Planejamento da produção de móveis: como otimizar esse processo?

Planejamento da produção de móveis: como otimizar esse processo?

planejamento da produção de móveis

Para evitar desperdícios, reduzir custos, planejar as necessidades de materiais e ganhar competitividade é preciso organizar a produção de móveis. Essa é uma estratégia essencial para a fábrica se destacar da concorrência e garantir as ações que marcam a transformação digital, tão necessária no setor moveleiro.

Esse projeto é colocado em prática pelo PCP, ou Planejamento e Controle da Produção. A proposta é gerenciar as atividades principais do negócio para assegurar eficiência e produtividade.

A questão é: como alcançar esses objetivos? O ideal é contar com um software de gestão específico para a indústria moveleira e otimizar o processo. Neste post, explicaremos melhor o que é o PCP, como funciona e de que maneira a tecnologia pode contribuir.

Acompanhe!

O que é PCP?

O Planejamento e Controle da Produção é um processo que visa à integração do gerenciamento das atividades principais do negócio. A abordagem se torna responsável pelos recursos operacionais da produção, como programação, layout da planta, quantidades produzidas, etapas da manufatura e mão de obra.

As atividades devem ser registradas para direcionar as ações, especialmente as que compõem as fases do PCP:

  • previsão de demanda — refere-se à gestão do estoque para o controle de recursos materiais e humanos necessários;
  • planejamento da capacidade de produção — atua com demandas de médio e longo prazos para aumentar ou diminuir a quantidade fabricada;
  • Planejamento Agregado da Produção (PAP) — determina as estratégias de fabricação mais adequadas ao negócio, principalmente aquelas relacionadas a estoque mensal, volume produtivo, contratação e demissão de colaboradores, serviços de logística, horas extras e contratos de fornecimento;
  • Programação Mestra da Produção (PMP) — operacionaliza os planos de curto prazo com direcionamento dos recursos no tempo ideal da quantidade certa e em período predeterminado;
  • Programação Detalhada da Produção (PDP) — define a operação do negócio conforme a rotina executada diariamente. Abrange atividades como emissão e liberação de ordens, sua sequência e administração de materiais.

Todos esses estágios podem ser mais facilmente conquistados com a ajuda de um software ERP, que permite o domínio completo dos processos e o monitoramento das ações. Isso é fundamental no mercado moveleiro atual, altamente competitivo devido à entrada de novos concorrentes.

Assim, é possível atuar em pontos diferenciais para atrair clientes, por exemplo, por meio da excelência na qualidade dos produtos. O resultado é um item de melhor qualidade para o consumidor final, com a otimização de materiais e redução de erros no processo.

Como funciona o planejamento e controle de produção?

Essa pergunta será respondida considerando o funcionamento de uma fábrica de móveis. O primeiro passo é a elaboração do projeto a partir das necessidades do cliente. Com tudo definido, o documento é enviado para a fábrica iniciar o planejamento da produção.

No começo, o projeto é reunido com outros também encaminhados por lojistas, para formar o chamado lote de produção. Assim, é possível definir um plano de corte, ou seja, uma lista com as informações de cada peça a ser produzida de todos os projetos contemplados.

A próxima etapa é importar a listagem ao otimizador de corte, que analisará a melhor posição de corte na chapa a fim de alcançar o melhor aproveitamento. Assim, atinge-se um dos objetivos do PCP, que é a redução de desperdícios. Nesse momento, a peça ainda recebe a etiqueta de identificação com informações sobre os processos seguintes, como os lados em que as fitas de borda devem ser inseridas e o código de barras para furação.

Ao finalizar esse estágio, as peças são passadas para o setor de borda, que fará o que está predeterminado na etiqueta. Em seguida, as peças são usinadas uma ou mais vezes, se precisarem de furação. O procedimento segue os programas listados em códigos de barras na etiqueta.

Por fim, as peças são embaladas pelo método livre ou em volumes predefinidos. O próprio usuário determina quais peças serão inseridas em cada um e depois as agrupa para enviá-las ao setor de expedição, que deve fazer o controle e garantir que tudo seja carregado no caminhão.

Com toda essa explicação, fica evidente que é preciso fazer um bom controle para evitar erros e desperdícios. Sem um bom planejamento, o custo do processo é elevado, especialmente se houver alguma máquina ociosa. É uma maneira, portanto, de otimizar o fluxo e garantir que ele seja adequado às demandas da fábrica de móveis.

Outro desafio inerente às etapas é a existência de gargalos, principalmente causados por má formação de lotes. A partir da união dos processos da unidade com as etapas do PCP, há mais controle, planejamento e programação sobre os itens fabricados. Além disso, é garantida a qualidade do processo, medida essencial para o crescimento saudável da empresa e eficiência na produção.

Como otimizar esse processo por meio de softwares especializados?

Um software de gestão, especialmente o ERP, que aborda o planejamento de recursos empresariais, permite controlar melhor os fluxos de trabalho, além de garantir que todas as peças da fábrica de móveis passem pelas etapas corretas, conforme especificamos anteriormente.

Ele ainda evita que peças de pedidos diferentes sejam embaladas em um mesmo volume e simplifica a visualização daquelas que ainda devem passar por esse procedimento. Em outras palavras, ele otimiza a produção pela formação de lotes com todos os pedidos a serem fabricados.

Essa organização é muito relevante, porque permite obter melhor ganho de material na otimização do corte das chapas e redução no tempo de fabricação do pedido. Dessa forma, toda a gestão é aprimorada, com a consequente eliminação de retrabalho e aumento da produtividade pela integração entre diversas áreas.

É exatamente isso que o Promob ERP faz. Específico para o setor moveleiro, ele foi desenvolvido com base na rotina dos fabricantes de móveis. O resultado é a fluidez nos processos produtos, a redução de custos operacionais e o aumento da facilidade no estoque de insumos e matérias-primas.

Com a ajuda do Promob ERP, você verá que o planejamento da produção de móveis será simplificado e seu negócio aumentará a lucratividade, uma consequência natural para esse cenário.

Então, que tal entrar em contato conosco e conhecer melhor o que nossa solução pode fazer pela sua fábrica de móveis? Preencha o formulário do site e um de nossos consultores entrará em contato para verificar suas necessidades.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

O mercado moveleiro está em constante expansão no Brasil e o Rio Grande do Sul lidera o cenário. Saiba mais sobre a importância da Promob para esse setor.
Fábricas, Marcenaria

Setor moveleiro: conheça os estados brasileiros que se destacam

Woman monitors dark office
Fábricas

CONHEÇA 3 FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE E OS SEUS BENEFÍCIOS

promobsoftwaressa_promob_image_582
Fábricas

ENTENDA OS BENEFÍCIOS DA RELAÇÃO ERP E BI

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.