Automatização na marcenaria: como ela pode ser aplicada?

Automatização na marcenaria: como ela pode ser aplicada?

Automatização na marcenaria como pode ser aplicada

Deixar para trás certos processos manuais e investir na automatização pode ser um diferencial competitivo e tanto para o negócio. Isso porque a mudança melhora a produção como um todo, desde a venda até a entrega dos produtos para o consumidor final.

A automatização na marcenaria pode ser aplicada para os mais diversos fins, como alcançar maior agilidade nos processos, aumentar a produtividade, ter prazos mais estruturados e oferecer melhor atendimento ao cliente. Neste post, vamos mostrar como aplicar a automatização na marcenaria e por que você deve investir nesse passo!

Ganho de agilidade nos processos

A automatização na marcenaria pode ser aplicada para otimizar os processos cotidianos. Há alguns anos, essas atividades eram totalmente manuais, com o móvel desenhado à mão pelo marceneiro, que, em seguida, criava listas de furação, prevendo também o corte mais adequado para o material.

Hoje em dia, todo esse processo pode ser otimizado por meio da automatização. É possível criar projetos digitalmente e enviá-los para a produção logo após o cliente aprovar. Desse modo, a fabricação de móveis e acessórios acontece de forma mais rápida e o resultado é mais fiel ao projeto.

Mitigação de erros humanos

Além de agilizar processos, aplicar a automatização na marcenaria tem o benefício de reduzir substancialmente os erros humanos. Ao usar ferramentas para executar atividades como concepção e fabricação de móveis, é possível diminuir a chance de acontecerem falhas pelo caminho, além de fazer com que os produtos sejam produzidos em, pelo menos, metade do tempo.

Aumento da produtividade

Outra vantagem importante é o aumento significativo de produtividade no dia a dia do negócio. Ao apostar no uso de softwares para certas tarefas, os funcionários são liberados da execução de atividades rotineiras e repetitivas.

Na execução de corte e produção, por exemplo, você ganha tempo de diversas formas, já que os planos de corte e furação são enviados diretamente para as máquinas, o que possibilidade que o móvel seja construído rapidamente.

Você também pode visualizar as alterações em tempo real sem necessitar de um profissional especificamente para a função. Dessa forma, seu tempo e o de sua equipe pode ser utilizado para tarefas mais estratégicas do negócio, como a prospecção de clientes e pesquisa de tendências do setor moveleiro.

Diminuição de atrasos

Um dos desafios de uma marcenaria é conseguir cumprir os prazos acordados com o cliente. Afinal, são muitos percalços que podem surgir pelo caminho e levar ao atraso, como problemas no maquinário ou falha de comunicação entre áreas do negócio.

Ao investir na automatização, é possível ter prazos mais estruturados. Com o uso de softwares, você pode integrar diversos processos, encadeando a apresentação do projeto ao cliente ao plano de corte, por exemplo. Assim, é reduzida substancialmente a chance de acontecer algum atraso no meio do caminho.

O orçamento é outro ponto que pode ser otimizado por meio da automatização. Um software de projetos 3D para marceneiros otimiza o processo a partir da geração automática da listagem de peças, ferragens e chapas. Ao dar um retorno rápido ao cliente, você aumenta sua satisfação e melhora sua experiência com a marcenaria.

Redução de custos

Você pode aplicar a automatização na marcenaria também para reduzir custos. Usar a tecnologia como aliada traz diversos benefícios para quem quer combater o desperdício, otimizar a produção e, por consequência, ter menos gastos no dia a dia.

Contar com um software de corte e produção permite, entre outros pontos, controlar e aproveitar as sobras, o que faz toda a diferença para o giro do seu estoque, economizando matéria-prima. Com o uso de um software que integra projeto, venda e produção, você reduz ainda mais seus custos ao eliminar, por exemplo, etapas como a pré-montagem. Além de menos gastos, você aumenta a produtividade do seu negócio e facilita a gestão.

Melhoria da gestão financeira

A gestão financeira da sua marcenaria também pode ser otimizada por meio da automatização. Há softwares que centralizam em um só lugar todos os dados necessários para gerenciar as finanças. Com a ajuda da tecnologia, é possível fazer o fluxo de caixa com facilidade, além de ter informações financeiras organizadas e padronizadas, o que simplifica a análise e a conferência no dia a dia.

Ao aplicar a automatização na marcenaria, você acaba com as velhas planilhas e dados soltos, armazenados em diferentes locais, e passa a contar com recursos que tornam a catalogação e divisão das despesas e receitas mais eficaz e flexível.

Facilitação da tomada de decisões

Na correria da rotina, é preciso tornar a tomada de decisões na marcenaria um processo simples e ágil. Isso fica mais fácil ao automatizar processos do negócio. Investir na implementação de um software de gestão proporciona facilidades a partir do momento que o gestor encontra em um só lugar todos os dados que necessita sobre o negócio.

Preços, margens e orçamentos não só serão facilmente acessados como estarão sempre atualizados. Com isso, o gestor sabe que está trabalhando com os números certos e não tem que recorrer ao financeiro, por exemplo, para confirmação. Ter acesso a relatórios de controle de consumo, fabricação e montagem também otimiza o trabalho do dia a dia.

Ampliação da satisfação dos clientes

A marcenaria que quer oferecer a melhor experiência para os consumidores e se diferenciar no mercado não pode ficar para trás. Investir na automatização é uma necessidade. Ao usar um software específico para esse tipo de negócio, você faz a gestão da carteira de projetos e clientes com poucos cliques. Isso permite agir com rapidez caso verifique que há, por exemplo, algum atraso que possa impactar o prazo de entrega do móvel.

A automatização na marcenaria pode ser aplicada para diversos fins. Entre eles, melhorar a experiência dos clientes, aumentar a produtividade, integrar processos e reduzir custos. Para se manter competitivo no mercado, não perca tempo! Avalie agora mesmo os processos que podem ser otimizados com a ajuda da tecnologia e modernize seu negócio.

Quer investir na automatização e melhorar ainda mais os resultados do seu negócio? Entre em contato com a gente e conheça soluções sob medida para suas possibilidades.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas
Marcenaria, Designers e Arquitetos

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas

O mercado moveleiro está em constante expansão no Brasil e o Rio Grande do Sul lidera o cenário. Saiba mais sobre a importância da Promob para esse setor.
Fábricas, Marcenaria

Setor moveleiro: conheça os estados brasileiros que se destacam

Maquina CNC
Marcenaria

CNC para marcenarias: como utilizar essa tecnologia no trabalho com madeira

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.