Padronização de descrição de materiais com o Promob ERP

Padronização de descrição de materiais com o Promob ERP

Padronização de descrição de materiais Promob ERP

A padronização de descrição de materiais (PDM) é uma técnica muito importante para o gerenciamento da produção no setor moveleiro. Com o objetivo de descrever serviços e materiais de modo estruturado, um software que atua nesse setor também ajuda a gerenciar melhor o estoque e, assim, alcançar a redução de custos.

Esses objetivos podem ser conquistados com o uso do Promob ERP, sistema de gestão integrado voltado especificamente para o segmento moveleiro que tem por objetivo eliminar o retrabalho e custos desnecessários, além de elevar a produtividade da equipe por meio da integração entre diferentes áreas.

Para entender melhor como funciona a PDM e o Promob ERP, vamos explicar, neste post, o conceito dessa técnica, como o software a utiliza e as vantagens dessa prática para a fábrica de móveis.

Acompanhe!

O que é padronização de descrição de materiais?

Essa é uma solução para organizar o cadastro de materiais, já que garante uma adequada descrição, identificação, classificação e parametrização dos itens. Por isso, entende-se que a prática é uma das partes da infraestrutura mínima para o gerenciamento de sistemas logísticos.

A adoção dessa técnica é recomendada porque um mesmo material pode ter nomes diferentes conforme o fabricante, idioma ou região da qual é derivado. O resultado são descrições diferenciadas, que podem ressaltar determinadas características em detrimento de outras.

A PDM surge para resolver essa questão. Por meio dela, a empresa determina critérios próprios de cadastramento dos itens, que podem abranger descrição, nomenclatura, abreviatura, largura, tamanho, cor, acabamento, espessura, entre outras variáveis.

Vale a pena lembrar que inexistem parâmetros que podem ser adotados por todas as organizações. A padronização deve ser feita de acordo com a necessidade do negócio. Em outras palavras, a empresa determinará as características que os produtos terão e isso definirá o cadastro de cada material.

Por sua aplicabilidade, a PDM impacta diretamente as áreas de Engenharia de Produtos, Produção, Compras e Comercial. Os seus principais objetivos são:

  • agilizar a consulta aos materiais cadastrados;
  • diminuir o tempo destinado às compras e os custos relacionados à atividade;
  • reduzir as compras erradas e devoluções de produtos;
  • aumentar a compreensão do fornecedor sobre o produto comercializado;
  • excluir os itens obsoletos;
  • reduzir as mercadorias com descrições genéricas;
  • unir as listas de itens com diferentes unidades;
  • gerir e manter o cadastro centralizado dos produtos;
  • padronizar o controle dos itens;
  • simplificar o processo de compras eletrônicas.

Como o Promob ERP utiliza o módulo PDM?

Esse sistema foi criado especificamente para o setor moveleiro e tem como objetivo melhorar a fluidez dos processos produtivos, facilitar a gestão de estoque e diminuir os custos operacionais.

Os 3 principais pontos trabalhados pelo Promob ERP são:

Otimização do planejamento da produção de móveis

Essa atividade considera os dados relativos à capacidade produtiva da fábrica em comparação com metas e pedidos comerciais. Assim, é possível otimizar o atendimento ao cliente e usar os recursos disponíveis de maneira mais apropriada.

Ao mesmo tempo, consegue-se preconceber os itens utilizados na fabricação utilizando o planejamento de necessidades de materiais (MRP, ou Material Requirements Planning). Os dados obtidos pelo software são bastante confiáveis e podem indicar a necessidade de ajustes na produção, bem como melhorias nas alocações, acessibilidade de matérias-primas e equipamentos.

Economia maior devido ao controle da fábrica

O Promob ERP possibilita rastrear processos e insumos para monitorar as etapas do roteiro de produção. Com isso, há uma precisão maior em relação a estoques, seja de insumos, seja de produtos acabados ou intermediários. Por fim, há um controle mais eficiente do fluxo de entrada e saída dos itens.

Gestão dos processos e aumento da produtividade

A solução fornece apontamentos que ajudam a identificar a capacidade produtiva da fábrica e potenciais gargalos para a produção. Os dados ainda possibilitam gerenciar os custos utilizando uma análise da margem de contribuição e rentabilidade, enquanto os gráficos aumentam a possibilidade de acompanhamento efetivo de todo o processo de fabricação.

Nesse cenário, a PDM surge como um módulo que padroniza os cadastros dos materiais, o que reduz a interferência do usuário e aumenta a organização na fábrica. A ferramenta eleva a padronização e evita que os registros sejam feitos sem descrições específicas.

Isso é possível por meio da divisão de produtos, que é feita por classes. As informações sobre o insumo são preenchidas a partir de suas características, que se transformam nas descrições de cada item. Além disso, os dados inseridos no sistema evitam o cadastro de mais de um produto com a mesma definição, sendo que as regras são obrigatoriamente respeitadas.

Quais as vantagens da PDM para a fábrica de móveis?

A PDM é um módulo que compatibiliza as descrições com os padrões de mercado e é integrado ao software de gestão ERP. Ele cria uma rotina para a descrição dos produtos, que resulta em mais qualidade e agilidade nos processos de compras, além de facilitar o cumprimento das exigências fiscais.

Diversos benefícios são conquistados com essa prática, entre eles estão:

  • otimização no gerenciamento dos estoques, já que as falhas são reduzidas em materiais ativos e inativos;
  • diminuição do investimento em estoque;
  • atendimento às necessidades internas de materiais;
  • precisão nas compras e fornecedor;
  • extinção de cadastros duplicados;
  • padronização nas descrições de cada item;
  • definição das características do produto com base nas respostas do usuário;
  • determinação de cadastros básicos conforme a categoria de produto;
  • rapidez no cadastramento de matérias-primas e produtos semielaborados ou prontos;
  • aumento da produtividade das áreas de Compras e Produção.

Esses benefícios podem ser conseguidos para empreendimentos em qualquer segmento de atuação. No entanto, são ainda mais adequados ao setor moveleiro, no qual é comum encontrar problemas como materiais em duplicidade, cadastros incompletos ou incorretos, produtos obsoletos ou nacionalizáveis.

Como você pôde perceber, a PDM é uma prática obrigatória para a sua fábrica de móveis. É por meio dela que você conseguirá organizar melhor os itens, facilitar o trabalho dos colaboradores envolvidos e aprimorar a descrição dos materiais. Como consequência, reduzirá os custos e o retrabalho.

Agora que você entendeu como funciona o módulo de padronização de descrição de materiais, que tal começar a utilizar o Promob ERP e aproveitar todos os recursos disponibilizados? Entre em contato conosco e veja como podemos potencializar os resultados da sua fábrica de móveis!

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

O mercado moveleiro está em constante expansão no Brasil e o Rio Grande do Sul lidera o cenário. Saiba mais sobre a importância da Promob para esse setor.
Fábricas, Marcenaria

Setor moveleiro: conheça os estados brasileiros que se destacam

Woman monitors dark office
Fábricas

CONHEÇA 3 FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE E OS SEUS BENEFÍCIOS

promobsoftwaressa_promob_image_582
Fábricas

ENTENDA OS BENEFÍCIOS DA RELAÇÃO ERP E BI

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.