Marketing sensorial: como ele pode ajudar uma loja de móveis?

Marketing sensorial: como ele pode ajudar uma loja de móveis?

marketing sensorial para loja de móveis

A alta concorrência, as novas formas de comprar e o aumento da exigência dos consumidores faz com que hoje, mais do que nunca, seja fundamental investir em diferenciais competitivos para atrair e fidelizar seus clientes. Nesse contexto, o marketing sensorial surge como uma excelente estratégia para conquistar seu público a partir de novas experiências.

O marketing sensorial baseia-se nos cinco sentidos — olfato, visão, audição, tato e paladar — para desenvolver táticas diferenciais de atração, venda e fidelização. Por meio dessa estratégia é possível não apenas atrair os clientes, mas também fazer com que eles desenvolvam memórias afetivas em relação à sua loja de móveis e aos seus produtos.

Tudo isso faz com que o relacionamento com o consumidor se torne mais pessoal e satisfatório para ambas as partes, o que permite que seu negócio se desenvolva e se estabeleça como um espaço antenado às novas práticas e possibilidades do marketing.

Quer entender como esse conceito pode ajudar sua loja de móveis na prática? Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Como o marketing sensorial pode aumentar as vendas?

Como vimos ali em cima, o marketing sensorial pode ser uma estratégia muito eficiente para aumentar as vendas na sua loja de móveis. Veja os principais benefícios abaixo:

Criação de memórias afetivas

Um dos maiores segredos de sucesso do marketing sensorial é a criação de memórias afetivas, que fazem com que os clientes desenvolvam uma confiança e até mesmo um carinho pelo seu estabelecimento. Assim, ao visitar sua loja, o consumidor terá lembranças positivas que o trarão uma sensação agradável, fazendo com que ele se sinta confortável e acolhido ali dentro.

O marketing sensorial é capaz de estimular essas memórias afetivas porque atua exatamente na forma mais eficiente de causá-las: por meio dos cinco sentidos. Aliás, o olfato é especialmente poderoso. Você já entrou em um restaurante caseiro e foi inundado por lembranças dos almoços na casa da sua avó, por exemplo?

Os móveis, é claro, estão presentes na nossa casa, no trabalho, nos espaços que frequentamos para nos divertir e em muitos outros locais. Isso significa que eles são um prato cheio para as memórias afetivas. Explicaremos como fazer isso mais adiante, mas saiba de antemão que colocar um cheirinho acolhedor e caseiro na sua loja fará com que o consumidor se sinta em casa assim que entrar ali!

Inovação

Estabelecer a sua loja como um ambiente inovador e antenado aumenta a repercussão e o alcance do seu negócio. Você pode, por exemplo, organizar um evento para inaugurar a nova fase da loja ou divulgar as novidades relacionadas ao marketing sensorial nas redes sociais, convidando os clientes a conhecê-las pessoalmente.

Hoje, os negócios que não investem em diferenciais e que não estão conectados às tendências e novidades do setor comercial logo ficam para trás em relação à concorrência. Por outro lado, estratégias como o marketing sensorial colocam sua loja no radar das pessoas interessadas em inovação, então não deixe de aproveitar essa oportunidade para fazer a diferença!

Fidelização dos clientes

Fidelizar os clientes significa fazer com que eles retornem para fazer novos negócios com você, indiquem sua loja para os amigos e familiares e desenvolvam um relacionamento duradouro com seu estabelecimento e seus produtos. Isso é mais econômico do que atrair novos consumidores, que ainda não conhecem sua marca e precisam de um motivo para ir até você.

O marketing sensorial aumenta suas chances de fidelizar o público porque proporciona experiências diferentes e especiais dentro do seu estabelecimento, desenvolvendo memórias afetivas que funcionarão como um incentivo para que eles retornem e tornem-se clientes frequentes da sua loja.

Como aprimorar a experiência do cliente com o marketing sensorial?

O marketing sensorial conta com uma série de estratégias atraentes e diferenciadas que permitem a você oferecer experiências marcantes para seus clientes. Veja abaixo algumas dicas para conquistar mais vendas a partir das táticas que mencionamos no tópico anterior:

Cenários realistas

Muitas vezes, os clientes de uma loja de móveis têm bastante dificuldade em imaginar como as peças que eles gostam se encaixariam em suas casas ou quais são as possibilidades na hora de mobiliar um espaço. O marketing sensorial ajuda a solucionar o problema por meio da organização de cenários realistas, que estimulam especialmente o tato e a visão.

Na hora de pensar em como os móveis serão posicionados na loja, não considere apenas a beleza ou a exposição de novidades, mas principalmente a elaboração de algo que o cliente veja e pense que poderia recriar em seu lar.

Virtual Reality (VR)

Que tal permitir que seus clientes visitem seu projeto de ambiente decorado? Por meio da tecnologia da Virtual Reality (VR), você pode desenvolver imagens 360º para oferecer uma experiência diferenciada, divertida e incrível para os clientes. Através do uso do Plugin Promob Real Scene você pode gerar imagens em 360º e utilizar um óculos VR para aprimorar a experiência de seu cliente, que se sentirá imerso no seu futuro ambiente. Além disso, essas imagens podem ser inseridas e visualizadas em redes sociais, com o Facebook, por exemplo.

Amostras dos móveis disponíveis

Disponibilizar amostras dos tipos de móveis permite que os clientes estimulem o tato e até mesmo o olfato, pois eles poderão sentir os cheiros e texturas dos materiais utilizados e das peças vendidas na sua loja. Isso os ajudará a imaginar aqueles itens em suas casas ea identificar quais eles mais gostam.

Deixe que o público toque e interaja com as peças, que abram gavetas e portas de armários, sintam as texturas e sentem em sofás e camas, sintam os vidros e outras peças de decoração. Isso criará uma conexão mais forte com o produto, transformando-o em um verdadeiro objeto de desejo.

Em suma, essas amostras fazem com que os consumidores descubram novas possibilidades em relação aos móveis que querem adquirir. Aproveite a oportunidade para divulgar novidades, itens em promoção e até mesmo peças de luxo, dependendo do perfil do cliente sendo atendido. Dessa forma, você ainda proporciona um atendimento diferenciado e humanizado.

Atinja o olfato e o paladar do público

É mais complicado para uma loja de móveis atingir com força o olfato e o paladar dos clientes por meio de seus produtos, não é? Mas isso não quer dizer que esses poderosos sentidos devem ficar de fora do seu marketing sensorial, e sim que você deve pensar em outras maneiras de estimulá-los.

Pense em um cheirinho que pode se tornar característico da sua loja e que lembre os clientes de um lar aconchegante, bonito, limpo e organizado. Esse perfume deve se tornar parte do estabelecimento por meio de fragrâncias ou aromatizantes. Assim, o consumidor se sentirá acolhido logo que adentrar sua porta, e caso sinta esse cheiro marcante em outro lugar, vai se lembrar imediatamente da sua loja.

Já o paladar pode ser estimulado em um cantinho especial para que os clientes possam degustar um café quentinho ou um chá com biscoitos, por exemplo. Essa é uma forma simples, mas muito eficiente, de incluir o paladar no marketing sensorial da loja e de oferecer um carinho especial para seu público, que se sentirá ainda mais acolhido.

Adapte seu discurso de vendas

Seus colaboradores devem entender exatamente quais são as táticas de marketing sensorial aplicadas na loja para aproveitá-las ao máximo durante o atendimento, seja estimulando os clientes a tocar nas peças, seja convidando-os para tomar uma xícara de café no estabelecimento.

Além disso, o marketing sensorial tem tudo a ver com um atendimento humanizado e personalizado, no qual o funcionário usa da empatia para realmente escutar e entender o cliente, elaborando um discurso de vendas com o qual ele vai se identificar. Falas padronizadas não têm lugar aqui!

Já deu pra entender que o marketing sensorial não vai apenas oferecer experiências diferenciadas para seus clientes, mas também revolucionar o atendimento na sua loja de móveis, não é? Tudo isso resultará em mais vendas e em mais consumidores fidelizados, levando o seu negócio cada vez mais longe.

Gostou de saber mais sobre a aplicabilidade do marketing sensorial? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e apresente o conceito para seus amigos e seguidores!

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Tenha um negócio para chamar de seu! Confira as dicas que selecionamos para você e veja como abrir a sua loja de móveis com assertividade.
Lojas de Móveis

Móveis planejados: dicas para você abrir a sua loja

Descubra as 4 formas inovadoras de simplificar a gestão da sua loja de móveis com o Promob FoccoLOJAS. Integre processos, visualize tudo em um só lugar, identifique oportunidades e simplifique sua rotina.
Lojas de Móveis

Promob FoccoLOJAS: descubra 4 formas de facilitar a gestão do seu negócio

Entenda como essa solução tecnológica tem alavancado o setor moveleiro, e como ela pode transformar a sua rotina também.
Lojas de Móveis

Sistema de gestão para lojas: como essa ferramenta pode transformar a sua rotina

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.