uma experiência de compra inusitada para o cliente, proporcionar uma venda personalizada e colocar o varejo alinhado com uma das principais tendências de mercado.

Usar a realidade virtual na loja de móveis também é um aposta que exige baixo investimento e é um recurso usado e aprovado por muitos varejistas do setor moveleiro.

Entenda por que utilizar a realidade virtual no varejo de móveis!

Experiência de compra diferenciada

Uma das principais vantagens competitivas de usar realidade virtual na loja de móveis é a chance de oferecer uma experiência de compra diferenciada para seus clientes.

Ao usar um software 3D para apresentar projetos para os consumidores, mais do que produtos, você vende o sonho de ambientes sob medida para seus desejos e necessidades. O recurso permite, ainda, inserir decorações, detalhes, paisagismo, entre outros acessórios que ajudam a compor para o cliente o ambiente dos sonhos.

Ter um recurso do tipo na sua loja também traz benefícios para a imagem da empresa: o cliente sabe que mais do que móveis você vende uma ideia. Mais do que vendedores, atualmente é preciso atuar como consultor de vendas, ajudando o consumidor a entender o que ele precisa.

Personalização

Utilizar a realidade virtual no varejo de móveis é uma maneira de dar para os clientes do seu negócio uma experiência única, personalizada. É possível, por exemplo, usar um software 3D para oferecer aos consumidores tours em ambientes que sigam tendências alinhadas com o que eles buscam.

Ao usar o software para unir os móveis disponíveis na loja com certos tipos de decoração desejada pelo cliente, o lojista consegue dar uma ideia melhor para o consumidor de como ficará determinado ambiente depois que ele comprar o produto.

É possível, por exemplo, criar tours temáticos, com espaços no estilo retrô, moderno, minimalista etc. É importante oferecer para cada cliente uma experiência personalizada, de acordo com suas preferências e com o orçamento que ele tem para gastar.

Imagens em 360 graus

Softwares 3D do mercado estão contando com funcionalidades cada vez mais aperfeiçoadas para criar conteúdos para realidade virtual.

Os sistemas disponíveis atualmente já conseguem renderizar todos os ângulos de determinado ambiente e gerar apenas uma imagem 360 graus em formato padrão para ser usado em plataformas de tours virtuais.

Outra vantagem de utilizar a realidade virtual no varejo de móveis é que os softwares têm funcionamento bem simples, com configurações que podem ser habilitadas de maneira rápida.

Alinhamento com tendência de mercado

Considerar o uso de realidade virtual na loja de móveis deve ser prioridade também porque outras empresas do setor já apostam na tecnologia com sucesso. Para não ficar para trás, é importante buscar formas de usar a inovação no seu negócio, considerando sempre os perfis de cliente com quem trabalha. 

Toda tendência deve ser adaptada para o modelo de negócio, dentro das suas possibilidades.

Baixo investimento em realidade virtual

Ao contrário do que muitos empresários podem pensar, o investimento em realidade virtual não é alto. Para começar a trabalhar com essa inovação na sua empresa, poucos itens são necessários. 

Computador e software para gerar imagens 360 graus; celular com giroscópio para usar a realidade virtual em celulares; aplicativo de realidade virtual e óculos específicos são os recursos que sua loja deve ter para apostar nessa tendência de mercado.

Ampla aceitação entre varejistas 

Lojas que usam a realidade virtual para melhorar a experiência de seus clientes têm obtido excelentes resultados com a inovação.

Ao oferecer para os consumidores uma experiência imersiva, com projetos diferenciados de acordo com as especificações das fábricas de móveis parceiras, é natural aumentar as chances de fechar negócio do que no caso de vendas padronizadas, com móveis de catálogo.

Acesso rápido aos projetos

Apostar na realidade virtual para vender ambientes exclusivos para clientes da sua loja de móveis também permite acesso rápido aos projetos apresentados. Como a plataforma fica na nuvem, pode ser acessada a qualquer momento e dos mais diversos dispositivos.

Há opções em que é possível compartilhar o tour virtual por aplicativos como o WhatsApp ou Messenger. Esse recurso é sob medida para quem quer deixar o cliente a par da evolução do seu projeto de forma prática e rápida. 

Utilizar a realidade virtual no varejo de móveis é uma maneira incrível de oferecer para os clientes uma experiência de compra única e diferenciada. Apostar nessa inovação permite encantar os consumidores diferenciando os projetos de interiores apresentados de acordo com as especificidades dos seus parceiros fornecedores.

Com o apoio de um software específico, é possível criar e descobrir novas maneiras de projetar para o consumidores ambientes completos, repletos de detalhes, decorações, paisagismo e móveis, entre outros recursos. De forma resumida: a realidade virtual ajuda a loja de móveis a transformar os sonhos de seus clientes em realidade!

Outros benefícios de apostar na realidade virtual no varejo de móveis é o investimento relativamente baixo e, também, a necessidade de acompanhar um movimento de mercado. Se as outras lojas já estão usando o recurso para vender mais, a sua não pode ficar para trás. 

Certifique-se de escolher um parceiro de qualidade para usar a inovação a favor da sua empresa e busque soluções que ofereçam recursos sob medida para as necessidades do seu negócio e de seus clientes.

E você, tem alguma dúvida de por que deve agora mesmo utilizar a realidade virtual no varejo de móveis? Já teve alguma experiência com esse tipo de inovação? Conta para a gente nos comentários!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário