Layout industrial: otimize processos na sua fábrica de móveis!

Layout industrial: otimize processos na sua fábrica de móveis!

layout industrial otimize processos na sua fábrica de móveis

O layout industrial é um dos aspectos mais importantes para o sucesso das estratégias que visam otimizar os processos gerenciais e operacionais de uma unidade fabril.

Entenda, no artigo de hoje, a importância do layout industrial e confira algumas dicas para melhorar a organização da sua fábrica de móveis.

O que é o layout industrial e qual a sua importância?

Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, as empresas precisam se antecipar às demandas e desenvolver estratégias que garantam o aumento da competitividade e da fidelização de clientes.

Por meio de um planejamento estratégico, é possível estabelecer um layout industrial que diminua a complexidade das tarefas e o tempo gasto com deslocamentos, beneficiando o controle de estoque, o transporte e a produtividade, entre outros aspectos.

Para isso, a sua fábrica deve estar atenta quanto à implementação de algumas ações essenciais para a viabilização de um layout de qualidade.

Como promover uma boa organização?

O primeiro passo para garantir a execução de um bom layout industrial é a análise completa de todos os processos gerenciais e operacionais realizados na rotina fabril, para avaliar as falhas e as vantagens existentes.

Uma vez que todas as necessidades tenham sido identificadas, chega o momento de planejar e implementar as ações. Veja, agora, dicas valiosas para o layout industrial da sua fábrica de móveis ser otimizado.

Invista na melhoria do transporte

O deslocamento de materiais e produtos por todo o espaço fabril e para fora dele precisa ser feito de maneira extremamente bem planejada, para que haja economia de tempo e de recursos.

O ideal é reduzir ao máximo a necessidade de transporte, de modo a aumentar a produtividade.

Para isso, basta investir em ações que apostem na movimentação do maquinário, dos materiais e dos colaboradores envolvidos em cada etapa da produção, em vez de mover o que está sendo produzido em determinado momento.

Garanta o melhor aproveitamento do espaço físico

Para que o aproveitamento do espaço físico na sua fábrica de móveis seja o melhor possível, você precisa guiar a organização espacial com base em alguns fatores essenciais.

A segurança da equipe é o primeiro deles. Tudo deve estar bem sinalizado e disposto de maneira a não oferecer riscos.

O conforto dos funcionários também deve ser levado em consideração, inclusive em relação à ruídos ou outros fatores que possam prejudicar a execução das tarefas.

Por fim, a acessibilidade deve ser preservada, garantindo tanto o uso otimizado de todos os equipamentos quanto a livre circulação pelo espaço fabril.

Capacite a sua equipe de colaboradores

O treinamento dos colaboradores também é essencial para o sucesso das estratégias que visam à melhoria do layout industrial.

Sem a compreensão das propostas, a equipe pode ter dificuldades para garantir a manutenção das ações a médio e longo prazo, comprometendo todo o planejamento realizado para o layout industrial.

Os momentos de capacitação também podem oferecer feedbacks interessantes sobre o funcionamento da planta fabril no dia a dia, auxiliando os gestores a fazerem as adequações necessárias.

Realize avaliações periódicas

O planejamento de layout industrial deve prever a realização de avaliações periódicas, para acompanhar a evolução dos resultados alcançados a partir das estratégias e ações propostas.

Com base nas informações coletadas, cria-se um processo contínuo de identificação das falhas, validação dos acertos e adequação das propostas, garantindo o aprimoramento constante das práticas.

A avaliação periódica permite conhecer, também, quais são os pontos cruciais da gestão da sua fábrica de móveis, pois tratam-se de fatores estratégicos para o funcionamento e o crescimento do negócio.

Um desses fatores é o controle de produção, conforme explicaremos na nossa última dica sobre layout industrial.

Esteja atento ao controle de produção

Um dos maiores desafios para o sucesso de uma fábrica de móveis é fazer o gerenciamento integrado de todas as etapas da linha de produção.

Na atualidade, os recursos tecnológicos desenvolvidos podem facilitar as rotinas e garantir um padrão de qualidade em todas as tarefas relacionadas ao controle de produção.

Quer saber mais sobre a relação estratégica entre o layout industrial e o controle de gestão? Baixe o nosso Guia do Controle de Produção da sua Fábrica de Móveis e confira dicas e orientações especiais sobre esse assunto!

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

O mercado moveleiro está em constante expansão no Brasil e o Rio Grande do Sul lidera o cenário. Saiba mais sobre a importância da Promob para esse setor.
Fábricas, Marcenaria

Setor moveleiro: conheça os estados brasileiros que se destacam

Woman monitors dark office
Fábricas

CONHEÇA 3 FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE E OS SEUS BENEFÍCIOS

promobsoftwaressa_promob_image_582
Fábricas

ENTENDA OS BENEFÍCIOS DA RELAÇÃO ERP E BI

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.