Design de interiores: 8 dicas para divulgar bem os seus projetos!

Design de interiores: 8 dicas para divulgar bem os seus projetos!

design de interiores dicas

Para ser um profissional de sucesso, seu nome precisa estar na ponta da língua quando o assunto for design de interiores. Claro que, sendo talentoso e comprometido, as pessoas vão sempre se lembrar de uma experiência positiva que tiveram com você, mas como alcançar mais gente?

A forma mais eficiente e rápida de aumentar o seu fluxo de clientes é divulgando o seu trabalho para o maior número de pessoas possível. Felizmente, hoje, contamos com uma variedade de canais de grande alcance que podem ser usados gratuitamente para divulgar projetos. Confira, então, 8 dicas para divulgar projetos nos lugares certos e de forma eficiente:

1. Participe do Pinterest

O Pinterest é uma ferramenta poderosa para divulgar projetos, pois muita gente procura inspiração por lá na hora de reformar! Uma das grandes vantagens é a possibilidade categorizar seus conteúdos por pastas, assim todo o seu trabalho fica separado em estilos e o cliente terá contato exatamente com aquilo que procura. Você também pode seguir pessoas e ver o que elas andam favoritando, a fim de identificar tendências e necessidades.

Nessa rede, as marcações colocadas nas imagens são muito importantes para você ser encontrado pelo mecanismo de busca, então seja o mais específico e, ao mesmo tempo, tenha variados projetos possíveis. Dessa forma mais, pessoas  poderão favoritar as suas fotos e guardá-las nas próprias pastas para voltarem a vê-las futuramente.

Caso você não conheça muito bem a rede ou queira se inteirar mais, nós criamos um Ebook Gratuíto com um Guia do Pinterest para Designers de Interiores com muitas dicas para utilizar a rede da melhor forma.

2. Faça um blog

A produção de conteúdo específico faz com que você seja visto como autoridade no assunto. Invista em postagens que mostrem seu trabalho de uma maneira mais aprofundada, com embasamento. O blog é um espaço em você tem a oportunidade de explicar melhor suas ideias e o conceito por trás de cada projeto, construindo assim uma rede de admiradores que vão ajudar na divulgação de forma espontânea.

Se você não sabe por onde começar, participe de outros blogs já mais consolidados, publicando textos como convidado. Muitos blogueiros procuram por esse tipo de colaboração para trazer mais diversidade aos seus canais, basta encontrar e entrar em contato com aquele que tenha um perfil de público parecido com o seu.

3. Tenha uma página no Facebook

O Facebook é a Rede Social mais usada no Brasil, 8 em cada dez brasileiros estão conectados por lá! Estar presente nela é fundamental, mas são necessários alguns cuidados para não errar e acabar fazendo da sua presença uma propaganda ruim.

Na hora de anunciar seu trabalho e fazer contatos, é importante não fazê-lo pelo seu perfil pessoal. Crie uma fanpage dedicada ao profissional, assim quem tem interesse no seu trabalho não ficará frustrado por receber conteúdo irrelevante. Outro cuidado é não criar uma página e deixá-la abandonada e desatualizada, dando a impressão que você não é profissionalmente muito ativo.

Uma estratégia importante é participar de grupos de assuntos relacionados da sua região, para estar sempre por dentro das tendências e identificar possíveis clientes! Atualize a fanpage frequentemente, mas sem exageros, para não sobrecarregar seus seguidores. Separe apenas o que for mais relevante e seja consistente com a periodicidade das postagens.

4. Marque presença no Instagram

O Instagram é uma das redes mais visuais que temos hoje, perfeita para quem quer valorizar a estética do seu trabalho! Na hora de divulgar na plataforma, suas fotos precisam ser muito boas para se destacar, pois a qualidade da imagem conta muito aqui.

Assim como no Pinterest, no Instagram as marcações, ou hashtags, são fundamentais para aumentar o  alcance das publicações, pois é por meio delas que novos clientes serão atingidos; seja pela busca direta, seja pelos posts de conteúdos relacionados.

Parcerias e troca de divulgações são sempre bem vindas, desde que se mantenha o foco do público-alvo.

5. Esteja no Snapchat

O snapchat é uma rede dinâmica, que trabalha muito com o conceito de aqui e agora.  Sendo assim, o melhor uso que você pode fazer dela é divulgar o processo de produção, seu dia a dia, para que as pessoas vejam você colocando a mão na massa!

É muito interessante que seus clientes possam ver como se chega ao resultado final de um projeto e isso também agrega valor ao seu trabalho.

6. Faça parcerias

Sozinho ninguém chega a lugar nenhum! Faça contatos com outras empresas e profissionais do segmento e se relacione. Algumas das formas são a colaboração em blogs e a troca de divulgações nas redes sociais, como vimos anteriormente. Com dedicação você poderá começar a receber indicações diretas e espontâneas e isso vale ouro!

Outras incluem criar relações com lojas de revestimentos, móveis e decorações, em geral. É simples conseguir esse tipo de parceiro, pois o interesse é mútuo: você quer que os clientes deles conheçam seu trabalho e eles querem que seus clientes conheçam os produtos deles! Deixe cartões de visita nos estabelecimentos e interaja com eles nas redes sociais, a fim de ser visto pelos seguidores dos perfis.

7. Crie uma rotina de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma forma tanto de fidelizar seus clientes,  fazendo com que seu nome esteja  fresco na memória deles, quanto para alcançar novos clientes.

Sempre que fizer postagens em seu blog ou concluir um projeto envie uma atualização para os clientes que estiverem na sua lista de e-mails. Mais uma vez, apenas conteúdo relevante e não ultrapasse uma mensagem por semana!

8. Tenha contatos estratégicos no Whatsapp

O Whatstapp é um lugar para divulgar seu trabalho para aquelas pessoas que já foram clientes ou pelo menos já sabem quem você é. Não é o melhor lugar para um primeiro contato, pois é uma rede reservada para os mais íntimos e uma mensagem de um desconhecido pode ser tomada como invasiva demais.

Envie suas novidades nos grupos de que participa e vez ou outra retome o contato com clientes e coloque-se a disposição para ajudar. Mas, no caso do Whatsapp, o cuidado deve ser redobrado para não mandar mensagem demais e começar a perturbar o seu cliente, conhecê-lo bem é a chave do seu negócio, para assim, mandar na hora certa o material certo.

Estando nos lugares certos e mantendo a consistência da sua presença você, com certeza, conseguirá fazer com que seu nome seja facilmente lembrado quando o assunto for design de interiores! Saber que você existe é o primeiro passo para o cliente se aproximar e procurar seu trabalho quando precisar.

Quer mais dicas de como ter sucesso para divulgar projetos, aumentar seu fluxo de clientes e otimizar seu trabalho? Curta nossa página do Facebook e esteja sempre por dentro das  novidades!

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

tela-de-projeto-renderizado-no-promob-plus
Designers e Arquitetos

Promob Eleva o Padrão na Expo Revestir 2024 com suas Inovadoras Soluções de Software para o Setor Moveleiro

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas
Marcenaria, Designers e Arquitetos

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas

Dicas essenciais para otimizar espaços em apartamentos pequenos: ressignifique as paredes, integre ambientes, aposte em portas de correr e móveis sob medida e multiúso. Transforme seu lar compacto em um ambiente aconchegante e funcional!
Designers e Arquitetos

5 dicas para otimizar o espaço em apartamentos pequenos

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.