Projetar móveis de acordo com a demanda do cliente: saiba como!

Projetar móveis de acordo com a demanda do cliente: saiba como!

Projetar móveis de acordo com a demanda do cliente

Identificar as reais necessidades do cliente pode ser o que falta para o seu negócio deslanchar de vez no mercado. Entretanto, conseguir isso não é tarefa tão fácil, principalmente quando o assunto diz respeito a projetar móveis. É preciso analisar uma série de situações para fazer com que o devido entendimento das demandas do seu público seja convertido em soluções viáveis para ele.

Sem compreender isso, você pode perder tempo, energia e o que é pior: dinheiro. É por isso que preparamos este passo a passo. Ele vai guiar você na direção certa a partir de algo fundamental: o bom atendimento. Ficou curioso? Então, continue a leitura!

Repense a sua política de atendimento

Tudo começa com a maneira como você entende o atendimento e a preparação dos profissionais responsáveis por ele. É essa a equipe que poderá encontrar as informações mais pertinentes para sofisticar a sua produção. Quando não existe valorização desse setor, qualquer medida tomada não surte o efeito desejado. Por esse motivo, não deixe de investir em treinamentos, pois o colaborador bem treinado gera agilidade aos processos e consegue se adaptar às exigências de maneira mais rápida.

Além disso, com uma política voltada para a boa preparação da equipe, você tem como mantê-la atualizada, de acordo com as práticas tidas como mais adequadas pelo mercado.

Uma dica especial é mapear os processos para em função disso qualificá-los. Essa é uma forma de garantir que eventuais ajustes sejam efetivos.

Vá em busca de informações qualificadas

Reunir o máximo de informações conclusivas a respeito do cliente simplifica todo o processo. Sendo assim, repense sua abordagem e, se possível, invista em ferramentas capazes de sofisticar essa busca. Existem softwares que podem ser muito úteis nesse tipo de trabalho, portanto, não deixe de considerá-los como um investimento de retorno seguro.

Você pode criar um checklist onde serão inseridas as preferências do cliente. Existem casos em que duas pessoas com perfis parecidos diferem muito em determinadas escolhas. Por isso, fique atento a questões como usabilidade, cores, combinação com o ambiente, entre outras. Faça perguntas que permitam a você ter maior precisão em relação a esses valores. Esse entendimento pode diferenciar o seu trabalho do da concorrência e gerar fidelização.

Analise o perfil do cliente e suas expectativas

De acordo com os dados levantados, você já tem como estimar os resultados de cada projeto na realidade do comprador. Por isso, é preciso também se concentrar nos hábitos e rotina das pessoas. Isso fará toda a diferença na hora de entregar uma solução realmente viável, mais até do que visualmente bonita.

Portanto, procure planejar considerando tudo o que envolverá a relação do cliente com seus móveis. Isso diz respeito a questões como conceitos e estilos, mas também à praticidade e o conforto que farão parte do dia a dia do cliente. Famílias com necessidades específicas precisam de soluções específicas e, para que isso aconteça, é preciso fazer um bom trabalho na busca por informações.

Apresente opções ao projetar móveis

Cores, estilo de design, acabamentos e decoração: dê ao seu cliente possibilidades. Quando você passa a entender as necessidades de seus consumidores, é natural que comece a identificar certas tendências. Isso gera fidelização. Entretanto, não se limite àquilo que parece óbvio. Esteja sempre pronto para entregar duas ou três opções. Assim, você consegue ir além e encantar.

Não cometa o erro de querer fechar a venda logo, pois isso pode fazer com que você perca a oportunidade de envolver seu cliente naquilo que realmente fará com que ele se encante pelos seus serviços e passe a ver a sua empresa com outros olhos.

Crie sentimento de exclusividade

A busca pela exclusividade é outro motivo para você buscar informações precisas a respeito do estilo de vida do cliente, seus costumes no dia a dia e até a convivência familiar.

Uma maneira de diferenciar seu trabalho daquele que é oferecido pela concorrência é criar soluções com foco na personalidade do cliente, pois, quando você cria um atendimento sofisticado o bastante para se aproximar intimamente das pessoas, consegue criar meios para levar soluções que elas jamais encontrariam em empresas que não procuram esse caminho.

Pense em criar meios para que a sua empresa seja a única capaz de reunir condições para trazer para aquela pessoa ou grupo os resultados desejados.

Invista no pós-venda

Outra ferramenta eficiente na fidelização de clientes, mas que costuma ser negligenciada pelas empresas, é o pós-venda. Não pense que o seu objetivo final deva ser fechar o negócio, pelo contrário. Para ser um lojista de sucesso, o ideal é que você conquiste o cliente e assim consiga futuramente fazer novas vendas.

Por esse motivo, estruture o processo de pós-venda da sua loja de móveis, considerando demonstrar interesse em saber se o serviço prestado atendeu às expectativas do cliente e se, mesmo após certo tempo da compra, os móveis projetados estão de acordo com o esperado. Agindo assim, você não somente ganha a confiança do seu público como também consegue se aproximar de seus desejos e necessidades, algo que pode ser de grande valia para uma futura compra.

Trabalhe com softwares avançados

Dependendo do recurso tecnológico que você usa no seu trabalho, pode ficar muito mais fácil mostrar para o cliente o que de fato a sua empresa pode fazer por ele. Isso não diz respeito somente às opções em termos de cores e conceitos, mas também ao próprio entendimento de como determinada solução ficará quando pronta. Pense que uma projeção realista tem muito mais chance de ser revertida em venda do que uma menos sofisticada.

Softwares avançados valorizam a sua venda, por isso, não deixe de estar sempre atento às inovações que o mercado apresenta. Soluções assim geram valor para o seu trabalho e permitem a você se distanciar de seus concorrentes.

Enfim, essas dicas foram baseadas nas melhores estratégias de atendimento que existem no mercado. Acredite: investindo nessa área, seus resultados tendem a melhorar progressivamente e gerar lucro!

Quer mais dicas sobre como projetar móveis? Então, curta a nossa página no Facebook para conferir outros conteúdos.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Tenha um negócio para chamar de seu! Confira as dicas que selecionamos para você e veja como abrir a sua loja de móveis com assertividade.
Lojas de Móveis

Móveis planejados: dicas para você abrir a sua loja

Descubra as 4 formas inovadoras de simplificar a gestão da sua loja de móveis com o Promob FoccoLOJAS. Integre processos, visualize tudo em um só lugar, identifique oportunidades e simplifique sua rotina.
Lojas de Móveis

Promob FoccoLOJAS: descubra 4 formas de facilitar a gestão do seu negócio

Entenda como essa solução tecnológica tem alavancado o setor moveleiro, e como ela pode transformar a sua rotina também.
Lojas de Móveis

Sistema de gestão para lojas: como essa ferramenta pode transformar a sua rotina

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.