Aplicativos para marcenaria: veja 5 que você deve conhecer!

Aplicativos para marcenaria: veja 5 que você deve conhecer!

aplicativos para marcenaria

Se você usa o seu aparelho celular para fazer tarefas do dia a dia, saiba também que é possível usá-lo para fins profissionais. Com os aplicativos para marcenaria que oferecem soluções pontuais, você consegue agilizar processos e simplificar a comunicação.

Conhecê-los é fundamental para que você entenda como a tecnologia tem avançado e de que formas a sua empresa pode se adaptar aos novos tempos e se inserir no mercado com maior eficiência. Necessidades como cálculos e orientações específicas em relação a determinados procedimentos podem auxiliá-lo na busca por sofisticação.

É importante destacar que, por serem apps para marcenaria específicos, eles costumam trazer diferentes soluções, não sendo recomendados para todo um processo de gestão. Nesse caso, o ideal é contar com softwares para marcenaria, que são mais completos e permitem um controle mais amplo. Ainda assim, as dicas a seguir podem ser úteis diante de eventualidades como a busca por determinadas informações.

Ficou interessado? Então, conheça 5 ferramentas que têm chamado a atenção dos profissionais da área.

1. Bosch Toolbox

A Bosch é a principal rede de oficinas do mundo. Não sem motivo, seu protagonismo aparece no desenvolvimento do primeiro aplicativo desta lista, o Bosch Toolbox, em português, a caixa de ferramentas da Bosch.

A ideia por trás do Bosch Toolbox é dar ao profissional acesso a um conjunto de ferramentas essenciais no dia a dia. É um aplicativo simples, que permite gerenciar obras, converter medidas e facilitar a comunicação com clientes e outros envolvidos com o trabalho.

Funciona como uma verdadeira caixa de ferramentas virtual. Com um visual muito intuitivo, o app permite o acesso rápido a uma série de recursos que costumam ser úteis para a rotina do profissional que trabalha com diferentes tipos de obras. Além disso, ele oferece informações e referências de materiais e locais onde podem ser adquiridos.

2. Orça Marceneiro

O Orça Marceneiro é uma solução ainda mais específica do que a oferecida pela Bosch. Com ele, você pode criar orçamentos para seus clientes com mais rapidez e segurança.

Basta inserir informações básicas a respeito do seu serviço, como o valor a ser cobrado por metro quadrado e a porcentagem do lucro. Com um clique, o aplicativo faz os cálculos, evitando que você tenha sempre que inserir os mesmos dados a cada novo negócio.

É uma solução prática e bastante segura para algo que costuma gastar tempo na rotina do profissional e que não permite erros.

3. Woodcraft

O Woodcraft oferece um conjunto muito interessante de recursos que permitem realizar o projeto dos móveis e diferentes tipos de cálculos.

Com ele é possível fazer o dimensionamento das partes necessárias e gerar uma lista com os materiais que serão exigidos para a execução do projeto, o que facilita a organização do profissional e melhora a relação dele com o cliente.

Trata-se de uma ferramenta disponível somente no idioma inglês, mas que pode ser baixada por usuários do mundo todo. Ter o Woodcraft instalado no seu smartphone pode ser interessante para conhecer a visão de profissionais que atuam em outro mercado, e saber se existem diferenças a serem assimiladas.

4. Rometal

Destinado ao marceneiro moderno, este aplicativo reúne um volume muito grande de informações a respeito de sistemas deslizantes, perfis de alumínio, entre outros. Permite uma busca personalizada de produtos para garantir melhores resultados ao seu projeto e oferece uma série de recursos voltados para a atividade de marcenaria.

Além disso, o app Rometal contém vídeos com tutoriais a respeito de diversas atividades e informações sobre o que precisa ser feito. Basta procurar no catálogo e conferir as sugestões.

Como é desenvolvido pela empresa Rometal, especializada em componentes para móveis, ele orienta o usuário em relação ao universo dela, mostrando a localização das unidades mais próximas e dando dicas a respeito das soluções que a companhia oferece. Isso pode ser bastante útil, caso você não tenha preferência por outras marcas.

5. Marcenaria D

Desenvolvido pela Duratex, o aplicativo Marcenaria D permite que o usuário faça seus projetos, elabore orçamentos, confira as últimas novidades em termos de decoração, conheça o catálogo da empresa desenvolvedora do app e otimize uma série de outras ações.

É útil não somente para que o profissional desenvolva projetos e faça cálculos, mas também para que ele tenha como seguir tendências e dar vida a novas soluções para o mercado.

Como acontece nas soluções anteriores, o aplicativo se concentra no que diz respeito à empresa que o desenvolve, sendo assim, pode trazer limitações em relação a outras marcas e procedimentos.

Saiba diferenciar aplicativos para marcenaria de softwares

As dicas apresentadas refletem o momento da tecnologia no setor: com ela já é possível ter na palma da sua mão uma série de funcionalidades úteis para ações de dia a dia. Entretanto, contar somente com esses recursos não é o ideal para o trabalho com a marcenaria.

Nesse sentido, é preciso diferenciar os apps dos softwares, que permitem um controle mais completo e rigoroso sobre tudo o que diz respeito ao negócio, além de uma visão geral dos processos.

As ferramentas apresentadas certamente estão impactando o mercado de maneira significativa. São recursos que podem ajudar em ações específicas, complementando a ação de um software. Ainda assim, vale lembrar que um sistema especificamente desenvolvido para marcenarias permite um trabalho mais sofisticado, pois reúne em si todas as funcionalidades citadas, além de soluções como o controle mais amplo da gestão.

A questão aqui é entender que um único aplicativo não reúne todas as funcionalidades necessárias para uma boa gestão. Para tanto, o mais indicado é trabalhar com o software que, além de possuir os recursos necessários, também permite uma assistência qualificada.

Enfim, compreender isso ajuda você a entender como a tecnologia tem modificado o mercado. Fique atento a essas soluções, mas não limite suas ações. Saiba usá-las de acordo com suas necessidades e crie diferenciais na sua atuação profissional.

Entendeu a realidade dos aplicativos para marcenaria? Para receber outras informações valiosas para o seu trabalho, assine a nossa newsletter e confira nossas postagens diretamente em sua caixa de e-mail!

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas
Marcenaria, Designers e Arquitetos

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas

O mercado moveleiro está em constante expansão no Brasil e o Rio Grande do Sul lidera o cenário. Saiba mais sobre a importância da Promob para esse setor.
Fábricas, Marcenaria

Setor moveleiro: conheça os estados brasileiros que se destacam

Maquina CNC
Marcenaria

CNC para marcenarias: como utilizar essa tecnologia no trabalho com madeira

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.