Design de Interiores

Conheça as 6 melhores técnicas de vendas para designers de interiores

27/02/2018

Vender bem é algo que ajuda qualquer profissional a conseguir destaque em sua atividade. Para tanto, é preciso contar com alguns recursos. A boa notícia é que nem todos eles exigem um grau de investimento ou de sofisticação elevados, o que permite a você transformar sua maneira de lidar com o público bastando somente uma boa dose de boa vontade.

Sendo assim, por que perder mais tempo? Siga conosco e acompanhe nossas dicas de técnicas de vendas que certamente farão com que os seus resultados melhorem. Confira!

1. Crie uma persona e comunique-se com ela

É preciso que, dentro da sua estratégia de comunicação, exista uma representação do seu cliente ideal. Isso pode ser feito quando você obtém dados reais sobre as características dos clientes que já possui, bem como sobre seu comportamento. O segredo é criar personagens em função do perfil de pessoas reais que compram com você. Isso exige a compreensão a respeito de seus objetivos, motivações, necessidades e desafios.

Não confunda com público-alvo. A persona é algo mais específico. Enquanto o público-alvo pode ser uma mulher na faixa dos 30 anos, autônoma que pretende renovar o lar, por exemplo, a persona deve ser a Paula, de 31 anos, dona de uma startup, que busca a aplicação de um determinado conceito. Esse direcionamento mais específico permite a você criar estratégias mais direcionadas ao seu público.

2. Invista no seu portfólio como diferencial

Seu portfólio precisa ter um perfil estrategicamente direcionado para a sua persona. Assim, a própria montagem do seu material poderá ser mais precisa em função dos objetivos de quem realmente precisa gostar dele. Esse tipo de entendimento permite a você investir alto na produção de um portfólio sofisticado, capaz de encantar clientes e trazer para você a conta que procura.

É importante lembrar que, para realmente impressionar, é preciso ter uma versão online e outra em suas mãos. Assim, você garante que o cliente jamais deixará de conhecer suas soluções e facilita o processo de venda. Um bom portfólio pode ser o que você precisa para mostrar o seu devido valor, conseguindo, assim, bons preços para o serviço que oferece.

3. Prepare-se para negociar com seus clientes

A negociação precisa ser um elemento importante na sua atuação profissional. Quando você fixa um preço para o serviço que oferece, nem sempre consegue ser bem-sucedido na sua ação. Pode ser que o cliente não reconheça o devido valor do seu trabalho. Nesse caso, considere também o custo de oportunidade.

Em muitos casos, é interessante reduzir a pedida para fazer o serviço, conquistar o cliente e garantir vendas futuras. Tudo exige o devido preparo. Não deixe de fazer cursos e trabalhar a sua persuasão. Nesse aspecto, é importante não confundir poder de persuasão com ser inconveniente. Insistir a ponto de desagradar o cliente pode fazer com que ele se irrite e procure outra solução.

Por isso, caminhe guiado pelo bom senso. O que esse consumidor realmente precisa e o que você pode fazer para que os interesses dele e os seus sejam compatíveis? É fundamental que esse diálogo exista e que, no fim do processo, todos saiam ganhando.

4. Agregue valor ao que oferece

Você pode oferecer um bom serviço e cobrar um preço interessante por ele? Mas o que fazer quando algum outro profissional consegue cobrar menos? É nessa hora que você precisa agregar valor àquilo que apresenta.

O valor pode aparecer desde o primeiro contato. Quando o cliente percebe que o seu atendimento é diferenciado, ele passa a ver os seus serviços com outros olhos. Isso também acontece quando você consegue personalizar ações. É preciso deixar claro que, mais do que vender, você pode oferecer algo mais.

É esse algo mais que precisa ser destacado e, fundamentalmente, precisa ser algo realmente relevante para o cliente. Conheça bem o seu trabalho, sua missão, visão e valores.

Procure entender dentro desses elementos, aquilo que realmente pode fazer a diferença na vida do consumidor, destaque isso e mostre que, mesmo quando o preço não é um diferencial, o seu serviço vale a pena. Uma boa estratégia de marketing pode fazer milagres para a sua carreira.

5. Construa um networking

Para conseguir boas vendas, a construção de uma rede de relacionamentos pode ser tão importante quanto oferecer um serviço de qualidade. Isso porque é ela que poderá dar a você o acesso a um público maior em função do bom trabalho de outros profissionais.

Com o networking, outras pessoas lembrarão de você quando precisarem de algo em específico. É por isso que vale a pena investir em exclusividade, tentando se distanciar da concorrência sem entrar em atrito com ela. É possível receber recomendações até de concorrentes que sabem que determinadas soluções que você oferece são diferentes das deles.

Clientes também podem indicar você sempre que conhecerem alguém com necessidades pelo seu serviço. Por isso, valorize a construção de bons relacionamentos, esteja sempre presente em eventos, cursos, palestras e expanda a sua rede de contatos.

6. Esteja presente em ambiente online

As redes sociais têm se apresentado como ferramentas importantes para a comunicação de diversas empresas com seus clientes. Não é diferente em relação ao profissional de designer de interiores. É preciso se fazer presente nos mais variados canais e, dessa forma, facilitar o diálogo, visando o bom atendimento e, evidentemente, criar possibilidades para vender.

O ideal é que toda a sua comunicação em ambiente online seja baseada em um propósito, mas que cada canal apresente uma linguagem diferente em função de seu perfil. Por isso, não deixe de considerar o Instagram para divulgar suas melhores imagens, o Twitter para criar um diálogo mais direto com seus clientes e até o WhatsApp para tirar suas dúvidas mais imediatas. Dessa forma, você expande suas possibilidades e consegue vender mais.

Não deixe de aplicar essas técnicas e fazer da sua maneira de vender um diferencial para o seu trabalho como designer de interiores. Isso pode alavancar a sua carreira e trazer melhores resultados.

Quer saber mais sobre técnicas de vendas? Então segue nossos perfis nas redes sociais. Os links são os seguintes: Facebook, LinkedIn, YouTube, Instagram e Twitter.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário