Ideias de revestimento para incluir em seu projeto

Ideias de revestimento para incluir em seu projeto

ideias de revestimento para seu projeto

Em um projeto de design de interiores, os detalhes fazem a diferença. Ter ideias de revestimento é uma forma de dar uma nova personalidade ao ambiente e evitar que as paredes pareçam vazias e sem sentido.

Essa alternativa pode ser utilizada em qualquer ambiente. O importante é satisfazer o cliente e criar um espaço diferenciado. Para alcançar esse propósito, é preciso conhecer as opções e as características de cada cômodo.

Para ajudar nessa decisão, apresentamos neste post 7 ideias para revestir as paredes. Que tal conferir as possibilidades?

1. Papel de parede

Clássico, o papel de parede é uma boa pedida. É mais indicado para ambientes de baixa ou nenhuma umidade. Caso contrário, pode descolar e apresentar mofo na superfície. De toda forma, é atemporal. Por isso, pode ser usado em vários cômodos.

A vantagem é ter a possibilidade de incluir estampas, listras, padronagens específicas etc. É uma forma de revitalizar o ambiente sem gastar muito, porque é mais barato que a maioria das alternativas. Sua aplicação também é facilitada. Para criar um ambiente elegante, por exemplo, basta usar um modelo clássico e que combine com a cor dos móveis.

Por outro lado, por ser mais frágil, sua utilização é recomendada em áreas internas. Afinal, nas externas, o papel de parede está sujeito a ventos, chuva, poeira e sujeira.

2. Massa texturizada

Aquela parede mais feia ou detonada pode ter uma nova cara com a massa texturizada. Esse é um tipo de revestimento passado direto na parede, ou seja, sem pintura ou reboco. Por não exigir preparação prévia, é possível colocar a cor desejada depois de ter o desenho pronto.

A tonalidade original da massa é branco e pode ser mantida dessa forma. Há várias possibilidades de desenhos. Alguns deles são:

  • ondas: criam um visual delicado e leve;
  • folhas: trazem elegância ao ambiente;
  • sem formato específico: oferecem volume e aparência rústica;
  • colmeia: deixa o cômodo diferente e moderno.

3. Porcelanato

É uma ideia diferente, mas já bastante utilizada. O porcelanato na parede pode ser aplicado em diferentes ambientes, inclusive em áreas externas. Uma de suas principais vantagens é colocar estampas que reproduzem a aparência de outros materiais. Além disso, é resistente, durável e fácil de ser limpo.

Em banheiros e cozinhas, o porcelanato é mais comum. Caso queira colocá-lo no quarto ou na sala, o ideal é criar uma sensação de aconchego. Uma alternativa é usar essa ideia de revestimento na parede onde fica a cabeceira da cama. Assim, é possível trabalhar texturas e detalhes.

Outra possibilidade é revestir o painel da TV ou criar um ambiente diferenciado na lareira. Se quiser criar um efeito de integração, as paredes vazadas com porcelanato criam a sensação de continuidade e oferecem um toque artístico.

4. Pastilhas

Essas opções criam ambientes diferentes e estilosos, com muita personalidade. As pastilhas absorvem pouca água. Por isso, essa ideia para revestimento é uma saída interessante para áreas expostas, como banheiro, cozinha e ambiente da piscina.

A depender do modelo utilizado, é possível criar uma atmosfera aconchegante e bonita. Se quiser algo mais chamativo, as pastilhas podem ser usadas em uma parede toda. Caso queira criar um detalhe, os mosaicos são alternativas válidas.

De qualquer forma, há versatilidade e potencial de diversificação, já que existem várias cores e materiais. O cuidado é com o custo, que tende a ser mais elevado na reforma. Por outro lado, é possível argumentar que as peças são duráveis e não exigem manutenção anual.

5. Madeira

Quer um local mais rústico? A madeira sempre é a opção mais adequada parar criar esse efeito. Elas ainda deixam o ambiente mais sóbrio e elegante, que combina com o mobiliário em tons claros.

Para diminuir esse efeito, você pode usar móveis coloridos e inserir uma iluminação na madeira. Assim, consegue um estilo diferenciado. Outra possibilidade é a parede perfurada, inclusive com lâmpadas em forma de globos brancos. Nesse caso, você monta um cômodo elegante e moderno.

Ainda existem os porcelanatos que imitam madeira. Eles têm um efeito real e são boas alternativas para evitar problemas comuns que podem surgir, como nos ambientes úmidos, nos quais o revestimento mais natural é pouco indicado.

O porcelanato que imita madeira também é bastante real. Consegue, inclusive, imprimir os veios e a rusticidade das tábuas. Por isso, torna-se uma alternativa viável para ambientes que requerem mais praticidade, como a cozinha.

6. Azulejos

Servem para revestir cozinhas, banheiros e áreas externas. Aceitam bem a umidade e são duráveis e resistentes. Mais que isso, têm diferentes desenhos, cores e formatos. É a opção ideal para criar um estilo retrô.

O maior problema é a instalação, que precisa ser feita por um profissional capacitado. A vantagem é a possibilidade de substituição ou a colocação de um adesivo por cima, o que muda todo o ambiente.

7. Tecido

A principal vantagem do tecido é sua versatilidade. Ele pode ser aplicado até em paredes de gesso e tem uma instalação simples — basta usar tesoura, régua, cola branca e estilete. As possibilidades também são inúmeras, já que há várias opções de cores e formatos.

O cuidado é com a procura por tecidos que tenham a altura da parede. Isso ajuda a fazer uma instalação adequada. Uma dica é usar os de algodão, que são mais fáceis de aplicar e criam um efeito bonito.

Os tecidos de tapeçaria são mais resistentes, duráveis e versáteis. Os de tricoline são leves e costumam ser os mais utilizados para paredes. Por sua vez, os de piquet são macios.

Para colocar esse revestimento, não é preciso fazer um grande investimento, já que o custo é baixo. Ele também pode ser combinado a outras opções, como a tinta e o papel de parede.

Com todas essas ideias de revestimento, fica mais fácil alcançar o efeito desejado. Lembre-se de que é preciso considerar os elementos visuais e estéticos, o material, a resistência dos materiais e o uso dos acabamentos. Então, que tal criar seus projetos a apresentá-los aos clientes?

Agora que você já sabe por onde começar, que tal mostrar essas sugestões para outras pessoas? É só compartilhar este texto nas suas redes sociais.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

tela-de-projeto-renderizado-no-promob-plus
Designers e Arquitetos

Promob Eleva o Padrão na Expo Revestir 2024 com suas Inovadoras Soluções de Software para o Setor Moveleiro

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas
Marcenaria, Designers e Arquitetos

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas

Dicas essenciais para otimizar espaços em apartamentos pequenos: ressignifique as paredes, integre ambientes, aposte em portas de correr e móveis sob medida e multiúso. Transforme seu lar compacto em um ambiente aconchegante e funcional!
Designers e Arquitetos

5 dicas para otimizar o espaço em apartamentos pequenos

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.