Business Intelligence: importância para a gestão industrial

Business Intelligence: importância para a gestão industrial

business intelligence importância para gestão industrial

O Business Intelligence pode — e deve — ser aplicado na gestão empresarial. Afinal, nós vivemos na Era da Informação e nela dados são uma moeda de troca valiosa. Você já se sentiu afogado em meio a tantos deles sem saber o que fazer?

É exatamente nesse ponto que o Business Intelligence pode ajudar. Conforme fica mais difícil encontrar sentido nas nossas informações sem a utilização de recursos específicos, também fica mais complicado para a indústria conseguir inovar.

Todavia, pode ser trabalhoso se familiarizar com todos os motivos que fazem do Business Intelligence um recurso importante para a gestão industrial. Por isso, preparamos este artigo. Fique atento aos pontos a seguir e entenda de uma vez por todas como BI pode mudar o processo de manufatura.

O que é Business Intelligence?

Ferramentas de Business Intelligence são programas, softwares e aplicações desenvolvidas exclusivamente para lidar com dados. Elas ajudam você a localizar, analisar e documentar informação a fim de obter o máximo desempenho dela.

De maneira ainda mais simples, podemos dizer que BI é um recurso desenvolvido para fazer com que o fluxo de dados se torne inteligível. Essa tecnologia ajuda empresas grandes e pequenas a tornar dados estruturados e não estruturados em informação acionável.

Por que eu deveria me importar com Business Intelligence?

A princípio, um dos maiores motivos para você se importar com BI é o fato de que ele não vai sumir de uma hora para a outra. Assim como as informações que a sua empresa armazena a respeito de produtos, clientes e do mercado em que atua crescem, o Business Intelligence se torna apenas mais relevante para nossa forma de fazer negócios. Portanto, isso já é motivo o suficiente para ficar atento a essa tecnologia.

Se antes o Business Intelligence ficava restrito a grandes empresas e a seus centros de processamento de dados complexos, hoje as coisas não são mais assim. E este é o segundo motivo pelo qual você deveria se importar com BI. Conforme a tecnologia se populariza, ela chega a mais pessoas e pode, inclusive, fazer a diferença para o seu concorrente se você não ficar atento.

Por que indústrias se beneficiam ao investir em BI?

Business Intelligence é particularmente importante para a gestão industrial porque pode fazer muito por este setor. A manufatura tem particularidades que nenhum outro mercado apresenta e você, provavelmente, as conhece muito bem.

A importância constante de maximizar a eficiência da sua linha de produção, por exemplo, norteia a tomada de decisão nesses ambientes. Investir em tecnologia capaz de simplificar isso pode ajudar você a obter melhores resultados.

A gestão industrial é particularmente complexa, quando comparada com a gestão de outros tipos de negócios. Aqui, mais do que em qualquer outro lugar, empresários precisam enfrentar a competição de empresas dentro e fora do seu mercado de trabalho. E, exatamente por isso, precisam utilizar tantos recursos quanto puderem para fazer decisões melhores e mais bem informadas.

Abaixo você confere alguns motivos que tornam o Business Intelligence importante para a gestão industrial.

Intensifica a produtividade

Inicialmente, um dos primeiros efeitos que você será capaz de perceber após a implementação de uma tecnologia de Business Intelligence é o aumento da produtividade. Mas muita gente não sabe que essa é uma vantagem que se pode obter com BI.

Explicá-la é mais simples do que parece. Quando você tem acesso apenas a meios tradicionais de coletar, armazenar e analisar dados é preciso investir muita energia para fazer isso, por exemplo, dedicar um ou mais profissionais a sua leitura e entendimento e a produção de relatórios, e isso custa caro e toma tempo.

Mas com Business Intelligence todo o mesmo processo é realizado automaticamente, por software altamente especializado. Obter informações precisas a respeito do que quer que seja está a distância do clique de um botão. E por isso os seus funcionários podem ser mais produtivos e se concentrarem nas próprias tarefas.

Obtenha inteligência de mercado com BI

Outro ponto que torna a tecnologia do BI tão importante para a gestão industrial é o fato de que ela simplifica a análise dos dados que a sua empresa vem coletando ao longo dos anos. É provável que, seja você um profissional de marketing ou de vendas, um CRM faça parte da sua rotina. E qual é a função desse software?

Coletar e armazenar os dados de clientes e prospects que já demonstraram interesse em fazer negócio com a sua empresa. Utilizar as informações contidas nesses programas de computador para gerar inteligência de mercado é uma das melhores coisas que podemos fazer com BI.

Os resultados são novas oportunidades de vendas, um entendimento ampliado do que quer o consumidor e um relacionamento mais saudável com o seu público-alvo.

Aumente a visibilidade da gestão

Pensando exclusivamente nas vantagens que o Business Intelligence pode trazer para a gestão, provavelmente, não há nenhuma mais importante que o aumento da visibilidade. Se o seu grande objetivo é ampliar o controle que tem sobre os processos mais importantes na sua organização, BI é o recurso certo.

Com ele será muito mais fácil identificar áreas que precisam de melhorias. E, consequentemente, ficará mais simples solucionar gargalos de produção e atenuar problemas.

Transforme dados em informação acionável

Mas a maior característica do Business Intelligence, como recurso, a gente já citou para você ao longo deste texto. É o fato de que essa tecnologia foi desenvolvida para transformar dados em informação acionável.

Todavia, o que isso significa na prática? Um sistema de Business Intelligence é um recurso analítico que pode dar a você insights o bastante para tomada de decisões informada. Traçar planos estratégicos e identificar tendências, por exemplo, fica muito mais fácil dessa forma.

Com o seu uso, fazer as conexões que o ajudam a entender por que um determinado curso de ação funciona melhor do que o outro será mais fácil. E compreender a dinâmica que existe entre áreas do seu negócio que, a priori, parecem muito distantes.

Acima, descrevemos apenas alguns dos benefícios que Business Intelligence pode trazer para o seu negócio. Ao longo de sua implementação sempre será possível descobrir vantagens específicas, que dizem respeito apenas a sua indústria.

Gostou de conhecer melhor o Business Intelligence? Assine a nossa newsletter e receba em sua caixa de e-mail atualizações exclusivas de como a tecnologia pode acelerar a sua empresa!

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

O mercado moveleiro está em constante expansão no Brasil e o Rio Grande do Sul lidera o cenário. Saiba mais sobre a importância da Promob para esse setor.
Fábricas, Marcenaria

Setor moveleiro: conheça os estados brasileiros que se destacam

Woman monitors dark office
Fábricas

CONHEÇA 3 FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE E OS SEUS BENEFÍCIOS

promobsoftwaressa_promob_image_582
Fábricas

ENTENDA OS BENEFÍCIOS DA RELAÇÃO ERP E BI

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.