Varejo

Como fazer networking para atrair clientes para minha loja de móveis?

29/04/2019

Pensar em como fazer networking para a sua loja de móveis é fundamental, entre outros motivos, para atrair clientes. Criando meios para aproximar pessoas, você tem como divulgar soluções e fidelizar consumidores.

Nesse contexto, vale a pena conhecer as práticas para conseguir criar um melhor relacionamento. Elas vão desde medidas tradicionais até ações mais específicas. Conheça as principais delas a seguir.

Faça o seu networking profissional

Ampliar a rede de contatos é importante para fazer com que as pessoas conheçam o seu serviço e, diante da necessidade de fechar novos negócios e criar parcerias, confiem em você para investir seu dinheiro. Tenha em mente que a confiança deve ser a base do processo.

Quer saber como construir isso e gerar benefícios para a sua loja de móveis? Então confira as dicas.

Comece a se comunicar

É possível que você se concentre nas suas atividades de rotina e que tenha pouco tempo para outras ações. Entretanto, para construir uma boa rede de relacionamentos é necessário pensar em formas de se aproximar de outros profissionais, o que só pode ser feito com uma comunicação adequada.

Como fazer isso? Conheça o seu mercado, o seu consumidor e tudo o que permeia a sua atividade. Esse é o primeiro passo. É preciso saber com quem se relacionar para então criar elos interessantes com todos os envolvidos.

Participe de eventos

Conhecendo o universo da sua loja, chega o momento de se aproximar dos parceiros em potencial. Vá onde as pessoas estão. Eventos como feiras e seminários são ótimos para aproximar profissionais de um mesmo segmento. Participe desses encontros e interaja, mas não se resuma apenas a ações pontuais. Ative seus contatos. Isso significa que você deve criar meios para falar novamente com a pessoa após esse primeiro encontro.

Uma maneira de fazer isso é por meio das redes sociais, mas lembre-se: é preciso ter o que oferecer para as pessoas, principalmente, aquelas que podem ser tidas como contatos relevantes para os seus interesses. Tendo o que oferecer, você facilita essa abertura e começa a estabelecer uma relação de benefício mútuo entre os envolvidos.

Valorize as relações de troca

Não pense que se aproximar de pessoas é fácil, principalmente no ambiente profissional. Muitas vezes elas estão tão envolvidas com seus próprios projetos e problemas que não têm tempo para construir redes de relacionamento.

Sendo assim, é preciso entender que o networking que funciona é aquele que se sustenta em relações de troca. Pensar somente nos próprios benefícios é um erro muito comum. Por que algum profissional vai querer ajudar a sua empresa sem qualquer retorno? Concentre-se em ter o que apresentar para as pessoas e veja o seu networking crescer.

Use as redes sociais com critério

Esse critério pode ser a reativação de contatos perdidos. Não pense nessas ferramentas somente sob o ponto de vista pessoal. É importante que as redes tenham finalidades profissionais também. Nesse sentido, o LinkedIn é uma solução que merece destaque. Com ele, você pode se aproximar de amigos e profissionais, tendo acesso às informações que eles publicam a respeito de sua trajetória e planos.

O site pode ser uma importante fonte de informação para você pensar em novas parcerias. Antigos colegas de faculdade e de trabalho, por exemplo, podem estar no mesmo ramo que você e em busca de soluções que a sua loja tem como oferecer.

Entenda como fazer networking na sua loja de móveis

Crie parceiras

Empresas que atuam no mesmo ramo que você podem indicar clientes, caso não ofereçam as soluções com as quais você trabalha. O contrário também pode ser feito para ajudar você a criar uma imagem positiva no mercado. Por isso, procure se conectar com quem pode fazer indicações, buscando sempre ter o que oferecer para esses profissionais.

Essa relação pode atrair novos clientes e ainda gerar uma série de outros benefícios entre as empresas. Eventos são ótimos para reunir diferentes tipos de profissionais com os quais você pode se relacionar.

Busque visibilidade

Uma vez que você começa a promover a imagem da loja nas redes sociais, é natural que surjam pessoas interessadas nas soluções que ela apresenta. Esse é um dos benefícios que a busca pelo networking na internet pode gerar. Ela conecta você a potenciais clientes e oferece condições para que o negócio prospere.

Crie soluções específicas

Fidelizar clientes é algo importante para qualquer negócio. Para tanto, é preciso conhecer o perfil do consumidor e então superar suas expectativas. O networking permite que você conheça melhor o perfil do seu público. Identificando seus gostos, você tem como definir um padrão de qualidade para agir com foco nas informações obtidas.

Consequentemente, você tem como apresentar às pessoas algo que a concorrência não tem. Esse pode ser o seu diferencial competitivo. Uma venda pode até ser mais cara, desde que tenha algo mais a oferecer. Saiba fazer uso das informações e da proximidade que você tem com seus clientes para agregar valor.

Crie promoções

Promoções são soluções simples para atrair consumidores e aumentar as vendas. Com descontos especiais nos chamados “produtos âncora”, você seduz os clientes e dá visibilidade para outras soluções.

Assim, a dica é se preparar para criar grandes promoções para a loja, com preços especiais, condições melhores de entrega, entre outras ações. Eventos assim melhoram o seu networking e trazem resultados para a loja.

Invista no marketing espontâneo

Um networking bem construído faz com que as pessoas tenham o interesse em divulgar o seu produto. A indicação é fundamental para uma empresa ganhar mercado. Isso porque quando alguém indica uma solução é porque já aprovou o que está em oferta e isso simplifica a decisão de novos clientes. A rede que você constrói gera credibilidade e impulsiona as suas vendas, por isso, faça com que ela se amplie: crie meios para que a propaganda boca a boca expanda o alcance da sua marca.

Enfim, construir boas relações humanas é fundamental para que qualquer pessoa tenha sucesso e qualidade de vida. Na lógica empresarial, isso pode gerar frutos incríveis para o empreendimento. Saiba como construir e comece a prosperar.

Ficou alguma dúvida sobre como fazer networking? Deixe aqui no espaço dos comentários. Queremos saber o que você achou.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário