Gestão

Acuracidade de estoques: o que é e como fazer no setor moveleiro

03/01/2018

Você tem acuracidade de estoques na sua fábrica de móveis? Esse cuidado é essencial para garantir a confiabilidade do armazenamento de produtos e a eficiência da sua empresa.

Afinal, você não quer perder uma grande venda por falta de matéria-prima para produzir um móvel, certo? Então, fique atento às dicas que preparamos para você!

Conheça o que é acuracidade de estoques

O termo é usado para identificar um grau de ausência de erro ou um grau de conformidade. Então, a acuracidade de estoques é a comparação entre uma apuração sobre os materiais físicos na empresa com os registrados no software ERP.

Ou seja, é necessário analisar os dados registrados no sistema e os produtos que constam no inventário. E só existirá acuracidade de estoques se esses números estiverem exatamente iguais.

Como é feita essa medição? É necessário fazer a contagem física dos estoques e o número de produtos registrados nos sistemas. A partir disso pode-se avaliar dois indicadores:

Acuracidade = Quantidade de itens com saldo correto/Quantidade de itens verificados X 100

Divergência = Quantidade física – Quantidade no Sistema/Quantidade no Sistema X 100

Entenda a importância da acuracidade de estoques no setor moveleiro

A acuracidade de estoques é essencial para uma empresa. Ela demonstra que os dados registrados são confiáveis. Afinal, quando não existe uma exatidão das informações pode-se entender que a gestão de estoques está comprometida ou não acontece.

Sendo assim, a ausência de controle nos estoques pode trazer sérios prejuízos para uma empresa. Por exemplo: o setor comercial não terá uma confiabilidade dos produtos disponíveis para a venda. Então, como ele poderá oferecer mercadorias aos clientes? Corre-se o risco de não conseguir fazer a entrega dentro do prazo por falta de matéria-prima e, assim, comprometer a credibilidade da empresa.

A falta de exatidão das informações também prejudica o setor de compras, pois ele não terá os dados corretos para fazer a solicitação de matéria-prima. Como consequência, pode haver escassez de itens para produção no setor moveleiro o que acarreta em gastos para a empresa, uma vez que os funcionários ficarão sem atividades durante o expediente.

Somado a isso, a empresa corre o risco de precisar cancelar pedidos por ausência de materiais. Para complementar, o setor financeiro também é afetado, pois a divergência de informações prejudica os cálculos de custos e lucratividade.

Saiba como fazer na sua fábrica de móveis

Existem metodologias simples para organizar os estoques e ter exatidão das informações. Veja:

Elabore uma classificação prévia dos materiais

Faça uma classificação prévia dos itens armazenados no estoque, de acordo com o valor da mercadoria, a quantidade de uso e a maior importância — curva ABC. Por exemplo: você deve separar os itens de maior valor e designá-los com a letra A. Já os itens de menor valor vão para a prateleira dos produtos com letra D.

A partir disso, você cria um sistema rotineiro de contagem dos itens seguindo a ordem de relevância deles para a empresa. Ou seja, os materiais de maior valor (A) precisam ser verificados com maior frequência do que os de menor valor.

Faça uma contagem periódica

Ao organizar os itens de maneira sistemática é possível estabelecer contagens regulares de cada material. Os de maior importância podem ser avaliados diariamente, enquanto os mais baratos podem ser verificados uma vez por mês, por exemplo. Assim, se houver alguma divergência nos registros será mais fácil corrigir o erro.

Exija organização de quem trabalha nos estoques

Treine os seus funcionários para que eles saibam como organizar os estoques de maneira adequada. Eles também devem aprender a fazer o traslado das mercadorias de maneira correta, para evitar perdas de produtos.

Exija o cumprimento das regras de organização da empresa e monitore os trabalhos com frequência. Mostre a importância dessa sistemática para o controle dos prazos e todo o processo de vendas da companhia.

Tenha uma infraestrutura adequada para armazenar os estoques

Não é possível armazenar a matéria-prima do setor moveleiro em qualquer lugar e correr o risco dela sofrer danos devido a ação do tempo, certo? Então, escolha um local adequado para guardar os materiais.

O espaço deve atender a capacidade de estoque, manter a segurança dos itens e ser funcional para o desenvolvimento das atividades. Procure manter um clima adequado no ambiente para evitar excesso de umidade ou insetos. Esses cuidados simples também contribuem para a acuracidade de estoques.

Utilize ferramentas tecnológicas para auxiliar no controle

Quanto maior é a produção da empresa, mais difícil fica controlar todas as etapas de fabricação manualmente. Por isso, o mais indicado é investir em sistemas de qualidade que favorecem o controle das informações e a automatização de processos.

Alguns sistemas ERP possibilitam a conferência dos estoques mediante o uso de leitores e coletores de dados. Eles também favorecem a contagem cíclica dos produtos, por periodicidade ou curva ABC. Com esse registro detalhado no sistema é possível gerar indicadores de acuracidade e divergência.

Vale lembrar que quanto maior o número de mercadorias estocadas, mais necessário se faz a presença de sistemas que contribuam para o controle das informações e automatização dos processos.

Isso dá mais precisão às informações, facilita o trabalho de toda a equipe e proporciona mais segurança para o empresário, pois ele consegue saber tudo que a companhia tem no estoque ou que já foi vendido.

Quais os benefícios da acuracidade de estoques para a empresa?

A organização das informações possibilita que o empresário possa planejar melhor o crescimento da companhia, a realização de ofertas especiais ou lançamentos de produtos. Afinal, sem matéria-prima no estoque não é possível produzir móveis para venda.

Sendo assim, a organização dos estoques possibilita aumentar as vendas sem comprometer a qualidade do serviço prestado. Veja outros benefícios dessa apuração dos estoques:

  • diminuição das perdas financeiras ocasionadas por produtos que ficam parados ou estragam nos estoques;

  • redução de custos provocada pela interrupção das atividades para contagem de produtos;

  • garantia da entrega de produtos aos clientes dentro do prazo, o que impacta diretamente na lucratividade da companhia;

  • redução de estoques de segurança, visto que os indicadores estão corretos;

  • diminui o número de horas paradas dos funcionários, o que garante maior produtividade e eficiência para o setor moveleiro.

Percebeu como é importante ter acuracidade de estoques na fábrica de móveis? Que tal aproveitar a visita e entender como identificar os focos de baixa produtividade na empresa?

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário