Indústria

Como o ERP industrial Promob vai dar apoio à sua área comercial

27/12/2018

A área comercial pode ser considerada como a linha de frente de uma empresa. É por meio dela que vendas são feitas, contratos são fechados e se origina todo o faturamento obtido ao longo do tempo. Também é o setor que se relaciona com os clientes e precisa, constantemente, sanar dúvidas e solucionar os problemas que são levantados por ele.

Para que o departamento possa aprimorar o trabalho e otimizar os resultados, o ideal é que ele esteja integrado a outras áreas — como estoque e expedição —, obtendo informações precisas sobre os pedidos, entre outras coisas.

Nesse sentido, o ERP industrial Promob ajuda nessa integração e ainda garante outros benefícios para o seu negócio. Quer saber como? Então continue acompanhando a leitura e descubra agora mesmo!

Quais são os principais pontos que indicam a necessidade de se investir em um sistema?

O primeiro indício de que é a hora de se investir em tecnologia ou contar com um sistema mais adequado para as atividades é a falta de informações claras e precisas sobre os processos dentro da empresa.

Em outras palavras, exemplificando melhor, a área comercial não consegue obter uma previsão exata do volume de produção e prazos de liberação dos produtos. Ou então as compras de matérias-primas e insumos gera problemas como faltas e excessos, visto que não há uma troca adequada de informações com a área de estoques.

Além disso, existem outros motivos que mostram a necessidade de se contar com um ERP. Falaremos mais sobre eles nos tópicos a seguir.

Necessidade de aumentar a produtividade

A automatização das rotinas, por si, já traz benefícios para a produtividade, visto que algumas atividades que antes eram manuais passam a ser feitas de forma automática pelo sistema.

Além disso, o ERP também ajuda a melhorar o fluxo de trabalho e de informações. Assim, o trabalho flui e os colaboradores não têm necessidade de ficar aguardando a finalização das outras tarefas para dar início à rotina desempenhada.

Outro ponto que vale a pena destacar é a diminuição de erros que o sistema ajuda a promover. A partir disso, a necessidade de retrabalhos também cai consideravelmente, tornando a equipe mais produtiva e executando processos que realmente agregam valor ao resultado final.

Melhorar o uso dos recursos

O desperdício de materiais, tempo, mão de obra e outros recursos empresariais também é um forte sinal de que é necessário investir em uma solução adequada para o negócio. Nesse sentido, o uso do sistema ajuda a controlar os processos, organizar as rotinas, aprimorar a distribuição de atividades, entre outros aspectos que contribuem para que esses recursos sejam aproveitados da melhor forma possível.

Reduzir as ineficiências

O problema da produtividade, aliado ao mau uso dos recursos provoca ineficiências nos processos, que, consequentemente, geram custos adicionais para o negócio. Solucionar essas falhas é sinônimo de melhoria nos resultados — operacionais e financeiros.

De que forma o ERP Promob pode integrar a fábrica e a área comercial?

Uma das principais premissas do ERP é permitir a gestão integrada dos processos da empresa. Na prática, isso quer dizer que quando um pedido é implantado no sistema, torna-se possível acompanhar todas as fases e a troca de informações entre os setores acontece de forma automática.

Sendo assim, consegue-se consultar os níveis de estoque, viabilizar o início da produção, acompanhar o processo produtivo, gerar o faturamento e a documentação necessária e, por fim, expedir os produtos finais.

Também podemos destacar a possibilidade da área de suprimentos monitorar as quantidades disponíveis no armazém e acionar os fornecedores sempre que os níveis de estoque chegarem ao ponto de ressuprimento. Isso ajuda a evitar problemas como faltas ou atrasos que podem comprometer a produção e a entrega para os clientes.

A solução também viabiliza a geração de relatórios para acompanhamento das vendas e a tomada de decisões estratégicas para o negócio. Por meio do planejamento integrado, consegue-se melhorar o fluxo dos processos de ponta a ponta — desde a negociação com os fornecedores até o aumento da agilidade nas entregas e o aumento da satisfação dos clientes.

Como funciona na prática?

A solução de ERP integra, quase totalmente, os setores da empresa, incluindo compras, estoque, produção, contabilidade, custos, financeiro, qualidade, expedição, entre outros. Isso faz com que todas as informações do negócio fiquem centralizadas em apenas uma base de dados, facilitando o acesso e o compartilhamento.

Ao optar pela integração com o Promob Manager, ainda se ganha o controle da rede de lojas. Com isso, os pedidos inseridos no sistema são automaticamente enviados para o ERP da fábrica, que já recebe a ordem de produção e dá início aos processos.

 

Quais são as vantagens obtidas com a implementação do ERP industrial?

Até aqui, provavelmente, algumas das vantagens de se implementar o ERP Promob já devem estar mais claras. Mas vamos falar sobre as principais delas nos próximos tópicos. Confira.

Otimização do fluxo de informações

Como dito, o sistema unifica todas as informações da empresa em apenas um lugar. Isso permite eliminar a necessidade de controles manuais e planilhas de Excel, por exemplo. Ao ter todos os dados centralizados, diminui-se drasticamente o risco de perda de informações importantes ou até mesmo a possibilidade de erros na hora de registrar e compartilhar as informações — o que pode acontecer quando o trabalho é feito manualmente.

Maior agilidade e precisão na execução dos processos

Com o uso da tecnologia, a execução dos processos se torna mais ágil, mas com a garantia de maior precisão. Assim, consegue-se aumentar o volume de trabalho sem perder na qualidade.

Redução de custos

Com o aumento do controle sobre os processos, recursos e informações do negócio, a gestão se torna mais eficaz e a redução de custos passa a se tornar uma realidade. Ela pode ser alcançada de diversas formas, como:

  • melhor aproveitamento dos recursos empresariais;

  • redução de desperdícios;

  • redução do tempo de execução das atividades;

  • processo de compras mais acertado;

  • possibilidade de diminuir os níveis de estoque (e equilibrá-los com a demanda real).

Tomada de decisão mais rápida e acertada

O software permite a geração de relatórios a respeito do desempenho de alguns processos, o que garante aos gestores a possibilidade de monitorar as atividades e avaliar se os esforços estão sendo necessários para alcançar os resultados esperados.

Da mesma forma, fica mais fácil entender onde as falhas ocorrem e quais são as possíveis causas. Esses dois aspectos permitem que a tomada de decisão seja mais acertada e facilita a elaboração de novas estratégias.

Redução do tempo de resposta para o mercado

Com todas as melhorias — ganho em agilidade, utilização eficaz dos recursos, maior controle sobre os processos, entre outros —, o tempo de resposta para o mercado se torna menor. Isso se traduz em ganho de credibilidade e satisfação entre os clientes e maior confiabilidade para os fornecedores.

Como saber qual é a solução adequada?

A Promob tem um portfólio de produtos que permite atender a empresas de diversos portes e realiza uma venda consultiva para os clientes. Isso quer dizer que, a partir de informações relevantes — como o segmento de atuação, o momento da empresa, as principais dificuldades, estrutura, perfil de clientes, produtos oferecidos, canais de vendas, estratégias para o futuro, entre outras — consegue-se identificar qual é a melhor solução para o negócio.

O ERP Promob faz muito mais que integrar a área comercial à fábrica: ele promove a integração entre os diversos setores do negócio, otimizando as rotinas, tornando os processos mais eficientes e garantindo outras vantagens que pode ajudar a alavancar sua empresa.

O que achou deste artigo? Quer saber melhor como funcionam nossas soluções e como elas podem ajudar sua organização? Então entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário