Gestão do atendimento: 7 passos para a sua fábrica de móveis

Gestão do atendimento: 7 passos para a sua fábrica de móveis

Gestão do atendimento passos para a sua fábrica de móveis

O relacionamento com o cliente é um dos pontos principais em qualquer negócio, independente do ramo ou da área de atuação. Afinal, o consumidor é quem está na ponta final de todo o seu processo de produção. Em uma fábrica de móveis, muitas vezes, os pedidos são feitos sob encomenda e o contato direto é uma necessidade para conseguir dar andamento e chegar, então, ao status em que tudo está pronto para entrega.

A gestão do atendimento ao cliente é uma etapa fundamental nessa relação. Afinal, do que adianta ter as melhores peças se o seu comprador não consegue fazer uma reclamação de forma eficaz, solicitar uma troca com facilidade ou simplesmente é mal atendido ao entrar em contato para tirar uma dúvida sobre um produto?

O novo consumidor, inserido no mercado atual, tem acesso aos mais diversos tipos de ferramentas a um clique de distância. Além disso, ele conta com praticamente todas as informações disponíveis antes de fazer uma encomenda ou fechar uma compra. O poder de escolha é cada vez maior, por isso, a qualidade no atendimento acabou se tornando um grande diferencial para as empresas.

Esse diferencial é fácil de ser atingido, exigindo apenas dedicação por parte da companhia e conhecimento das características do cliente. Ao mesmo tempo, ele é capaz de deixar uma marca difícil de ser esquecida por quem está no papel de comprador.

No post de hoje, separamos 7 passos que devem ser seguidos para garantir uma gestão do atendimento impecável em sua fábrica de móveis. Continue a leitura e saiba como aprimorar o relacionamento com o seu cliente em todas as etapas desse processo!

1. Conheça seu cliente

O primeiro passo para ser bem-sucedido no atendimento é saber com quem você está falando. Um dos segredos para o bom atendimento é dedicar-se a cada cliente de forma única, afinal cada um deles tem características e particularidades que exigem tratamentos diferentes.

Conheça seu cliente, saiba o que ele busca, quais são seus problemas e anseios e, principalmente, como ele quer ser tratado. A maneira com que você se comunica com ele faz toda diferença e pode significar o acerto ou o erro na hora de atendê-lo.

2. Capacite sua equipe

Quem faz esse atendimento é o responsável por uma tarefa muito importante: criar o vínculo entre a empresa e o cliente. Ele é o porta-voz, o encarregado de levar a mensagem que a companhia quer passar para o seu público. Portanto, é fundamental que essa pessoa saiba quais são os valores que a empresa preza e quais são os objetivos na hora de atender esse consumidor.

Para isso, é preciso contar com uma equipe capacitada, que esteja pronta para oferecer o melhor atendimento possível. Aposte em treinamentos para garantir que a comunicação com o cliente seja feita sempre da maneira desejada e que não haja falhas nesse processo.

3. Invista em uma relação duradoura

Quando se fala em gestão de atendimento de qualidade, é preciso pensar em uma relação que ultrapasse apenas o contato inicial. Invista em um vínculo duradouro com quem tem interesse por sua marca e seus produtos.

Esse processo deve envolver áreas distintas da empresa, do setor de logística à equipe de marketing: todos devem trabalhar em sintonia para fidelizar o cliente e fazer com que ele sinta que sua companhia é especial em meio a tantas outras que estão no mercado. O resultado desse investimento é um consumidor satisfeito, que, consequentemente, vai ter interesse e vontade de voltar a dialogar com a sua empresa.

4. Transforme seu cliente em promotor

Uma das tendências quando o assunto é gestão do atendimento no mercado atual é fazer com que seu cliente se transforme em um promotor da sua marca e dos seus produtos. O “boca em boca”, na geração tecnológica, ganhou novas proporções com o auxílio das redes sociais: um consumidor feliz e conectado pode ser um divulgador ativo no Facebook, no Instagram ou no Twitter.

Conte com a opinião dele para agregar valor ao que está sendo vendido. Ele pode ajudar a promover seus produtos e fazer um marketing de qualidade sem nenhum custo para a sua fábrica.

5. Dê continuidade ao atendimento

É importante lembrar que o atendimento não termina quando a venda acaba ou quando o problema é solucionado. Não deixe de fazer o acompanhamento de todo o processo para garantir que a resolução foi realmente aquela que o cliente estava esperando.

Isso pode ser feito por meio de ligações, e-mails, mensagens em aplicativos. A intenção é procurar saber se o consumidor ficou satisfeito com a forma com que foi atendido. Valorize a opinião dele e faça com que ele se sinta ouvido.

6. Coloque-se no lugar do cliente

Para garantir um atendimento de qualidade, um exercício que parece simples pode ajudar bastante: já pensou em se colocar no lugar do cliente? Como você gostaria de ser atendido por uma empresa? Se enfrentasse um problema com o pedido de um móvel, como desejaria que ele fosse resolvido?

A diferença está nos detalhes e na forma como eles são percebidos pelo seu consumidor. O objetivo é colocar o cliente em primeiro plano, dando a ele a atenção e o cuidado necessários, deixando claro que a finalidade é fazer com que ele esteja sempre satisfeito com os serviços oferecidos.

7. Não perca a oportunidade de aprender

Cada atendimento é uma oportunidade de aprender mais sobre o que seu cliente quer e o que ele espera de você. Aproveite toda forma de interação, seja por telefone, por e-mail ou até mesmo pessoalmente. Não perca nenhuma dessas chances de aprimorar o seu atendimento e poder, então, oferecer cada vez mais um serviço diferenciado e personalizado.

Conhecendo a expectativa, a forma como ele deve ser tratado e mostrando que ele é único, dificilmente seu cliente perderá esse status.

E aí, gostou de aprender mais sobre como melhorar a gestão do atendimento da sua fábrica de móveis e manter o cliente como o centro desse processo?

Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para continuar por dentro das novidades e receber sempre o melhor conteúdo sobre assuntos relacionados à gestão!

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

O mercado moveleiro está em constante expansão no Brasil e o Rio Grande do Sul lidera o cenário. Saiba mais sobre a importância da Promob para esse setor.
Fábricas, Marcenaria

Setor moveleiro: conheça os estados brasileiros que se destacam

Woman monitors dark office
Fábricas

CONHEÇA 3 FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE E OS SEUS BENEFÍCIOS

promobsoftwaressa_promob_image_582
Fábricas

ENTENDA OS BENEFÍCIOS DA RELAÇÃO ERP E BI

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.