Marcenaria

Contas a pagar e receber da marcenaria: saiba como controlar!

25/07/2017
Contas-a-pagar-receber-gestão-financeira-calculando-finanças-da-empresa-administrando-melhor-saindo-do-vermelho-aprendendo-a-melhorar-administração-da-marcenaria-calculadora-papel-caneta-sendo-utilizadas-no-calculo

 

Para uma marcenaria dar certo, não basta fazer móveis excelentes. É muito importante que o marceneiro dê atenção especial para as tarefas administrativas e financeiras do negócio, por exemplo, organizar as contas a pagar e receber.

Esse tipo de conhecimento é essencial para uma boa gestão da marcenaria. Não é incomum que um empreendimento que tinha tudo para dar certo falhe apenas por uma administração incapaz, logo, é preciso ficar atento a essas questões.

A organização das contas a pagar e receber de uma marcenaria é uma tarefa relativamente simples e pouco trabalhosa. Neste artigo, separamos algumas dicas de como realizar essa atividade e não se atrapalhar com a parte financeira da sua empresa. Confira!

Faça da organização de contas a pagar e receber uma rotina

Crie uma rotina para o fluxo de caixa da marcenaria, registrando todas as saídas e entradas de dinheiro em uma planilha ou em um software especializado. Além disso, tenha um horário reservado no fim do expediente para conferir as contas a pagar e receber.

É muito importante ser rigoroso nesse controle e nunca deixar um registro para depois. O fluxo de caixa precisa ser preciso para que o controle de contas a pagar e receber seja feito da forma mais correta. Um pequeno deslize aqui pode se tornar uma bola de neve e dar muita dor de cabeça ao fim do mês.

Não misture as contas pessoais e profissionais

Se você ainda mistura as contas da sua marcenaria com as suas próprias, é hora de mudar isso. Essa desorganização é ruim para os negócios e péssima para a sua vida pessoal.

Misturar as contas pessoais e profissionais atrapalha a organização das contas a pagar e receber e complica toda a parte financeira do negócio.

Tenha contas-correntes totalmente separadas e nunca use o dinheiro de uma para cobrir o gasto de outra: mesmo se for para uma compra pequena, utilize diretamente os recursos da marcenaria e deixe sua conta pessoal intacta. Da mesma forma, não pegue o dinheiro do negócio para pagar algo particular, como um jantar ou a escola dos filhos.

Utilize um software especializado para gestão

É possível organizar as contas a pagar e receber até em um caderno, com caneta, papel e contas feitas de cabeça, mas definitivamente hoje existem tecnologias que facilitam muito esse processo.

Quem está começando estará muito bem-servido com uma planilha detalhada do fluxo de caixa no computador, mas para fazer um controle mais eficiente a recomendação é utilizar um software especializado de gestão.

Hoje, existem opções de software especializados no setor moveleiro que podem atender a todas as necessidades de organização financeira de uma marcenaria, de forma integrada com outros sistemas úteis para o negócio.

Saiba como fazer cobranças com firmeza

Uma habilidade importante para um marceneiro é saber como fazer cobranças. É comum que marcenarias trabalhem com compras parceladas ou com pagamento futuro, mas quando uma venda é feita nesses moldes, a empresa assume um risco de um calote.

Saber como fazer cobranças com firmeza e eficiência é importante para garantir que as contas a pagar e receber estejam em dia.

E agora que você já sabe como controlar melhor as contas a pagar e receber, que tal aproveitar o embalo para aprender 5 dicas essenciais para aumentar a produtividade de uma marcenaria?

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário