Business Intelligence na indústria moveleira: saiba mais!

Business Intelligence na indústria moveleira: saiba mais!

business intelligence na indústria moveleira

Em um cenário cada vez mais competitivo, buscar diferenciais para conquistar e manter a preferência de clientes e parceiros é passo essencial. Nesse sentido, usar ferramentas como Business Intelligence (BI) a favor da sua empresa é estratégia certeira.

Em linhas gerais, BI é sinônimo de inteligência de negócios. O conceito abrange os processos de coletar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar dados de forma que essas informações apoiem empresas de todos os setores na gestão de seus negócios.

Entre as vantagens que a indústria moveleira tem ao utilizar o BI em seus processos do dia a dia estão contar com dados mais confiáveis para a tomada de decisões e alcançar maior produtividade de seus gestores, que poderão usar seu tempo em atividades mais ligadas ao core business da empresa. Entenda como o Business Intelligence pode ser utilizado na indústria moveleira e as vantagens de apostar nessa estratégia!

Melhora no desempenho da empresa

Com a aplicação de Business Intellingence, é possível analisar e manipular dados em tempo real, com acesso fácil às informações corporativas, das mais simples às mais estratégicas. Essa é uma vantagem que torna a indústria ainda mais competitiva, pois permite que os gestores tenham uma visão mais completa de todos os processos da empresa. Com isso, podem tomar decisões de forma acertada.

Implementar o BI na indústria moveleira também traz como benefício mais agilidade nos processos. Como os dados podem ser acessados com mais rapidez e informações de diferentes áreas são trabalhadas de forma integrada, a tomada de decisões pode ser feita rapidamente, o que é um diferencial em relação à concorrência. Em um mercado cada vez mais competitivo, cada informação vale ouro e faz toda a diferença no desempenho de uma empresa.

Apoio na detecção de erros

Falhas são comuns na rotina da indústria moveleira. No entanto, na correria do dia a dia, esses equívocos podem passar em branco, o que, com o passar do tempo, pode levar a gargalos que prejudicam o desempenho da empresa como um todo e, consequentemente, seus resultados.

Ao utilizar o Business Intelligence como apoio, os gestores conseguem corrigir possíveis equívocos nos processos ao extrair e filtrar dados, detectando falhas internas que levaram a problemas como atrasos nas entregas, erros de montagem, entre outros. Com isso, é possível reduzir custos com perdas e, ainda, melhorar a experiência e satisfação dos clientes.

Possibilidade de acompanhamento em tempo real

Uma das grandes vantagens de usar o Business Intelligence na operação é ter acesso em tempo real a dados estratégicos do negócio. Esse recurso pode ser benéfico para as mais diversas áreas de uma indústria moveleira, como a financeira. Com a utilização do BI, é possível fazer um planejamento estratégico mais acurado. O setor financeiro pode saber, com mais facilidade, o comportamento de seu fluxo de caixa, com previsões de entradas e saídas.

Mais do que reunir dados, o BI oferece uma análise mais acurada das informações. Diferentemente de planilhas atualizadas manualmente, usar o Business Intelligence é a garantia de que as informações acessadas estão atualizadas e integradas.

Informações confiáveis para a tomada de decisões

Não é raro que pequenas indústrias moveleiras sofram com problemas como informações descentralizadas e inexatas sobre os mais diversos processos. Isso acontece porque —  como, geralmente, cada área é responsável por fornecer dados sobre suas atividades — há falta de padronização no tratamento das informações e, ainda, grande chance de ocorrerem erros humanos quando a inserção desses dados é feita de forma manual.

Com a implementação de uma área de Business Intelligence ou, até mesmo, com a contratação de um profissional especializado em inteligência de negócios esses problemas podem ser evitados. O BI é responsável não só por reunir informações como tratá-las de forma padronizada. Com relatórios completos e compostos por dados atualizados em tempo real, os gestores das mais diversas áreas têm todos os subsídios que precisam para tomar decisões rapidamente e de maneira mais segura.

Otimização de processos

Outra vantagem de adotar agora mesmo o BI na indústria moveleira é a otimização dos mais diversos processos. Com o apoio da estratégia, é possível melhorar, entre outros pontos, o controle financeiro, o desempenho das estratégias de marketing, o planejamento de produção de móveis e, até mesmo, oferecer uma melhor experiência para os clientes.

O uso do Business Intelligence permite, por exemplo, acompanhar os movimentos dos usuários em um site e fazer uma peneira de dados de vendas e pós-vendas. Assim, a indústria consegue identificar o que funciona e o que não funciona em seu atendimento comercial, tendo a possibilidade de consertar possíveis gargalos e aperfeiçoar ainda mais certos processos.

A gestão de estoque, que é um ponto central para o bom desempenho de uma indústria moveleira, também é otimizada com a utilização do Business Intelligence. A inteligência de dados ajuda no monitoramento e no ajuste dos níveis de estoque, com execução totalmente automatizada. Apostar no BI e em ferramentas como um ERP é a chave para ter dados estratégicos sobre produtos em estoque e itens que precisam ser adquiridos com urgência. E é possível ir além: com o BI, o gestor tem acesso a outros detalhes que permitem uma melhor gestão da sua cadeia.

O Business Intelligence pode ser usado das mais diversas formas na indústria moveleira. É possível adotar a inteligência de dados para gestão industrial e otimizar processos como gerenciamento de estoque, gestão financeira, vendas e pós-vendas. Outra vantagem de adotar o BI na sua empresa é em função do melhor desempenho, já que, com dados confiáveis, os resultados são incrementados e o negócio se destaca em relação à concorrência, tornando-se cada vez mais competitivo.

O apoio na detecção de erros e a possibilidade de acompanhar dados em tempo real e de contar com informações mais confiáveis para a tomada de decisões são outros benefícios.

Para usar o Business Intelligence da melhor forma na indústria que atua no setor moveleiro, é importante investir também na contratação de um sistema de gestão alinhado às necessidades do negócio, criar um bom planejamento estratégico e ter um gerenciamento de dados eficiente. Dessa forma, as informações estratégicas serão usadas da melhor forma pela sua empresa.

Quer ter acesso a outros conteúdos sobre Business Intelligence e a tendências para a indústria moveleira? Assine agora mesmo nossa newsletter!

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

O mercado moveleiro está em constante expansão no Brasil e o Rio Grande do Sul lidera o cenário. Saiba mais sobre a importância da Promob para esse setor.
Fábricas, Marcenaria

Setor moveleiro: conheça os estados brasileiros que se destacam

Woman monitors dark office
Fábricas

CONHEÇA 3 FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE E OS SEUS BENEFÍCIOS

promobsoftwaressa_promob_image_582
Fábricas

ENTENDA OS BENEFÍCIOS DA RELAÇÃO ERP E BI

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.