Automação de processos: como reduzir custos da sua marcenaria?

Automação de processos: como reduzir custos da sua marcenaria?

automação de processos reduzir custos da sua marcenaria

A automação de processos gerenciais mecânicos, repetitivos ou trabalhosos traz muitos ganhos para a gestão e operacionalização de uma marcenaria, pois possibilita aos responsáveis por essas atividades se ocuparem de atividades e de funções que agreguem maior valor ao negócio.

O empreendimento também passa a contar com vantagens importantes, como redução de custos, agilização de rotinas administrativas e maior facilidade em obter dados concretos e precisos para a tomada de decisão.

Para entender melhor sobre como a automação de processos pode ajudar sua marcenaria, confira os principais benefícios que ela traz:

Melhora no fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um instrumento que otimiza a gestão financeira da marcenaria, pois colabora no controle de receitas e despesas. Seu uso previne equívocos e confusões nas obrigações da empresa, além de possibilitar vislumbrar por meio de dados e informações econômicas os resultados organizacionais da marcenaria.

Contudo, ele possui muitas atividades repetitivas e mecânicas, como a realização de conferências frequentes, cálculos diários, entre outras. Ao adotar um sistema de automação de processos, tais pontos podem ser otimizados e realizados mais rapidamente, além dos dados obtidos serem mais seguros e confiáveis. Isso pode evitar transtornos com atrasos de pagamentos, contas esquecidas, pagamentos realizados a mais etc.

Organização de despesas e receitas

Além do fluxo de caixa, outros controles de despesas e receitas podem ser melhorados graças a uma maior organização das informações promovida por um sistema de automação. Isso porque ele também permite padronizar dados, além de facilitar a análise e conferência deles em layouts otimizados.

Em vez das antigas planilhas e anotações soltas, um sistema de automação entrega recursos que facilitam a estruturação, catalogação e divisão de receitas e despesas com maior flexibilidade e eficácia.

Maior agilidade nas tarefas cotidianas

Um dos principais benefícios é o aumento da agilidade nas tarefas cotidianas de gestão, como obtenção de dados e controle. Com alguns cliques é possível ter informações importantes sobre a situação atual do negócio para confeccionar relatórios ou fazer rotinas rapidamente. Isso significa que os ganhos podem ser diretos, graças às atividades realizadas inteiramente pelo software, ou indiretos devido à maior facilidade de se obter dados e ao suporte entregue pela solução.

Facilidade na integração de setores e processos

Como mencionado acima, tarefas automatizadas podem ser padronizadas. Isso facilita a integração de dados de diferentes setores e processos dentro da sua marcenaria, permitindo a obtenção de um fluxo de trabalho contínuo e amplo. Graças a isso, é possível aumentar a produtividade e melhorar a troca de informações entre setores.

Otimização da gestão de fornecedores

Outra vantagem de um sistema de automação de processos é a facilidade de gerir informações relacionadas à gestão de fornecedores. Por exemplo, é possível verificar mais facilmente quais os principais fornecedores da empresa, quanto foi adquirido nas compras com eles, padronizar os dados de lançamentos de notas etc.

Em alguns casos, dá até para integrar processos automatizados da marcenaria com os dos fornecedores, melhorando a sinergia entre ambos.

Melhora no controle do estoque

Outra grande vantagem de um sistema de automação de processos é que ele permite organizar e estruturar melhor tarefas cotidianas do controle de estoque. Isso é vital para se descobrir gargalos, inconsistências de informações no estoque contábil e no existente, melhorar o fluxo de entrada e saída de produtos, entre outros. Tudo graças a processos mais rápidos, dinâmicos e precisos.

Vale destacar que a integração de setores apontada acima também tem grande importância nesse item, já que fica mais fácil administrar toda a cadeia de suprimentos e de logística da marcenaria.

Um sistema de automação pode deixar seus processos mais eficientes, reduzindo custos e melhorando a gestão do negócio. A obtenção de dados e relatórios, bem como indicadores de performance, também são possíveis nesse tipo de solução, o que ajuda a tomar estratégias mais precisas e eficazes.

Quer mais conteúdo como essas dicas sobre automação de processos para sua marcenaria? Então assine nossa newsletter e receba novos posts em seu e-mail!

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas
Marcenaria, Designers e Arquitetos

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas

O mercado moveleiro está em constante expansão no Brasil e o Rio Grande do Sul lidera o cenário. Saiba mais sobre a importância da Promob para esse setor.
Fábricas, Marcenaria

Setor moveleiro: conheça os estados brasileiros que se destacam

Maquina CNC
Marcenaria

CNC para marcenarias: como utilizar essa tecnologia no trabalho com madeira

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.