Atendimento virtual: conheça as 9 melhores ferramentas

Atendimento virtual: conheça as 9 melhores ferramentas

Atendimento virtual conheça as 9 melhores ferramentas

Todo profissional pode se beneficiar com as funcionalidades da tecnologia, utilizando desde aplicativos específicos para a área de atuação até recursos já consolidados no mercado. O que muitas dessas ferramentas têm em comum é a possibilidade de realizar atendimento virtual.

Tal prática é benéfica por reduzir custos, agilizar a comunicação e proporcionar comodidade às partes envolvidas — principalmente em tempos de crise, como o que estamos enfrentando por conta da COVID-19.

Dependendo da estratégia empregada, também é possível ter um histórico de interação com os clientes. Isso significa que você pode fazer consultas posteriores desses dados e gerar relatórios para o seu negócio.

Tem interesse em saber mais? Confira agora 9 ferramentas que permitem atender online!

1. Chatbot

Os robôs de interação são ideais para resolver questionamentos de baixa ou média complexidade. Eles podem ser inseridos nas redes sociais ou no próprio site da sua marcenaria para atender os visitantes que acessam esses canais.

Esses recursos também podem ser chamados de assistentes virtuais, como é o caso das versões desenvolvidas por grandes empresas: Alexa, Siri, Google Assistant e Cortana.

Os modelos mais avançados utilizam a inteligência artificial para cruzar dados e fornecer respostas personalizadas, de acordo com a demanda de cada cliente. De todo modo, é importante configurar os chatbots para que possam sanar dúvidas e, ao mesmo tempo, transmitir a identidade e os diferenciais do negócio.

2. Videoconferência

Muitas pessoas preferem abordagens que se aproximem do contato tradicional, ou seja, que permitam visualizar e ouvir a outra parte. Logo, uma boa forma de melhorar o atendimento ao cliente, nesses casos, é fazer uso de uma plataforma de videoconferência.

Há várias opções na rede, como Skype, Zoom Meetings, Google Hangouts, Join.Me, GoToMeeting e Microsoft Teams. Muitos dos recursos incluem transferência de arquivos, quadro de anotações, controle de microfones e gravação do encontro na nuvem.

É a alternativa ideal para o público que deseja as facilidades do diálogo online sem abrir mão do contato visual e da conversa em tempo real.

3. Software de venda

As ferramentas de apoio a vendas, como Agendor e Insightly, também podem ser úteis no momento de fornecer atendimento virtual. Alguns softwares contam com canal de chat para que a empresa consiga coletar dados e apresentar o produto ou serviço que o cliente está buscando.

Essa é uma maneira de diversificar os canais de atendimento para atrair o comprador omnichannel. Com a ferramenta, o tempo de espera entre as chamadas e respostas é reduzido. Como resultado, o cliente tira suas dúvidas rapidamente e passa a ter uma percepção positiva do negócio.

4. Sistema de gestão ERP

A diferença desse recurso em relação ao anterior está no fato de não garantir o contato direto com o público. Em vez disso, o trabalho com a ferramenta ocorre internamente, a partir da análise de informações sobre perfis de consumidores, tipos de produtos mais vendidos e outros dados.

Ao permitir a automatização de processos, o sistema de gestão ERP faz com que diferentes áreas do negócio funcionem corretamente. Esse alinhamento é crucial para entender as demandas e fazer entregas de qualidade, sempre com o objetivo de atender às expectativas do cliente.

5. Service desk

Essa ferramenta consiste em um ambiente virtual repleto de funcionalidades úteis para atender a clientela — Movidesk e Desk Manager são bos exemplos. Isso é possível graças à integração com diversos canais de entrada, que permitem o contato com o público e a obtenção de informações gerenciais para melhorar o desempenho dessa atividade.

É importante que o service desk seja gerenciado em um sistema capaz de fazer o registro da origem e do histórico dos chamados. Dessa forma, é possível ter maior controle dos processos para identificar e resolver falhas rapidamente, mantendo a alta performance.

6. CRM

As estratégias de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) combinam ferramentas de controle de caixa, canais de comunicação variados e outros indicadores que ajudam a definir o perfil de consumo do público.

São ótimas alternativas para melhorar as vendas da sua marcenaria por ajudarem a gerir diferentes etapas. Nectar, Pipedrive e Moskit são apenas algumas das opções disponíveis no mercado.

O atendimento virtual deve ocorrer em um ambiente que facilite as interações, garanta os registros do que é essencial e torne as etapas mais ágeis. Para isso, o CRM pode ser aliado a diferentes metodologias e até a ferramentas clássicas, incluindo o sistema de gestão ERP.

7. Business Intelligence

Esse recurso consiste em um modelo de software que tem como foco a estruturação e a análise dos dados do negócio. Logo, é possível usá-lo para avaliar e entender o comportamento do cliente, sempre com o objetivo de tomar as melhores decisões e satisfazer o público-alvo.

O Business Intelligence (BI) também pode ser aplicado junto a um CRM, ERP ou Service Desk. A combinação transforma o recurso básico em uma ferramenta com grande potencial para fornecer uma visão sistêmica de todas as áreas da empresa.

Microsoft Power BI, Birt, Tableau e Google Data Studio estão entre as alternativas.

8. Pesquisa de satisfação

Essa prática é crucial para descobrir se as ações desenvolvidas têm funcionado ou demandam melhorias. Afinal, permite entender a percepção dos clientes em relação a diversos aspectos do seu negócio, incluindo a qualidade do atendimento.

A pesquisa de satisfação pode ser elaborada e enviada ao público por meio de plataformas específicas, que permitem desenvolver questionários online. Entre as opções, vale citar Survio, Questionarios.com, Survey Monkey e Google Forms.

Com base nas respostas obtidas, é possível eliminar determinados comportamentos, substituir táticas que não funcionam e até aprimorar aquilo que já gera resultados positivos.

9. E-mail

Um dos canais mais tradicionais para contatar parceiros e potenciais clientes permanece na lista de ferramentas imprescindíveis para qualquer negócio. Além de facilitar o envio de orçamentos e demais propostas, o e-mail pode ser usado para a entrega de conteúdos que aproximem você do público.

Procure deixar o cliente informado sobre tudo o que acontece na empresa, enviando notícias com linguagem adequada e mantendo uma relação cordial. Promoções, descontos e benefícios também devem ser destacados durante o contato, seja ele para tirar dúvidas simples, sugerir melhorias ou fazer uma negociação.

Como pôde ver, são vários os recursos tecnológicos disponíveis para melhorar a rotina geral do negócio, desde a produção até a entrega ao cliente. Alguns têm tantas funcionalidades que passam a ser aliados na hora de reduzir erros, agilizar processos e cumprir prazos dentro do limite estabelecido.

A Promob também tem soluções tecnológicas para diferentes negócios e pode ajudar sua marcenaria a complementar o atendimento virtual com atividades de qualidade.

Se deseja saber mais sobre essa possibilidade, entre em contato conosco pelo site e converse com a nossa equipe!

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Tenha um negócio para chamar de seu! Confira as dicas que selecionamos para você e veja como abrir a sua loja de móveis com assertividade.
Lojas de Móveis

Móveis planejados: dicas para você abrir a sua loja

Descubra as 4 formas inovadoras de simplificar a gestão da sua loja de móveis com o Promob FoccoLOJAS. Integre processos, visualize tudo em um só lugar, identifique oportunidades e simplifique sua rotina.
Lojas de Móveis

Promob FoccoLOJAS: descubra 4 formas de facilitar a gestão do seu negócio

Entenda como essa solução tecnológica tem alavancado o setor moveleiro, e como ela pode transformar a sua rotina também.
Lojas de Móveis

Sistema de gestão para lojas: como essa ferramenta pode transformar a sua rotina

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.