Notícias Promob

Entrevista com Edson Witt, CEO da Promob, no Portal ERP

17/08/2017
entrevistacomedsonwitt-entrevista-com-edson-witt-ceodapromob-ceo-da-promob-setormoveleiro-setor-moveleiro-

A Promob, uma das principais desenvolvedoras de softwares e serviços especialistas para o segmento moveleiro, está há mais de 20 anos no mercado, liderada pelo CEO Edson Witt, com quem o Portal ERP realizou a entrevista deste mês. Confira: 

[Portal ERP] Conte-nos um pouco sobre a história da Promob.

Iniciamos a Promob 1994 com o nome de ProCAD, uma revenda de softwares com o objetivo principal de trazer a tecnologia de CAD para a engenharia das fábricas da região, mas logo percebemos uma necessidade latente nas fábricas de móveis planejados. Criamos o AutoMob, uma solução de projeto e ambientação de interiores que rodava sobre a plataforma do AutoCAD. Fomos aos poucos mudando o foco da empresa para este segmento e ao final de 1997 fomos desafiados por um de nossos clientes a criar uma solução independente do AutoCAD que era muito cara e exigia treinamento especializado. Assim nasceu o Promob.

Tivemos um crescimento vertiginoso  da empresa a partir da criação do software Promob pois construímos uma solução extremamente ajustada às necessidades do segmento móveis planejados sobmedida. Aos poucos fomos aumentando o escopo da nossa solução de projeto para projeto/venda/produção/gestão para nos tornarmos hoje a solução mais completa para o vertical moveleiro.

Desde o princípio somos uma empresa que através da tecnologia busca construir soluções diferenciadas que agregam o maior valor e competividade possível aos nossos clientes. E para o futuro, queremos transformar as nossas soluções em uma plataforma tecnológica que integrará todos os públicos, desde consumidores, arquitetos, decoradores, marceneiros, lojistas e fabricantes.

[Portal ERP] Quais são os segmentos atendidos hoje pela companhia?

O ERP Promob atende atualmente seis segmentos principais, Moveleiro, Metalúrgico, Alimentício, Químico, Bebidas e Plásticos, Obviamente, o segmento que mais tem representatividade em nosso portfólio é o Moveleiro, devido ao acoplamento de nosso ERP com todo o restante dos produtos Promob. Dentro do segmento Moveleiro, destacamos fabricantes de estofados, móveis seriados, corporativos, decoração, e, é claro, as soluções integradas (projeto, venda,  produção e gerenciamento) para os fabricantes de móveis planejados com suas redes de lojas, marcenarias, arquitetos e decoradores. 

[Portal ERP] Em se tratando de ERP, fale-nos um pouco sobre cada solução do portfólio oferecido pela Promob.

Promob ERP –  Integra as diferentes áreas de uma empresa. Fornece informações confiáveis e melhora o fluxo de dados, proporcionando uma visão abrangente do negócio. O software faz a gestão dos recursos financeiros, dos custos, da rentabilidade, além de planejar e controlar a quantidade necessária de materiais utilizados para a produção de determinado produto. Tudo isso de maneira rápida e totalmente segura.

O Promob ERP possui ainda a ferramenta de geração de informações (Business Intelligence), que faz o cruzamento de dados referentes à empresa e produtos que ela fabrica. Esse cruzamento gera novos cenários, o que facilita a tomada de decisões por parte dos gestores.

Dentro da área fiscal do ERP, existe um conjunto de módulos totalmente integrados e que atendem toda legislação vigente. A gestão financeira é uma das prioridades de nosso sistema, todas as transações são controladas e rastreadas, nosso módulo de bancos integra-se com toda a rede bancária de forma simples e confiável, abastecendo todos os subsistemas financeiros e contábeis. 

[Portal ERP] É notório falar da necessidade cada vez maior das empresas de utilizarem alguma solução de gestão para melhorarem seus processos e serem mais ágeis, independente de seu tamanho e segmento de atuação. Tamanho cenário otimista é hoje atendido por uma série de fornecedores de software, que vem oferecendo ferramentas cada vez mais otimizadas e alinhadas com as novas tecnologias de usabilidade. Como a Promob tem se posicionado neste cenário?

O ERP da Promob é um software moderno e maduro. Existe dentro dele uma especialização de negócio para os segmentos que nos propomos a atender. Hoje não nos limitamos apenas a entregar um software funcionando, entregamos uma solução de negócios agregando as melhores práticas de mercado. Há dois anos, a Promob está desenvolvendo seu ERP na nuvem, com uma nova interface e usabilidade aprimorada, alinhada com as mais modernas tecnologias que existem. Isso nos possibilitará, já no final deste ano, começarmos a entregar para alguns clientes esse novo produto, que, tenho certeza, será um diferencial em termos de recursos, usabilidade e experiência de uso em relação a qualquer ERP que tenha no mercado hoje. 

[Portal ERP] Um dos maiores pontos de desiquilíbrio da balança comercial brasileira está no fato de que essencialmente o pais exporta muito mais commodities do que produtos de maior valor agregado. Neste aspecto, a empresa tem um grande mérito: tornou-se uma exportadora de softwares. Quais foram os desafios enfrentados e como está a operação internacional atualmente?       

A Promob é líder na América Latina com seus produtos de projeto. Há dois anos, iniciamos um projeto de internacionalização de nosso ERP, os primeiros frutos estão sendo colhidos agora, o maior fabricante de móveis do México acreditou em nossa solução e hoje começa a colher os frutos dessa parceria. Outros três clientes mexicanos já estão em processo de implementação e outros  negócios na Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai estão em fase final de conclusão. Estrategicamente, entendemos que uma parte significativa de nosso faturamento deverá vir desses mercados a médio prazo.

[Portal ERP] A empresa adquiriu a Startup Flip Stúdio, a Digital System, a MCM Sistema de Gestão, além da fusão com a SisModular. A aquisição de empresas e o desenvolvimento de novas parcerias continuará sendo uma das estratégias para o projeto de expansão da companhia?

A Promob é uma empresa que sempre está atenta a oportunidades que se apresentam no mercado de tecnologia. Entendemos que para atender nossa expectativa de crescimento, outras empresas que tenham sinergia com nosso negócio poderão fazer parte do grupo.

[Portal ERP] Em sua opinião, como será o software de gestão, considerado altamente competitivo, daqui a 05 anos?

Entendemos que o modelo de venda e de entrega de ERP sofrerá uma grande mudança, enxergamos que os sistemas serão cada vez mais intuitivos e com um menor volume de serviços atrelados a sua entrega. Outras formas de treinamento e consultoria serão apresentadas para diminuir custos e escalar as soluções de forma mais rápida. Entendemos também que a nuvem não será apenas para ERPs para empresas menores. Será cada vez mais comum empresas de médio e grande porte aderirem a essa modalidade. Conceitos de Big Data e inteligência artificial deverão fazer parte desse mundo. Para isso o alinhamento tecnológico e de conceitos, deve estar presente hoje em nossas áreas de pesquisas e desenvolvimento para que possamos entregar a nossos clientes soluções mais eficazes, a fim de superar os desafios que se apresentam no dia a dia.

Fonte: Portal ERP

Mantenha-se atualizado com nossos melhores conteúdos!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário