Marcenaria

Diferencial competitivo para marcenaria: como fazer seu negócio se destacar!

22/05/2017
diferencialcompetitivoparamarcenaria-diferencial-competitivo-para-marcenaria-marcenaria-madeira-handmade-madeiratrabalhada-madeira-trabalhada-

Com tantas opções e concorrência no setor moveleiro, pode ser difícil para uma marcenaria se destacar no meio da multidão. Para ser notado pelo consumidor, o negócio precisa ter pelo menos um diferencial competitivo.

Com diferenciais competitivos, a empresa consegue sair na frente em relação à concorrência em algum aspecto, se colocando em evidência no mercado e conquistando notoriedade.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre esses diferenciais e como fazer para consegui-los.

Diferencial competitivo x Vantagem competitiva

Um diferencial competitivo é algo que a empresa pratica ou possui que faz com que a sua oferta seja distinta daquela da concorrência. É um pouco diferente da chamada vantagem competitiva, que são fatores que contribuem significativamente para os benefícios da oferta que são notados pelo cliente.

Muitas vezes, o diferencial competitivo está em algo que não é visível ao cliente. Talvez, por uma boa relação construída com o fornecedor, a marcenaria consegue preços exclusivos e melhores que a concorrência.

Ou então ela trabalha com alguma técnica de gerenciamento de projetos moderna que enxuga custos e encolhe prazos de entrega sem reduzir a qualidade final. O importante é ter algo que seja diferente do praticado pela concorrência, em qualquer nível do negócio.

Existem fatores que são tanto diferenciais quanto vantagens competitivas, por exemplo, uma marcenaria que trabalhe com uma matéria-prima exclusiva, que nenhum concorrente tem acesso. Os clientes vão buscar os móveis dessa empresa pela exclusividade destes produtos.

E por outro lado, existem vantagens competitivas que não são necessariamente diferenciais: ter excelência em suas competências centrais, como o atendimento, a montagem e o prazo de entrega, é algo que toda marcenaria pode alcançar, mas as que conseguem têm uma vantagem competitiva visível em relação aos seus concorrentes.

Diferencial competitivo para a sua marcenaria

Para descobrir o que sua marcenaria pode fazer de diferente em relação à concorrência, o primeiro passo é conhecer bem a sua empresa e o funcionamento do seu negócio. O gestor precisa ter muito entendimento não só dos processos da empresa, mas também de quem é o seu público e qual a sua capacidade produtiva.

Além de conhecer a si mesmo, é preciso também entender quem é a sua concorrência e o que eles fazem de igual ou diferente em relação ao que é praticado na sua marcenaria. Pode ser que, apenas nesse processo você já identifique que possui diferenciais competitivos e pode apenas reforçá-los.

Mas mesmo se esses diferenciais ainda não existirem, é bem provável que depois dessas duas etapas já seja possível enxergar quais podem ser os diferenciais competitivos da sua marcenaria.

Exemplos de diferenciais competitivos na sua marcenaria

Uma das melhores maneiras de se diferenciar da concorrência é por meio do design das peças. Desenvolver uma identidade única que agregue valor ao produto final exige criatividade e muito trabalho, mas com o tempo, um design de móveis exclusivo e assinado pode ser um imenso diferencial competitivo.

Outra forma de conseguir se diferenciar é por meio dos processos. Ter um software de gestão eficiente, por exemplo, pode acelerar todo o funcionamento da marcenaria, reduzindo os custos da operação e, por consequência, abrindo uma margem maior para abaixar preços ou ampliar lucros.

Adotar metodologias inovadoras de projetos e investir em treinamentos do time também são maneiras de conseguir se diferenciar.

Por fim, é possível conquistar um diferencial competitivo com o pioneirismo ou exclusividade em qualquer etapa do negócio, desde matérias-primas e equipamentos até a forma de atendimento pós-vendas. Claro, para isso, é importante investir em inovação e buscar a melhoria contínua.

Agora que você já sabe como encontrar um diferencial competitivo para fazer sua marcenaria se destacar perante a concorrência, que tal baixar nosso e-book ‘Guia prático da administração financeira para marcenarias’ e aprender, então, como manter as contas da empresa organizadas?

 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário