Comprador Omnichannel: como atraí-lo para adquirir seus móveis?

Comprador Omnichannel: como atraí-lo para adquirir seus móveis?

Comprador Omnichannel como atrair o comprador

Você já ouviu falar em comprador omnichannel? Com a tecnologia envolvida em todos os processos da sociedade, esse termo surge e chama a atenção. Como usá-lo a favor da sua marcenaria?

A resposta está neste post. Para chegar a ela, é preciso entender o que significa essa estratégia, qual é sua importância, as vantagens que oferece e como atrair o omnishopper a comprar seus móveis.

Quer saber mais? Confira!

O comprador omnichannel e a estratégia

Omnichannel consiste em uma estratégia de integração de todos os canais de atendimento de uma empresa. O objetivo é garantir o mesmo nível de experiência nos ambientes físico e virtual, a fim de fidelizar os compradores.

É aí que surge o omnishopper. Ele é o comprador que pesquisa na internet, entra em contato por telefone e adquire o produto na loja física, por exemplo. Em outras palavras, migra para diferentes canais até tomar sua decisão. Por isso, está presente no site, nas redes sociais, no blog e em outros locais.

Para ser eficiente, o omnichannel exige que os canais sejam integrados. Por esse motivo, o site e o e-commerce devem ter a mesma identidade visual da marcenaria. Por sua vez, o site precisa oferecer a opção de retirar o móvel direto na loja.

O cliente que entra em contato pela rede social deve ter seu atendimento continuado por telefone, chat ou qualquer outro meio. Desse modo, é mais fácil conquistar o comprador omnichannel, especialmente porque suas expectativas são superadas.

A importância do omnichannel

A estratégia omnichannel foca a experiência do consumidor. Ela atende à necessidade dos compradores atuais, que usam a internet a favor para sua tomada de decisão. Para ter uma ideia, 82% dos brasileiros com acesso à rede já adquirem por esse canal.

Desse total, 74% já preferem a modalidade online, em detrimento da loja física. Para esses, a compra é feita após pesquisas e a garantia de que a loja é confiável. No entanto, para os 26% que preferem ir até a loja física, o principal motivo é a falta de confiança para informar o número de cartão e seus dados pessoais.

Esses dados comprovam que o comprador omnichannel precisa ser considerado na estratégia do seu negócio. Além disso, as vendas online aumentaram 23% no primeiro trimestre de 2019 e, de todas as comercializações do varejo, 56% sofrem influência de canais digitais.

Em outras palavras, você precisa atender às demandas existentes e ganhar vantagem competitiva por meio desse diferencial. Ao atender ao novo perfil do consumidor, você tem a chance de elevar a autoridade da marca, marcar presença digital e oferecer comodidade e praticidade no momento da aquisição dos móveis.

As vantagens do omnichannel para seu negócio

O comprador é omnichannel e sua marcenaria precisa se adequar a esse novo contexto. Ao apostar nessa estratégia, você oferece uma experiência de compra melhor e alcança vários benefícios, como:

  • aumento da chance de retorno do cliente, seja no ambiente físico, seja no digital;
  • melhoria da satisfação do consumidor, que eleva a possibilidade de aquisição;
  • obtenção de vantagem competitiva;
  • redução de custos devido à gestão unificada;
  • fidelização dos compradores omnichannel, porque têm uma experiência positiva.

Assim, sua marcenaria passa a ter um diferencial, já que o cliente percebe a mudança do atendimento. Ao mesmo tempo, isso profissionaliza ainda mais o seu negócio, porque todos trabalham de maneira integrada e com um objetivo único: satisfazer os compradores para alcançar os objetivos estratégicos.

O omnishopper — e como atraí-lo para sua marcenaria

O omnichannel é uma estratégia que revoluciona o mercado e é uma tendência. Por isso, quanto antes você aplicá-la na sua marcenaria, maior é a chance de impulsionar as vendas do seu negócio.

Para fazer isso, é possível empregar diferentes estratégias. Conheça algumas das principais.

Desenvolva aplicativos para celular

Os apps são um investimento, porque tendem a trazer bons resultados e “se pagam” com o tempo. O motivo é o amplo uso de smartphones. O Brasil já tem 230 milhões dispositivos em utilização e o celular se tornou a principal forma de acesso para 49% dos lares do País.

Ao criar um app para sua marcenaria, você pode desenvolvê-lo já pensando nas necessidades dos possíveis projetos. O resultado é a geração de diferentes oportunidades, que aproximam o cliente da sua marca. Lembre-se ainda de usar esse recurso para oferecer descontos, fazer promoções e atualizações, e transmitir informações.

Ofereça meios de pagamento em diferentes plataformas

Os pagamentos podem ser realizados por cartões de crédito e débito, boleto bancário, transferência etc. Disponibilize o máximo de opções para o comprador omnichannel ter alternativas e aumentar sua chance de tomar a decisão de compra. Permita a retirada de produtos na loja física para ofertar ainda mais liberdade.

Capacite a equipe de atendimento e vendas

As pessoas que atendem os clientes na marcenaria precisam ter o mesmo nível de qualidade. Por isso, treinar a equipe é essencial. Foque o diferencial do omnichannel para garantir que todos os locais estejam integrados. Capacite o time para trabalhar com as ferramentas apropriadas e crie um manual com boas práticas, que mostre o que fazer nas mais diferentes situações.

Use a ferramenta de integração adequada

Os canais de atendimento podem ser diversos, mas sua organização precisa ser assegurada por um software completo. Algumas soluções de gestão oferecem esse recurso e mantêm a qualidade do trabalho da equipe de vendas.

O ideal é que o sistema também permita gerenciar os projetos e padronizar o fluxo de trabalho na loja. Dessa forma, você concentra as principais funcionalidades em um só lugar. Além disso, essa é uma maneira de obter informações administrativas e estratégicas, que ajudarão a definir o melhor caminho a seguir para estar em constante aprimoramento.

Como você pôde perceber, o comprador omnichannel exige um cuidado extra no atendimento. A chave para o sucesso é a integração. Caso contrário, fica difícil alcançar bons resultados. É por isso que você precisa contar com a solução certa para sua marcenaria.

Gostou e quer saber mais? Aproveite para entrar em contato com a Promob e conhecer o Promob Manager, solução que organiza o atendimento e garante sua qualidade. Converse com nossos consultores e entenda como ele vai facilitar a gestão da sua marcenaria!

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas
Marcenaria, Designers e Arquitetos

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas

O mercado moveleiro está em constante expansão no Brasil e o Rio Grande do Sul lidera o cenário. Saiba mais sobre a importância da Promob para esse setor.
Fábricas, Marcenaria

Setor moveleiro: conheça os estados brasileiros que se destacam

Maquina CNC
Marcenaria

CNC para marcenarias: como utilizar essa tecnologia no trabalho com madeira

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.