Varejo

Inovação na indústria de móveis: como a tecnologia pode ser uma aliada?

18/04/2019

Você já deve ter ouvido a expressão transformação digital. O uso da tecnologia é diferenciado nesse contexto, porque se constitui em um diferencial competitivo que coloca a sua empresa à frente da concorrência. Porém, como ocorre a inovação na indústria de móveis?

O foco das iniciativas é o atendimento das necessidades dos consumidores, estejam elas voltadas para os ambientes residenciais, estejam direcionados aos locais corporativos e de lazer. No entanto, em âmbito mais amplo, a inovação aumenta a margem de lucro e reduz custos devido à eficiência operacional e melhoria do processo de gestão.

Diante desse contexto, vamos explicar neste post como a tecnologia impacta a indústria moveleira e como os softwares específicos para esse segmento contribuem para o alcance de bons resultados. Confira!

Como soluções específicas ajudam na gestão das lojas de móveis?

O principal benefício da tecnologia é tornar os processos organizados e obrigatórios. A partir desse monitoramento, os profissionais identificam o tempo necessário para cada atividade e estruturam melhor as horas de trabalho — medida que se reflete em aumento da produtividade.

Isso acontece devido à otimização de diferentes atividades. A geração rápida de relatórios e gráficos, por exemplo, é uma maneira mais eficaz para analisar o trabalho de cada colaborador do que ter que percorrer todas as mesas para verificar o andamento das atividades.

Nesse cenário, um software específico deve permitir a comparação de informações a partir de períodos específicos para detectar falhas de produtividade em indivíduos e também de toda a equipe. À medida que o negócio cresce, mais dados são gerados. Sem um sistema que centralize, integre e cruze as informações, a análise será mais difícil e haverá um impacto negativo nas tomadas de decisão.

Por isso, é cada vez mais fundamental manter diálogo e criar vínculo emocional nas empresas. Ao ter informações atualizadas sobre o negócio, as expectativas e os planos corporativos, a equipe foca suas ações e estabelece um bom canal de comunicação interna.

A tecnologia também ajuda a quebrar a barreira imposta pelo espaço físico e facilita a integração entre diferentes departamentos e filiais. O resultado é um trabalho mais colaborativo e produtivo, além de orientado ao negócio. Para isso, é essencial treinar as pessoas para o uso dos recursos e conscientizá-las quanto à importância das soluções disponibilizadas.

A simplificação da rotina de gerenciamento

Os softwares específicos para a indústria moveleira devem ser totalmente conectados e integrados. Isso significa que as funcionalidades precisam estar disponíveis e formar uma plataforma única de atendimento ao cliente.

Ao compartilhar informações, há menos retrabalho e o aumento da qualidade e da segurança no gerenciamento das atividades. As operações simples e intuitivas ainda organizam e gerenciam todos os processos da loja, da entrada do cliente ao pós-venda. Assim, os dados são precisos e contribuem para uma visão ampla do negócio.

É essencial que o gestor da loja seja o responsável por definir os processos de trabalho e os fluxos de atendimento de forma dinâmica. Em outras palavras, o software deve se adaptar ao estabelecimento, não o contrário. 

Outro aspecto que contribui para a gestão é o suporte diferenciado e próximo ao cliente. Uma equipe de profissionais de consultoria com expertise no gerenciamento de lojas contribui de modo significativo para os resultados diferenciados obtidos pelo seu negócio.

Quais são as funções mais utilizadas para a gestão de lojas?

Os gestores de lojas de móveis têm demandas específicas e precisam de um software apropriado, que forneça todas as funções necessárias para um gerenciamento completo do negócio. Quais são as principais? Confira a seguir!

Comercial

O módulo comercial e o CRM são fundamentais para administrar o relacionamento com os clientes, gerir a carteira, acompanhar ocorrência, fazer agendamentos e prever fechamentos. Ao contar com esses recursos, você tem acesso aos principais dados dos clientes, inclusive com especificação de preferências, data da última compra, informações sobre aniversário e outros detalhes relevantes.

Mais que isso, é possível traçar um fluxo de atendimento para controlar as operações e acessar dados precisos. O pós-venda também está garantido, porque esse recurso facilita o relacionamento com os clientes. Você pode executar pesquisas de satisfação e fazer a gestão de montagem, assistência técnica e até o agendamento de equipes.

Coleta de dados

A coleta de dados dos projetos, com a consequente transferência automática para o banco de dados, oferece informações corretas, que subsidiam a tomada de decisão e diminuem o tempo entre o recebimento do pedido e a entrega final ao cliente.

Financeiro

O software de gestão específico para loja de móveis possibilita aumentar o faturamento e reduzir custos do negócio. Esse benefício é derivado da padronização do fluxo de trabalho, administração dos projetos e controle de orçamentos e comissões. Esse módulo ainda deve oferecer uma gestão eficiente de:

  • contas a pagar e a receber; 
  • Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE); 
  • fluxo de caixa;
  • cheques.

Como um software específico ajuda na inovação da indústria de móveis?

A palavra inovação está relacionada a novas formas de realizar as mesmas atividades a fim de simplificá-las. Assim, um software que permite ao gestor definir os processos de trabalho, como é o caso do Promob Manager, quebra uma barreira e fornece um gerenciamento mais exato.

Ainda existem outras práticas que contribuem para a inovação na indústria moveleira. Um sistema que ofereça a visualização de painéis ou dashboards é bastante relevante, porque você poderá configurar as informações estratégicas que deverão ser visualizadas pela equipe de trabalho com a devida periodicidade, por exemplo, dia, semana, mês etc.

Assim, são emitidos alertas sobre ocorrências em atrasos, negociações canceladas, previsões de fechamento para o mês atual e outras informações úteis para a tomada de decisão. Essa característica é inovadora, porque permite à sua empresa se diferenciar no mercado e implementar uma abordagem mais abrangente, que vá além do lançamento de um produto e reflita em vários aspectos do negócio.

Em qualquer situação, a inovação na indústria de móveis precisa garantir a execução do planejamento estratégico. Esse processo atua em duas frentes: redução de custos e diferenciação. O serviço ao cliente é prestado com maior valor agregado e a diminuição das etapas operacionais aumenta a produtividade e a margem de lucro. Para alcançar esses benefícios, basta contar com um software que ofereça os recursos indicados.

É o que você busca? Então, aproveite e entre em contato com a Promob. Nossos consultores mostrarão as vantagens que seu negócio obterá e estão prontos para responder todas as suas dúvidas!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário