Orçamento de marcenaria: veja como elaborá-lo em 5 passos

Orçamento de marcenaria: veja como elaborá-lo em 5 passos

orçamento de marcenaria

Você já sabe que uma boa gestão financeira é a chave para o sucesso do seu negócio. No entanto, fazer um orçamento de marcenaria eficiente nem sempre é tão simples quanto parece — afinal, existem diferentes maneiras de realizar esse cálculo e é preciso saber qual delas é a mais adequada para o seu caso.

Para você ter uma ideia, alguns empresários fazem o orçamento de acordo com o metro quadrado; outros utilizam como base o valor dos materiais, e também existem aqueles que adotam planilhas com fórmulas específicas. A questão é: será que esses métodos são realmente bons para o seu negócio?

Neste post apresentamos um passo a passo para fazer o orçamento de marcenaria corretamente. Dessa forma você evita problemas com desperdícios e a geração de despesas desnecessárias. Acompanhe!

1. Considere todos os materiais utilizados

A ideia, nesse momento, é entender as necessidades do cliente e qual resultado ele espera alcançar. É a partir desses aspectos que você vai definir como atendê-lo com eficiência para atingir sua satisfação.

Aqui, considere os materiais e sua qualidade. Verifique quanto será utilizado de madeira ou compensado e calcule cada peça como um projeto. Elabore um documento com o esboço do projeto e que contemple também a descrição de matérias-primas e insumos, o plano de corte e as horas de mão de obra.

Essas informações vão evitar desperdícios, porque você já saberá o quanto comprar de cada insumo ou matéria-prima. Além disso, negocie com seus fornecedores para atingir o valor mais baixo possível sem perder a qualidade esperada. Tenha em mente que saber o que adquirir e em qual quantidade é o primeiro passo para evitar desperdícios e elevar seus ganhos em mais de 20%.

Comprar um material inadequado leva à insatisfação do cliente, que recebe um produto aquém do esperado, fazendo com que a sua marcenaria gaste mais do que o necessário — além de perder a credibilidade.

Quer um exemplo? Usar MDF em áreas úmidas ou que sofrem efeito da maresia trará prejuízos no curto ou médio prazo. O ideal é fazer a substituição por compensado naval e utilizar dobradiças de inox.

Além desses materiais, lembre-se de outros aspectos importantes, como ferramentas, acabamentos, detalhes especiais e outros itens, que tendem a encarecer o orçamento. Por fim, avalie a forma de pagamento — se for à vista, é possível conceder algum desconto para fidelizar o cliente.

2. Analise os gastos existentes

Toda marcenaria tem gastos que vão além dos materiais. Nesse caso, é preciso considerar custos de:

  • produção, como os que abrangem materiais — a exemplo de ferramentas, cola, chapas, tinta, puxadores e outros;
  • montagem, inclusive de mão de obra ou contratação de serviços terceirizados;
  • deslocamento;
  • margem de lucro.

Para chegar a esses valores, primeiramente é importante saber qual é o saldo de caixa da sua marcenaria. Verifique ainda o quanto será necessário desembolsar para colocar o projeto em prática. Isso inclui os custos fixos e variáveis. Os primeiros são aqueles que precisam ser pagos todos os meses, no caso de aluguel, internet, energia elétrica da área administrativa da marcenaria, folha de pagamento e outros.

Os custos variáveis são aqueles que sofrem alteração conforme as vendas, como energia elétrica da produção, aquisição de insumos, pagamento a terceirizados e outros. Lembre-se ainda de acrescentar impostos, taxas de cartão de crédito ou débito e possíveis comissões.

3. Utilize a tecnologia para um cálculo preciso

As variáveis apresentadas são complexas e abrangem uma série de detalhes. Por isso, não é tão simples fazer um cálculo de orçamento preciso para a marcenaria. Utilizar uma planilha também não é o mais recomendado, já que a pouca automação leva a erros e consequentes retrabalhos. Além disso, fica difícil ter clareza quanto aos números.

O melhor é utilizar sistemas específicos, que ajudarão a definir os custos existentes. Um exemplo é o Promob Plus, software de projetos para marceneiros, que gera orçamentos inteligentes com listagem de peças, chapas e ferragens.

Ao utilizar soluções especializadas, você ainda evita os riscos de documentar em planilhas. Entre os perigos existentes, estão:

  • a desatualização de preços;
  • a redução da segurança;
  • o aumento do trabalho operacional.

Em suma, o software especializado aperfeiçoa a gestão e garante a obtenção de dados corretos e precisos para o cálculo do orçamento da marcenaria. Você também consegue integrar informações de diferentes áreas do negócio para ter números adequados, que condizem à realidade.

4. Descreva o serviço a ser prestado

O cliente precisa saber exatamente o que receberá na prestação do serviço. Por isso, com os valores em mãos, faça uma introdução no orçamento que indique as atividades realizadas de maneira rápida. Em seguida, mostre suas experiências e qualificações. Essa é uma maneira de agregar valor e demonstrar sua capacidade de entregar um trabalho de excelente qualidade.

Depois disso, defina quais tarefas serão executadas no projeto, como montagem dos móveis, instalação, fabricação, compra de materiais etc. Tenha em mente que a descrição deve ser breve, de aproximadamente uma linha. O propósito é apenas indicar ao cliente o que será executado.

5. Defina as datas de entrega e os valores do projeto

A última etapa consiste em destacar quando cada etapa será entregue, por ordem. Essa é uma maneira de tornar seu trabalho mais profissional e garantir que sua equipe e o próprio cliente se organizem para esses momentos.

Por fim, apresente os valores. Perceba que todas as etapas anteriores servem para agregar valor e justificar por que se chegou a esse preço. Além da quantia, ofereça diferentes formas de pagamento, conforme suas possibilidades — cheque, boleto bancário, cartão de crédito e por aí vai.

Indique se há desconto no pagamento à vista e se o parcelamento acrescenta juros. Delimite também o máximo de parcelas permitido. Assim, o cliente já sabe como poderá pagar e quais fatores interferem no preço final. Dessa forma, será possível analisar o custo-benefício do serviço.

Percebe como fica bem mais fácil fazer um orçamento de marcenaria ao seguir as dicas que apresentamos? Aproveite as sugestões e coloque-as em prática. Você verá que vale a pena fazer um cálculo preciso para fornecer um preço justo para você e seu cliente.

Agora que você já sabe como fazer o orçamento e de que maneira otimizá-lo, que tal entender mais sobre a tecnologia aplicada ao seu negócio? Veja como uma solução integrada garante o sucesso da sua fábrica de móveis!

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas
Marcenaria, Designers e Arquitetos

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas

O mercado moveleiro está em constante expansão no Brasil e o Rio Grande do Sul lidera o cenário. Saiba mais sobre a importância da Promob para esse setor.
Fábricas, Marcenaria

Setor moveleiro: conheça os estados brasileiros que se destacam

Maquina CNC
Marcenaria

CNC para marcenarias: como utilizar essa tecnologia no trabalho com madeira

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.