Marcenaria e decoração: entenda a importância dessa relação

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você acha que marcenaria e decoração não podem caminhar lado a lado com o objetivo de transformar qualquer casa em um lar, pense de novo. Os móveis bem projetados em madeira, que refletem a personalidade e estilo de seu morador não apenas complementam a decoração, mas podem ser o segredo para transmitir um ar acolhedor para qualquer ambiente.

Além disso, os projetos de design que incluem a marcenaria como protagonista tendem a aquecer o local, possuir baixo valor de manutenção e alta durabilidade. Muitas vezes, os móveis também são bastante funcionais e economizam espaço em lares menores.

Neste post, você vai entender melhor como a relação entre esses dois conceitos é poderosa o suficiente para transformar toda a atmosfera de um ambiente. Acompanhe:

Marcenaria colorida

Quem disse que a marcenaria não pode ser versátil? Os moradores mais descontraídos, que não desejam incluir a monocromia dos tons amarronzados em casa podem aproveitar o uso das lâminas decorativas sob a madeira, que permitem a inserção de cores e customização de alguns tipos de móveis.

Outra forma de transmitir mais vida e alegria para os cômodos da casa é por meio da pintura ou pedidos de confecção de armários e estantes já coloridas ao marceneiro. Assim, a decoração da casa é facilmente renovada sem muito esforço.

Otimização de espaços

A funcionalidade é uma tendência de design que veio para ficar. Afinal, em espaços de habitação cada vez menores, é possível planejar elementos com base na marcenaria inteligente e ganhar espaço sem comprometer a circulação do local.

Mesas dobráveis, cadeiras que se integram às mesas e bancadas, bancos que podem ser utilizados como baús, camas e sofás com gavetas na parte inferior, espaços retráteis e armários escondidos são alguns exemplos de opções interessantes para modernizar o lar.

Não ignore essa tendência, pois, até mesmo em locais mais espaçosos, os moradores procuram mais praticidade e economia ao optar por móveis com múltiplas funções.

Adição de elementos-chave

A marcenaria e decoração também podem ter uma relação mais discreta em casas que dispensam os móveis planejados. Em vez de ocupar grandes espaços com armários, estantes, pisos, guarda-roupas e escadas, é interessante optar por uma presença mais sutil da madeira no projeto de decoração, formando até mesmo uma mistura atemporal de peças clássicas e contemporâneas.

Dessa forma, é possível utilizar a marcenaria em apenas alguns pequenos elementos da casa para criar uma integração com painéis, luminárias, mobiliário, adereços e nichos. Assim o ambiente se torna aconchegante sem parecer muito impessoal.

Mudança de estilos

Seja em um ambiente mais rústico, clássico, elegante ou minimalista, a marcenaria tem tudo o que é preciso para mudar a cara de qualquer espaço.

A madeira carvalho pode remeter a um aspecto mais tradicional e contrastar com móveis coloridos, por exemplo, enquanto a laca brilhante ou fosca é mais associada à sofisticação, pois moderniza e limpa o ambiente. Cabe aos donos da casa decidirem o que mais combina com a sua personalidade para que o marceneiro consiga idealizar o seu estilo na madeira.

Agora que você já sabe como a marcenaria e decoração podem estabelecer um alinhamento harmônico, aproveite para aprender um pouco mais sobre esse universo e leia mais um de nossos posts com a apresentação de algumas técnicas de administração para a sua marcenaria!

Sobre Francisco | Promob

Especialista no universo da marcenaria, atua também como executivo de relacionamento e colaborador de conteúdo na Promob. Profissional com experiência no setor moveleiro, projeto de móveis e ambientes internos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *