Metodologia Lean: 4 benefícios para a sua fábrica de móveis

Metodologia Lean: 4 benefícios para a sua fábrica de móveis

metodologia lean benefícios para fábrica de móveis

Não foi à toa que a metodologia Lean conquistou o mundo da indústria. Com esse sistema, empresas conseguem ajustar seus processos e linhas de produção para o mínimo de gastos e o máximo de resultados. O Lean foi feito para deixar a manufatura mais eficiente e para melhorar o desempenho da sua fábrica de móveis.

A palavra ‘Lean’ vem do inglês e pode ser traduzida como ‘enxuto’. O método nasceu na indústria pós-guerra do Japão, dentro das fábricas da montadora Toyota. Mais tarde, foi popularizado pelo livro “A Mentalidade Enxuta nas Empresas Lean Thinking: Elimine o Desperdício e Crie Riqueza”, de James P. Womack e Daniel T. Jones.

Neste artigo, vamos conhecer quatro benefícios do Lean para a sua fábrica de móveis:

1. Foco em atender a demanda real do cliente

Em fábricas, existe uma visão tradicional de que um produto é ‘empurrado’ pelos processos da linha de produção até chegar a ponta final — no cliente. No Lean, é preciso enxergar isso ao contrário: é o cliente que vai ‘puxar’ a linha de produção, a partir das suas demandas.

Esse tipo de visão, com a produtividade direcionada à demanda real dos clientes, é uma forma de enxergar a empresa com mais objetividade, evitando problemas como móveis encalhados no estoque e processos desnecessários na linha de produção.

Estabelecer a linha produtiva partindo da demanda real é um dos princípios do Lean. Com ele, a fábrica economiza e o cliente fica mais satisfeito, pois recebe algo que ele realmente precisa.

2. Redução do desperdício em todos os processos

Outra grande vantagem do Lean é o enxugamento de qualquer processo ou elemento desnecessário na linha produtiva. Com isso, a fábrica economiza em materiais, uso de equipamentos, recursos humanos e até espaço físico.

Para ter uma linha de produção verdadeiramente é preciso que o gestor entenda o que traz valor ao produto final e o que é desnecessário e pode ser eliminado, geralmente, contando com a parceria dos colaboradores técnicos para isso.

Reduzir o desperdício não significa necessariamente demissões, mas sim o aproveitamento melhor dos recursos para a geração de valor.

3. Melhoria da qualidade com a metodologia Lean

Um dos princípios do Lean é a qualidade total imediata. Em cada etapa da linha de produção, os colaboradores devem buscar pelo ‘zero defeito’. Para isso, é preciso determinar padrões de qualidade que possam ser verificados facilmente.

Quando uma falha é identificada, ela deve ser rastreada até a sua origem real, em que será efetivamente solucionada. Se, por exemplo, na fase de montagem de um móvel é detectada uma fragilidade estrutural, é preciso ir até a origem do problema, que pode ser uma matéria-prima errada ou uma falha de projeto.

Com isso, a chance do problema acontecer novamente é muito reduzida.

4. Kaizen, o aperfeiçoamento contínuo

Kaizen é um conceito que nasceu no estilo de vida do guerreiro tradicional japonês, o samurai. O termo significa algo como aperfeiçoamento contínuo e foi adotado pelo Lean para enfatizar a necessidade de evolução e aprendizado de lições.

Nessa metodologia, todos os dias devem ser feitas melhorias que visem aperfeiçoar o processo produtivo, mesmo que mínimas. Essa evolução pode ser um aumento na produtividade, redução de custos ou melhoria da qualidade, por exemplo.

O importante na metodologia Lean é que não passe um único dia na fábrica sem um novo aprendizado. Com isso, a empresa não corre o risco de ficar ultrapassada e limitada por processos engessados.

Curtiu esse artigo sobre como a metodologia Lean pode ajudar no desenvolvimento da sua fábrica de móveis? Aproveite, então, para assinar nossa newsletter e ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre o setor moveleiro.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

O mercado moveleiro está em constante expansão no Brasil e o Rio Grande do Sul lidera o cenário. Saiba mais sobre a importância da Promob para esse setor.
Fábricas, Marcenaria

Setor moveleiro: conheça os estados brasileiros que se destacam

Woman monitors dark office
Fábricas

CONHEÇA 3 FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE E OS SEUS BENEFÍCIOS

promobsoftwaressa_promob_image_582
Fábricas

ENTENDA OS BENEFÍCIOS DA RELAÇÃO ERP E BI

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.