Design e Decoração

Como a tecnologia ajuda no planejamento dos ambientes?

29/05/2019

Não é novidade para ninguém que a tecnologia tem transformado a nossa realidade. Isso acontece nos mais diferentes segmentos e também no planejamento dos ambientes.

O fato é que as mesmas iniciativas que nos permitem simplificar nossos relacionamentos interpessoais também geram benefícios no que diz respeito ao universo profissional.

Pense na tecnologia como um conjunto de recursos que viabilizam ações. É o que acontece com o WhatsApp, por exemplo, que aproxima as pessoas e, consequentemente, facilita não somente o contato entre amigos, mas também a reunião das empresas com seus clientes, fornecedores, entre outros.

Além disso, existem soluções específicas que podem ser muito úteis para o profissional que trabalha com arquitetura e decoração. Quer conhecê-las e saber como elas podem ajudar você a fazer um trabalho ainda mais qualificado? Então siga em frente.

A tecnologia em diversos setores

De uma maneira geral, são inúmeros os benefícios que a tecnologia tem oferecido para o mundo da arquitetura e a decoração.

Soluções como a tecnologia de automação doméstica, por exemplo, têm proporcionado comodidade e sustentabilidade para os projetos. Hoje, com a ambientação virtual online, os profissionais resolvem problemas sem precisarem se deslocar.

Tal avanço tende a se intensificar cada vez mais nos próximos anos. É sobre isso que falaremos na sequência, apresentando uma série de inovações que têm transformado a realidade das pessoas e que, com o tempo, possivelmente causarão um impacto ainda maior.

Os recursos com maior destaque

A pergunta que fica é: o que usar? Para ajudar você em relação a isso, preparamos algumas dicas de recursos tecnológicos que certamente farão a diferença no seu trabalho.

Inteligência Artificial

Você já deve ter ouvido falar de Inteligência Artificial. Mais do que isso: ela já deve ter feito parte da sua vida. Sempre que uma máquina é configurada de tal maneira que ela consegue tomar decisões sem a interferência humana, estamos diante da chamada Inteligência Artificial.

No mercado de decoração, basta conferir as propostas de autogerenciamento, que permitem soluções como automação para aquecimento da água da banheira, irrigação do jardim, controle da luminosidade, entre outras que podem ser acionadas com um simples toque no smartphone. Esses são exemplos de como a Inteligência Artificial tem marcado presença no mercado.

Impressoras 3D

Poucos temas têm ganhado tamanho destaque na área de tecnologia quanto esse. As impressoras 3D têm chamado a atenção nos últimos anos por conta das grandes criações que permite fazer. A tendência é que no futuro, projetos realizados com esse recurso se tornem mais comuns, transformando radicalmente a rotina do profissional.

Imagine um cliente que pode usar um sistema para informar suas preferências usando seu próprio computador, sem sair de casa: isso será cada vez mais comum.

Com as impressoras 3D será possível construir ambientes inteiros de maneira muito mais eficiente e segura, garantindo projetos cada vez mais compatíveis com os interesses dos clientes.

Realidade Aumentada

Outra novidade que vem crescendo significativamente. Com a Realidade Aumentada, os projetos podem ser projetados no meio virtual e os resultados finais, antecipados. Isso é importante para evitar erros e gerar soluções ainda mais precisas em relação às necessidades do cliente.

Com ela, passa a ser possível ver como os móveis ficarão na casa antes da compra ser fechada, bastando apenas o usuário apontar a câmera de seu smartphone para o local exato onde pretende inserir o móvel para ter uma ideia clara a respeito do que terá futuramente. Parece loucura? Então pense em aplicativos de entretenimento como o Pokemon Go, que faz exatamente isso, projetando animações nos mais diferentes lugares das cidades.

Computação em Nuvem

Já na chamada Cloud Computing, ou computação em nuvem, em português, o diferencial se dá no armazenamento e compartilhamento de informações, o que permite que diferentes procedimentos sejam realizados mesmo há distância sem que haja qualquer dificuldade de acesso.

Isso pode ser útil não somente para que o profissional simplifique sua organização, armazenando documentos virtualmente, mas também para inovar no mercado de arquitetura e decoração.

Graças a essa tecnologia, já é possível investir em sistemas high-tech capazes de detectar problemas como vazamentos de gás, por exemplo. Com o tráfego de informações na nuvem, o proprietário de uma casa dotada dessa tecnologia pode ser acionado imediatamente, assim que a eventualidade acontece, sendo possível até solicitar a abertura automática das janelas para que o gás se disperse e seu patrimônio esteja protegido.

Renderização

Renderizar é gerar imagens a partir de simulações de condições reais. A renderização não é necessariamente uma novidade na arquitetura, entretanto, a tecnologia tem permitido que novas técnicas tornem essa prática cada vez mais avançada, gerando resultados melhores.

Assim, soluções como o Promob Real Scene, por exemplo, permitem que o cliente veja imagens em 360º por meio de óculos VR, simulando diferentes efeitos de luz, o que torna a visualização dos ambientes mais próxima da realidade.

Software de Gestão

Um software de gestão é uma ferramenta poderosa que permite a você controlar diferentes etapas e processos do seu projeto, sempre de maneira simplificada e eficiente.

Trata-se de uma realidade que tem trazido sofisticação para diferentes tipos de empresas. Com ele, as vantagens vão desde a organização de tarefas até a automatização de uma série de atividades do dia a dia. Sem dúvida, é o caminho mais adequado para modernizar o seu trabalho profissional e fazer com que você ganhe mercado.

Ao adotar um software de gestão específico para a sua área, a tendência é que o sistema simplifique o controle dos processos e ajude a trazer resultados.

Os benefícios da tecnologia no planejamento dos ambientes

O profissional pode ter benefícios significativos tanto no planejamento quanto na avaliação e na execução de projetos quando conta com a tecnologia como aliada. Ao fazer uso de um software de gestão, por exemplo, você consegue construir suas ações com maior riqueza de detalhes, diminuindo a incidência de erros e evitando atrasos.

Da mesma forma, a automação surge como um elemento fundamental para otimizar o trabalho a ser entregue. É ela que racionaliza os processos e dá a certeza de que as projeções são compatíveis com as necessidades, mesmo quando os procedimentos são extremamente complexos.

Já em relação à execução, soluções como a computação em nuvem garantem a colaboração entre diferentes pessoas participantes do projeto. Isso é fundamental para que ideias sejam aperfeiçoadas e inovações sejam colocadas em prática.

Enfim, a tecnologia tem transformado realidades dos mais diversos segmentos. Ficar atento ao que ela pode oferecer é fundamental para que qualquer empresa de qualquer empreendimento ganhe destaque. Considere as dicas aqui apresentadas e tenha sucesso.

Quer saber um pouco mais sobre planejamento dos ambientes? Então conheça os diferenciais Promob para software de projetos de interiores.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário