Layout na marcenaria: saiba como não errar com estas 5 dicas

Tempo de leitura: 4 minutos

Na constante missão de otimizar e aprimorar a produtividade e a qualidade do serviço na sua marcenaria, você já parou para pensar no quanto o layout tem um grande impacto nisso tudo?

Isso mesmo! O layout na marcenaria influencia muito na eficiência do seu negócio. Entretanto, muitos ainda ignoram esse ponto ou cometem erros na hora de pensar na organização do ambiente. Quer saber como ficar longe desses enganos? Continue a leitura e aprenda a melhorar o layout do seu espaço de trabalho!

1. Pense no fluxo de trabalho

Um dos mais recorrentes erros de layout na marcenaria é simplesmente colocar cada item onde ele se encaixa melhor, de maneira aleatória e sem considerar os passos tomados pelos trabalhadores em seu cotidiano de trabalho.

Pode ficar bonito, mas acredite: a produtividade sofre muito se você organizar o layout sem pensar no fluxo de trabalho.

Peças de madeira, ferramentas, mesas de trabalho e tudo o mais que for utilizado diariamente por você e por sua equipe devem ser dispostos dentro do espaço de forma lógica. Qual é a primeira etapa da produção? E o que o trabalhador deve fazer depois? De quais ferramentas e peças ele precisará em cada ponto do processo?

Pensando em tudo isso, organize o layout de forma que, a cada etapa, ele tenha à mão tudo o que for necessário, sem precisar atravessar todo o ambiente para pegar uma ferramenta, por exemplo.

Dessa maneira, você otimiza o fluxo de trabalho e permite que ele ocorra sem gargalos ou gastos desnecessários de tempo. Logo, você perceberá um aumento na produtividade!

2. Planeje o layout na marcenaria em papel

Antes de colocar a mão na massa e alterar a organização do ambiente, desenhe tudo no papel! Assim, você verá perfeitamente onde cada item vai ficar e, sem precisar arrumar tudo de novo, poderá reestruturar o desenho se houver problemas de espaço ou no fluxo.

Para isso, desenhe uma planta baixa da marcenaria e, separadamente, desenhe também cada máquina, ferramenta ou mesa de trabalho que fica ali dentro. Recorte essas peças e, depois, encaixe-as na planta baixa até ficar satisfeito com o resultado.

3. Adquira um organizador

O que fazer com as ferramentas menores ou que não são usadas tão frequentemente? Deixá-las espalhadas pelo ambiente ou junto com itens mais requisitados não é uma boa ideia.

Para otimizar a organização e facilitar a elaboração do layout, adquira um organizador, onde você poderá reunir ferramentas, peças e tudo o mais que for necessário. Você pode designar estantes para cada grupo de ferramentas, por exemplo.

Ao fazer essa organização de acordo com o fluxo de trabalho, você deixa o local mais “limpo”. Se quiser aproveitar ainda mais o espaço disponível, instale painéis ou estantes nas paredes da marcenaria!

4. Mantenha a organização

Você dedicou horas do seu dia para montar a organização perfeita e otimizar o layout na marcenaria. Agora, tudo está em seu devido lugar e o fluxo de trabalho pode acontecer com dinamismo e rapidez. Entretanto, nada vai ficar em seu lugar para sempre!

A cada 30 dias, pelo menos, você deverá reorganizar todo o espaço da marcenaria e colocar tudo de volta no lugar. É importante determinar um intervalo fixo porque, dessa forma, você transforma isso em rotina. Além disso, nunca é bom deixar essa arrumação para quando a situação já estiver muito drástica.

Durante a reorganização, analise também se as escolhas originais para o layout podem ser aprimoradas. Talvez você descubra que os trabalhadores estão deixando algumas ferramentas fora do lugar designado por você porque, na verdade, elas são mais úteis ali.

5. Cuidado com a segurança

Ao planejar o layout na marcenaria, é imprescindível lembrar-se também da importância de garantir a segurança da equipe no decorrer dos serviços. Aqui, siga os critérios e regulamentações, garantindo, assim, que não haverá acidentes ou complicações.

Cuide, por exemplo, das distâncias entre cada mesa de trabalho. Além disso, deve haver um espaço suficiente para a circulação de cada trabalhador sem que uns atrapalhem os outros, o que também é uma ameaça à segurança.

Gostou de conhecer nossas dicas para o layout na marcenaria? Quer otimizar ainda mais o seu negócio? Então, baixe agora mesmo nosso Guia prático da administração financeira para marcenarias!

Sobre Francisco | Promob

Especialista no universo da marcenaria, atua também como executivo de relacionamento e colaborador de conteúdo na Promob. Profissional com experiência no setor moveleiro, projeto de móveis e ambientes internos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *