Indústria

Como retomar o crescimento em vendas no setor moveleiro?

21/01/2019

Manter as vendas em alta no setor moveleiro é um dos principais desafios enfrentados pelas empresas da área. E o bom desempenho do departamento comercial pode não estar sendo atingindo por uma série de fatores.

Para reverter um quadro não favorável e alavancar as vendas no setor moveleiro, crescendo de forma saudável e contínua, algumas estratégias são indispensáveis. Precificar corretamente, preocupar-se com o pós-venda, capacitar a equipe, conhecer o consumidor e inovar sempre que possível são algumas delas. 

Ficou interessado? Então, continue a leitura e aprenda como retomar o crescimento em vendas no setor moveleiro!

Precifique corretamente

Uma das principais estratégias para recuperar as vendas da empresa é saber como precificar corretamente os produtos e serviços vendidos. Para isso, o primeiro passo é criar uma planilha de custos, em que serão listados itens como despesas fixas e custos variáveis.

Com essas informações em mãos, é preciso estabelecer a margem de lucro que se espera obter em cada produto.

Depois dos custos listados, crie fórmula para automatizar o valor final de todos os itens da loja. Tire a média dos custos com a quantidade de produtos vendidos por um período. Então, basta adicionar a margem de lucro para chegar ao valor de venda.

Um cuidado importante ao precificar é analisar a oferta da sua loja e compará-la com o que é cobrado em outros produtos similares no mercado, considerando aspectos como material, garantia e qualidade.

Preocupe-se com o pós-venda

Ter atenção ao pós-venda é outro passo importante para retomar o crescimento em vendas no setor moveleiro. Mais do que apenas resolver problemas que possam surgir após uma compra, o lojista deve aproveitar esse momento para colocar em prática atividades de marketing diversas, que ajudem a garantir que o consumidor fique satisfeito com a compra e, ainda, que continue fiel à marca no futuro.

Entre as ações que podem ser colocadas em prática após uma venda estão a realização de pesquisas de satisfação e até mesmo a entrega de voucher de desconto para uma compra futura. Investir nesse tipo de estratégia é uma forma de cativar o consumidor e estimulá-lo a continuar sempre comprando com a loja,

Treine sua equipe

Para recuperar as vendas da empresa é preciso ter atenção ainda ao desempenho do time que atua na linha de frente. Mais do que vendedores, garanta que você conte com consultores de vendas.

Diferentemente do que acontecia há alguns anos, hoje o cliente tem acesso às mais diversas fontes de informação. Por isso, antes de fazer uma compra, é natural que o consumidor pesquise, busque referências e procure conhecer o máximo de opções possíveis para ter certeza de que está fazendo um bom negócio. 

Nesse cenário, é importante investir em uma boa gestão de pessoas e contar com uma equipe treinada e capacitada para lidar com todas as situações típicas de vendas no setor moveleiro. Entre os temas que podem ser abordados em capacitações presenciais ou online estão técnicas de negociação, melhores práticas de atendimento ao cliente, liderança e pós-venda.

Conheça seu consumidor

Para manter as vendas em alta é preciso, antes de qualquer coisa, saber quem é seu público-alvo. Para continuar vendendo de forma contínua e saudável, é essencial conhecer e entender o seu consumidor, procurando se informar sobre suas preferências e hábitos de compra. 

Além de conhecer profundamente seu público-alvo, é importante que o lojista também entenda o momento de cada cliente. Afinal, a estratégia utilizada com pessoas que ainda estão na fase de pesquisa de produto deve ser diferente daquela aplicada para o grupo que está no processo de decisão de compra.

Busque inovação

Outro ponto a ser considerado por quem busca retomar o crescimento em vendas no setor moveleiro é  inovar sempre que possível. 

Além de analisar periodicamente se o mix de produtos oferecidos está alinhado com as necessidades do público-alvo e acompanhar as principais tendências do mercado, é importante buscar a inovação também nos serviços oferecidos para os clientes.

Facilidades como entrega gratuita ou adaptações em produtos para atender às necessidades do cliente conquistam os consumidores, que se sentem especiais e, consequentemente, fidelizados.

Escolha bem seus fornecedores

Para recuperar as vendas da loja de móveis, é importante ainda fazer uma análise cuidadosa dos fornecedores com os quais você trabalha, para avaliar quais parceiros valem a pena e aqueles que já não funcionam mais tão bem para a sua estratégia.

Entre os pontos indispensáveis na avaliação de fornecedores estão preço, qualidade do produto oferecido, agilidade na entrega e transparência. Para a parceria dar certo, é importante que os dois lados sempre saiam ganhando. Nesse sentido, busque fornecedores flexíveis, que se disponham a negociar e buscar soluções que sejam interessantes para as duas empresas.

Seja lembrado

Manter as vendas em alta passa por não só conquistar sempre novos clientes, como também manter os antigos fidelizados. A máxima que diz que quem não é visto não é lembrado é verdadeira quando o assunto é relacionamento com o cliente.

Para os consumidores continuarem comprando com a sua marca é preciso que eles se lembrem de que ela existe e oferece o produto ou serviço com qualidade. Mantenha-se firme na memória dos consumidores mantendo contato constante com eles.

Use a seu favor ferramentas como e-mail marketing, SMS e redes sociais para manter sua marca viva na lembrança dos clientes.

Datas especiais, como aniversário ou ocasiões comemorativas, como Natal, são perfeitas para retomar o contato com o cliente, reforçando como ele é especial para a empresa. Mesmo ações simples, como oferecer 5% de desconto no mês de aniversário, fazem a diferença para os consumidores, que se sentem especiais e lembrados.

Para retomar o crescimento em vendas no setor moveleiro e manter a loja em constante evolução, coloque já em prática estratégias como precificar corretamente seus produtos, conhecer profundamente seu público-alvo e manter a equipe treinada e motivada. Com essas boas práticas, reverter um cenário negativo de vendas ficará muito mais fácil.

Se você gostou deste conteúdo, continue aprendendo mais sobre o tema com o nosso texto que aborda as 6 melhores técnicas de vendas para gestores!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário