MAXIMALISMO

O Maximalismo traduz o desejo que inspira as pessoas a criarem novas composições, inesperadas e fantásticas, graças ao empoderamento interior que dá liberdade à criatividade e à expressão, permitindo com isso que cada um ouse da forma que melhor lhe convém, misturando o tradicional com o moderno, o refinado com o simples, e assim criando uma abordagem “mais é mais”. 

 

A necessidade de personalizar ambientes é um ponto que auxilia no crescente gosto pelo Maximalismo. O grande conceito desse estilo é contar histórias através do design, a fim de maximizar as experiências. O que vale, mesmo, é o significado de cada item presente no ambiente.

 

Esse estilo permite praticamente tudo: misturas, extravagâncias e até mesmo “descombinações”. O Maximalismo não se restringe apenas ao número de misturas utilizadas, mas também à quantidade de itens. É possível, assim, criar um ambiente monocromático e, ao mesmo tempo, maximalista. Claro que as misturas de cores e estampas dão personalidade a esse estilo, mas quem gosta de tons mais neutros pode utilizar o Maximalismo também.

Muito exuberante, é o oposto do tão aclamado minimalismo, e não devemos tirar essa característica dele. Cores como vermelho, laranja e amarelo são geralmente utilizadas; itens grandes, coloridos e com estampas diferenciadas também são bem-vindos.

Padrões

– Padrões já conhecidos ganham um outro nível, criando uma festa visual de cor e textura. Formas geométricas são selecionadas e ganham um peso maior, oferecendo uma sobrecarga de sensações;

– Florais também têm sua vez, tanto em paredes quanto em pisos. Plantas em vasos ou em buquês transformam o ambiente, criando uma “bagunça organizada”;

 

– A criatividade e a auto expressão geram paredes e pisos que apresentam formas livres e composições artísticas através de uma paleta de cores forte.

Design teatral

 

– Os consumidores querem cada vez mais adicionar toques pessoais e artísticos em suas casas, em todos os níveis do mercado. Soluções temporárias que podem ser facilmente alteradas são ideais, como tintas e tapetes;

 

– Traços de pincel aparecem em paredes e pisos, adicionando um toque criativo aos espaços. Azulejos e superfícies geram toques brilhantes que podem ser livremente compostos em padrões;

 

– O foco expressivo do maximalismo atualiza estilos mais industriais com injeções de cores vibrantes. O concreto é interrompidos pela geometria dos azulejos e tijolos, brincando com cores em diversas combinações, que são especialmente relevante para o contraste dos espaços.

Free Style

– O free style proporciona interiores cobertos do chão ao teto em superfícies glamourosas. Glitter pode ser misturado em rejuntes ou concretos, resultando em surpreendentes efeitos;

– Mais continua sendo mais, e torna-se divertido também. A mistura de elementos como cortinas, tapetes, almofadas e papéis de parede finaliza a estética recheada dos projetos;

– Formas exploram desiguais contornos projetados, para um eclético resultado visual.

O exagero pode facilmente ser considerado cafona, mas com equilíbrio é possível juntar referências do maximalismo com o minimalismo e fazer um ambiente extremamente aconchegante, focando na história de cada elemento.

Conteúdo Refresher

O REFRESHER é uma plataforma que facilita a vida de Arquitetos e Designers. E como ele faz isso? Através de ferramentas on-line para captação de clientes, criação de briefings completos com detector de estilos, tudo de uma forma lúdica e divertida que ajuda o profissional de projeto a entender as reais necessidades dos seus clientes. Desta forma o profissional conquista mais clientes e economiza tempo, dinheiro e energia no atendimento ao seu cliente e no processo de projeto, evitando alterações e retrabalhos.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

tela-de-projeto-renderizado-no-promob-plus
Designers e Arquitetos

Promob Eleva o Padrão na Expo Revestir 2024 com suas Inovadoras Soluções de Software para o Setor Moveleiro

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas
Marcenaria, Designers e Arquitetos

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas

Dicas essenciais para otimizar espaços em apartamentos pequenos: ressignifique as paredes, integre ambientes, aposte em portas de correr e móveis sob medida e multiúso. Transforme seu lar compacto em um ambiente aconchegante e funcional!
Designers e Arquitetos

5 dicas para otimizar o espaço em apartamentos pequenos

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.