Decoração no Pinterest: 6 dicas para designers de interiores

Decoração no Pinterest: 6 dicas para designers de interiores

decoração no pinterest dicas para designers de interiores

O Pinterest é uma das principais redes sociais para quem trabalha com decoração e design. Totalmente pensada para a exposição de imagens com um apelo visual diferente de outras redes sociais, a plataforma parece ter nascido para complementar não só o trabalho, mas a estratégia de marketing de decoradores e designers de interiores.

Os números não mentem: dos 75 bilhões de pins existentes na plataforma, 8 bilhões são relacionados à decoração e design — o terceiro assunto mais procurado no Pinterest —, ficando atrás apenas de ideias relacionadas à culinária e moda, segundo uma pesquisa realizada pela própria rede social.

Além disso, são mais de 150 milhões de usuários ativos, sempre em busca de novas ideias e inspirações. Diante de números que enchem os olhos, não dá para ficar de fora dessa tendência!

Se você quer saber mais sobre decoração no Pinterest, como ele pode lhe ajudar em seu dia a dia e, ainda, complementar sua estratégia de marketing nas redes sociais, continue acompanhando as dicas que preparamos a seguir:

1. Acompanhe as tendências

O Pinterest é o lugar ideal para ficar sempre por dentro das novas tendências do universo do design — afinal, diante da dinamicidade da internet, milhares de novas ideias surgem todos os dias, e você precisa ficar sempre por dentro.

A rede é especialmente interessante para descobrir combinações inusitadas de materiais, estilos e cores. E o próprio blog do Pinterest está repleto de informações valiosas: de acordo com um estudo feito sobre as tendências da rede social para 2017, a cor mais buscada na decoração é o azul-marinho, você sabia?

2. Encontre suas próprias inspirações

Em meio às 75 bilhões de ideias espalhadas pela rede, pode parecer quase impossível pescar os melhores pins sobre decoração sem ter que ficar horas debruçado sobre a tela do computador.

Para tornar suas pesquisas mais fáceis, além de usar combinações de palavras-chave de forma criativa para não cair sempre no “mais do mesmo”, é interessante ficar de olho nos melhores painéis e perfis relacionados aos temas pelos quais você se interessa.

É possível ativar a função de notificações para não perder nenhuma nova ideia compartilhada por aquela pessoa que sempre lhe inspira com os melhores pins.

3. Torne-se uma inspiração!

Além de ser uma fonte praticamente inesgotável de inspirações para decoradores e designers de interiores, o Pinterest também atrai a atenção de quem não trabalha na área, mas se interessa pelas novidades e busca ideias para a própria casa.

E se você, decorador, pode seguir vários perfis inspiradores nessa rede social, que tal você mesmo se tornar uma inspiração para milhares de outros usuários?

Para isso, é preciso investir tempo e dedicação para criar um perfil atrativo para o seu público-alvo e que consiga transparecer o seu estilo, e mantê-lo sempre atualizado.

Uma boa dica é criar um perfil com o nome da sua marca, mas sem torná-lo extremamente sério. Crie painéis para compartilhar boas fotos de seu próprio trabalho, mas não se esqueça de enriquecer o seu perfil com outros conteúdos — falaremos sobre isso nos próximos tópicos.

4. Personalize seus painéis

Outra ideia valiosa para atrair seu público-alvo é manter seus painéis organizados e personalizados. Existem várias formas de fazer isso, como dividindo-os por cômodos, por estilos e até mesmo por personas.

Se você tem um público-alvo abrangente, com clientes dos mais variados perfis, essa última opção pode ser uma ótima ideia. Desenvolva suas personas com base nas informações que você já tem sobre os seus clientes reais — como faixa etária, profissão, hobbies, assuntos de interesse, problemas e dúvidas.

A partir disso, pense no que chama a atenção delas e quais tipos de inspirações cada uma de suas personas buscaria no Pinterest. Dessa forma, você pode criar painéis diferentes voltados para cada uma, divulgar o seu trabalho e, assim, atrair ainda mais clientes.

5. Compartilhe conteúdo interessante

Como dissemos, para se tornar uma inspiração para seus clientes em potencial, você deve divulgar o seu trabalho. No entanto, não se esqueça de que o seu público tem interesses variados e, provavelmente, quer ver mais do que apenas as fotos dos seus projetos de decoração no Pinterest.

Por essa razão, a melhor forma de atraí-los e fazer com que se tornem seguidores fiéis é compartilhar outros tipos de conteúdos relacionados à decoração e design, que sejam de interesse das suas personas, mas que não necessariamente tenham a ver com o seu trabalho em si.

Os conteúdos relacionados à DIY (do it yourself) e sustentabilidade são uma grande tendência nessa rede social. Jardinagem e plantas dentro de casa também são assuntos muito procurados no Pinterest em 2017. Vale a pena ficar de olho nesses temas!

6. Use as palavras-chave certas

Por mais que você selecione imagens incríveis e monte painéis super bacanas, cheios de boas ideias, de nada adiantará todo o esforço se você não for visto por ninguém.

Um grande erro de quem começa uma estratégia no Pinterest é não prestar atenção nas palavras-chave — são elas que vão fazer com que o seu pin apareça no topo das buscas e chame a atenção do público.

Portanto, vale a pena pesquisar as palavras-chave e hashtags mais populares de acordo com o seu trabalho e fazer um planejamento para usá-las em seus pins.

Você se lembra da moda do azul-marinho sobre a qual falamos logo no início do texto? Postar imagens usando essa cor e palavras-chave relacionadas é uma boa forma de ganhar visibilidade, por exemplo.

Viu só como o “catálogo mundial de ideias” pode ser uma ferramenta valiosa no dia a dia do decorador? Além de servir como um verdadeiro álbum para despertar a sua criatividade, com um bom planejamento, é possível ganhar visibilidade e incrementar sua estratégia de marketing digital.

Desde as inspirações de decoração no Pinterest até a captação de clientes, essa rede social está repleta de oportunidades para lhe ajudar a alcançar o sucesso profissional!

E se você curtiu as dicas de hoje e se interessou ainda mais sobre o assunto, baixe o nosso Guia do Pinterest para decoradores e descubra todos os segredos para uma estratégia de sucesso nessa rede social!

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

tela-de-projeto-renderizado-no-promob-plus
Designers e Arquitetos

Promob Eleva o Padrão na Expo Revestir 2024 com suas Inovadoras Soluções de Software para o Setor Moveleiro

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas
Marcenaria, Designers e Arquitetos

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas

Dicas essenciais para otimizar espaços em apartamentos pequenos: ressignifique as paredes, integre ambientes, aposte em portas de correr e móveis sob medida e multiúso. Transforme seu lar compacto em um ambiente aconchegante e funcional!
Designers e Arquitetos

5 dicas para otimizar o espaço em apartamentos pequenos

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.