Varejo

Como fechar novos clientes por meio das redes sociais?

06/05/2019

As redes sociais são um fenômeno de nossos tempos. Se até alguns anos a comunicação em massa se restringia a veículos tradicionais — como impressos, TV e rádio — hoje, o alcance da informação se expandiu de tal forma que, para fidelizar consumidores e conquistar novos clientes, é preciso se organizar.

São várias as ferramentas disponíveis na rede. O Twitter tem um perfil que é diferente do Facebook, que por sua vez é diferente do Instagram e assim por diante. Dessa forma, usar esses recursos para atrair clientes e fechar novos negócios é algo que demanda estratégia e monitoramento.

Quer saber como fazer isso e ter um diferencial para a sua loja de móveis? Então acompanhe o texto!

Identifique o perfil do seu consumidor ideal

A base de tudo é a informação. De nada adianta criar uma página linda e cheia de atrativos para falar sobre as suas soluções sem que você tenha certeza de que as pessoas certas estarão vendo o seu conteúdo.

É preciso então definir para quem você trabalhará nas redes sociais. O primeiro passo é identificar o que chamamos de persona, que será o foco da sua atividade. A persona nada mais é do que a representação daquele que seria o seu cliente ideal, ou seja, um personagem que reúne o conjunto de informações que as pessoas interessadas na sua atividade têm em comum.

É para a persona que você criará as postagens, pensará no tipo de imagem mais adequada, determinará os horários para os anúncios, enfim, pensará na comunicação como um todo. 

Com a identificação da persona você tem como direcionar suas publicações e gerar engajamento, uma vez que estará se comunicando de maneira mais precisa.

Entenda os diferentes perfis de redes sociais

Ao entender quem é o seu público ideal, você já pode criar conteúdo direcionado para ele. Isso é essencial dentro de uma estratégia de redes sociais e, acredite, simplifica muito o seu trabalho. Um passo seguinte e também muito importante é se adaptar aos diferentes tipos de rede existentes.

Conforme apresentado no início do texto, existem diferenças entre o Twitter e o Facebook, por exemplo, e entender como trabalhar com cada um desses sites interfere diretamente na qualidade da sua campanha.

Explorar as diferentes características dos canais para criar conteúdo focado é muito útil para atrair clientes. Comece analisando a concorrência. Veja como ela se porta nos diferentes sites e pense em soluções diferenciadas para oferecer para o seu público.

Entre na cabeça do cliente e pesquise

Identificando a persona, você já tem como produzir conteúdo mais direcionado. Agora, pense da seguinte maneira: se você sabe quem é o seu cliente ideal e procura oferecer soluções para ele, por que não se colocar no lugar dele para entender melhor o que pensa? 

Comece a pesquisar como se você fosse essa pessoa. A internet é livre, portanto, não economize tempo nessa atividade. Essa é a melhor maneira de fazer da experiência da sua loja de móveis nas redes sociais a mais satisfatória possível.

O ideal é identificar o que faz parte do universo da sua persona. Quais são seus comportamentos de consumo? Quais são as marcas favoritas? Que tipo de conteúdo elas estão procurando? Com essas respostas você tem como sofisticar o seu trabalho e atrair clientes. Entendendo quem é o seu público você tem como avaliar o que ele tem à disposição. É nesse espaço que a sua solução tem que aparecer.

Ofereça espaço para o diálogo

A base da sua estratégia é a definição da persona, a compreensão do perfil de cada canal e a pesquisa. Consequentemente, tudo tende a ser simplificado. Ainda assim, é importante ter atenção a questões fundamentais da atuação em redes sociais. Um ponto importante é o tempo de resposta às perguntas dos clientes nas redes.

Como as redes sociais são extremamente ágeis, as pessoas tendem a recorrer a elas para resolver problemas ou tirarem suas dúvidas. Sendo assim, se você ainda conta somente com o telefone para contato, é hora de se modernizar.

Nesse sentido, ferramentas como o HootSuite e o Buffer podem ser muito úteis para ajudar você a fazer um trabalho sincronizado entre os canais e garantir o atendimento imediato, sempre que as solicitações surgirem.

Crie conteúdo de qualidade

O conteúdo de qualidade vai atrair interessados para o universo da sua loja gratuitamente. Sim, gratuitamente. As pessoas vão pesquisar sempre que precisarem e se você tiver materiais de qualidade, isso dará credibilidade para a sua loja. É meio caminho andado para fechar novos negócios.

A pergunta que fica é: como conseguir isso? Você pode criar um blog para falar a respeito de seus serviços, dando dicas, apresentando novidades e indicando tendências. Uma sugestão é fazer um trabalho específico com palavras-chave. Elas podem otimizar o seu conteúdo e fazer com que as pessoas cheguem até a sua página sempre que pesquisarem determinados termos. Estude técnicas de SEO!

E o que isso tem a ver com as redes sociais? Pense nelas como divulgadoras desse material. A cada postagem você pode criar anúncios para gerar tráfego para o blog e conquistar clientes. 

Surpreenda seus seguidores

As redes sociais têm uma grande audiência no mundo todo. Somente o Facebook já alcançou a marca de 2 bilhões de usuários, o que faz dele um canal extremamente poderoso para a divulgação das empresas. Sendo assim, por que não usar esse potencial em favor da sua marca? Crie promoções, participe de eventos como a Black Friday, interaja com seus clientes.

A diferença do marketing digital para o tradicional é que no ambiente online é possível criar ofertas e controlar os gastos. No Gerenciador de Anúncios do Facebook, por exemplo, você pode definir um valor para a sua postagem e pagar somente aquilo que indicou para promovê-la. Explore essa ferramenta para surpreender seguidores e pessoas que ainda não conhecem a sua marca.

Enfim, saber lidar com as redes sociais é fundamental para que uma empresa alcance melhores resultados. Comece a investir nessa solução e crie uma presença online forte para a sua loja.

Entendeu como é possível conquistar novos clientes com as redes sociais? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais dicas.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário