Marcenaria

Como uma solução integrada garante o sucesso da sua fábrica de móveis

13/02/2018

Muito mais eficiente que a utilização de múltiplos softwares distintos que não se comunicam entre si, uma solução integrada é a melhor forma de centralizar informações sobre processos e dados de uma empresa em uma única ferramenta tecnológica.

A geração de valor e lucratividade de uma fábrica de móveis é o resultado de múltiplas etapas de trabalho entre setores distintos e nem sempre as conexões e interdependências desses departamentos estão claras, tanto para as outras equipes como para a própria gestão da empresa.

Uma solução integrada é capaz de fazer essas conexões e estruturar os processos de trabalho de uma maneira organizada e eficiente para gestão. Descubra mais sobre esse tipo de sistema e como ele funciona neste artigo!

O que é uma solução integrada?

É um cenário comum em praticamente todo tipo de empresa: na busca pelas melhores soluções tecnológicas para as suas demandas, cada setor acaba adotando um software ou sistema diferente que pode até resolver alguns dos problemas específicos da área, mas não se comunicam de forma eficiente com os outros departamentos.

E a principal consequência negativa disso é que muito tempo e dinheiro são desperdiçados na transição da informação entre as diversas etapas produtivas do negócio e a gestão não consegue uma visão holística para uma administração eficiente e um processo de tomada de decisões preciso.

Foi para solucionar esses problemas que surgiram as soluções integradas, também chamadas de ERPs ou sistemas de gestão integrada. Nesse tipo de software existem diversos módulos que atendem às necessidades específicas de cada time da organização, mas também se conectam em um único sistema central e seguem uma mesma padronização.

Em uma fábrica de móveis, o ERP interliga todas as informações sobre o ciclo produtivo, desde o pedido de venda até a expedição e entrega do produto. Essa solução integrada permite um controle melhor de todo o processo e mais agilidade na administração do trabalho.

Como uma solução integrada funciona em uma fábrica de móveis?

Existem ERPs próprios para atender e otimizar o trabalho em fábricas de móveis. São sistemas bem robustos, que buscam atender e otimizar as atividades de todos os setores envolvidos, integrando o trabalho entre eles.

Todas as etapas do trabalho podem ser beneficiadas pela solução integrada. Na área comercial, por exemplo, um módulo específico é utilizado para dar entrada nos pedidos e realizar importantes análises técnicas e financeiras antes de enviar a demanda para o operacional.

Uma vez que esse pedido chega na ponta inicial da linha produtiva, um módulo de planejamento de produção possibilita organizar melhor o projeto que será realizado e distribuir responsabilidades entre os setores operacionais como corte e furação. E cada etapa do processo produtivo terá um módulo dando suporte tecnológico ao trabalho.

Tudo isso é monitorado por um módulo de controle de produção que permite proceder os apontamentos, gerando informações de tempos, custos e movimentações de estoques em tempo real.

Depois disso, o módulo de embalagem e expedição permite a leitura de etiquetas, montagem de volumes e verificação das peças produzidas, além do que ainda falta finalizar para o envio ao cliente.

E claro, além disso, todos outros módulos da solução integrada estão em operação organizando a gestão financeira e outras responsabilidades administrativas, de forma totalmente interligada ao restante da fábrica.

Quais os benefícios de um ERP para a fábrica de móveis?

A implementação de uma solução integrada pode trazer diversos benefícios para uma fábrica de móveis. E a principal dessas vantagens é a otimização e padronização dos processos produtivos da empresa.

Com o suporte do ERP é mais fácil estruturar os processos de uma empresa, até porque é necessário buscar certas padronizações para integrar as diferentes áreas da fábrica de forma efetiva.

Outro benefício importante de uma solução integrada é a efetividade maior da gestão, que poderá tomar decisões baseadas em indicadores e dados reais coletados e analisados pelo ERP, além de poder monitorar com precisão quais serão os impactos dessas escolhas nos resultados da fábrica.

O ERP também é importante para organizar o esforço das equipes da empresa. Como o fluxo de produção fica sequenciado em um único sistema, o retrabalho é minimizado e gasta-se menos recursos com a transposição da informação entre uma etapa produtiva e outra, pois as ferramentas estão integradas de forma nativa.

Além disso, uma solução integrada simplifica e reduz custos com tecnologia: como toda a parte de software é entregue por um único fornecedor, a comunicação com ele será mais prática e a relação profissional muito mais próxima.

Como escolher o melhor ERP para uma fábrica de móveis?

O primeiro passo antes de escolher uma solução integrada para a fábrica de móveis é elencar quais são as demandas de tecnologia da empresa, os softwares atuais em operação e as oportunidades que podem ser alcançadas com a utilização de ferramentas mais avançadas.

Uma vez que já existe uma compreensão das necessidades tecnológicas da fábrica, é hora de pesquisar no mercado por uma opção que atenda todas essas demandas. A dica aqui é buscar por soluções que são focadas no mercado moveleiro.

Um ERP feito para o segmento moveleiro é como um móvel planejado, feito sob medida para os seus clientes. Por ser desenvolvido com foco nesta área, normalmente já terá módulos bem customizados para atender às atividades específicas deste setor, como o planejamento do corte ou a montagem.

Isso significa que menos recursos extras serão gastos com a adequação e implementação da tecnologia, que já terá a maior parte das funcionalidades para atender a fábrica de móveis. E além disso, o suporte técnico do fornecedor será bem mais eficaz, pois a empresa desenvolvedora do sistema compreende melhor o trabalho desta área.

Depois de passar possíveis candidatos por todos esses filtros, é hora de tomar a decisão final sobre qual a melhor solução integrada para a empresa. A recomendação aqui é pesquisar referências sobre as opções disponíveis e tentar conversar com cada uma delas para entender os detalhes mais importantes do produto disponibilizado.

A escolha final deve ser por um fornecedor que tenha um histórico de sucesso com os seus clientes e um ERP consolidado no mercado moveleiro, que já antecipe a maior parte das demandas tecnológicas da fábrica de móveis.

Ainda em dúvida sobre qual a melhor solução integrada? Entre em contato com a gente e descubra como um ERP especializado no setor moveleiro pode garantir o sucesso da sua fábrica de móveis!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário