Varejo

8 dicas essenciais de como treinar sua equipe de vendas

04/03/2019

Em um mercado cada dia mais exigente, em que as mudanças ocorrem o tempo todo, ter uma boa equipe de vendas é fundamental. Para corresponder às expectativas do mercado, as empresas precisam de times de vendedores atualizados e bem treinados.

Por esse motivo, trouxemos neste post algumas dicas de como treinar sua equipe de vendas para que ela traga os resultados que a empresa busca e para que os vendedores fiquem ainda mais motivados. 

Quer saber que dicas são essas? Então, continue a leitura!

Importância do treinamento em vendas para a empresa

Como já foi dito, o mundo dos negócios está em constante atualização. Desse modo, a empresa cujo profissional não se especializa está fadada à obsolescência, ou seja, à perda de clientes para os concorrentes que investem em treinamentos das suas equipes. 

O treinamento em vendas é importante para a empresa porque, dentre outras coisas, agrega valor aos produtos da empresa e também à experiência de compra.

Isso acontece porque os clientes valorizam vendedores que sabem conduzi-lo neste processo, fazendo as perguntas certas, solucionando problemas e, claro, levando-o ao serviço e/ou produto ideal. Sem contar que também é importante para a equipe, que adquire motivação e ganha novos desafios. 

8  Dicas de como treinar sua equipe de vendas

1. Compartilhe cases de sucesso

Uma das maneiras de garantir um time de vendedores engajados e motivados a trabalhar mais e melhor é estimulando o compartilhamento de sucessos mútuos.

Essa técnica permite que os funcionários não só fiquem mais tranquilos e confiantes, mas também reflete na satisfação dos consumidores. Sem contar que aumenta o senso de equipe e promove o desenvolvimento de habilidades na área de vendas. 

2. Faça workshops

Um bom vendedor precisa conhecer as novidades do produto ou serviço que representa. Para isso, os workshops são bastante úteis. Aproveite a oportunidade para apresentar informações sobre o mercado e novas tendências na área em que atua. 

Para realizar a coleta desses dados, faça contatos e pesquise bastante o que está acontecendo na sua área de atuação. As pesquisas de mercado também são uma ótima alternativa, assim como a utilização dos chamados “clientes ocultos”, que, além de observar como o processo de venda está acontecendo, estará em contato com a concorrência. 

3. Ofereça treinamentos curtos e específicos

Para ser eficaz, um treinamento em vendas não precisa ser extensivo. Na verdade, quanto maior, mais chances de que pelo menos metade do conteúdo seja esquecido e, consequentemente, não seja aplicado ao processo de vendas. 

Isso ocorre porque nenhuma pessoa consegue reter uma grande quantidade de informações ao mesmo tempo. A ideia é passar conteúdo relevante para o treinamento no mínimo de tempo. 

Da mesma forma, treinamentos excessivos podem comprometer os resultados. Em vez de motivar e engajar os vendedores, o exagero no repasse de informações afeta o talento natural dos funcionário e abala sua confiança. 

4. Utilize simulações de atendimento

Simular significa reproduzir uma situação real. Nos treinamentos em vendas, essa técnica pode ser muito útil. Nessas ocasiões, a equipe é colocada diante de situações de conflito, como um cliente aborrecido ou que está insatisfeito com a empresa. 

Por meio do treinamento com simulações você pode criar qualquer tipo de desafio para que os vendedores tentem resolver. Fora da vida real, mas vivendo a mesma situação, a equipe aprende como proceder, recebe feedbacks e ainda tem a oportunidade de corrigir possíveis erros que estejam ocorrendo. 

Vale ressaltar que para a simulação aumentar o engajamento entre os participantes e proporcionar bons resultados, é preciso investir em ambientes e personagens que reflitam a realidade do processo de venda. 

5. Realize dinâmicas de equipe

Apesar de ser umas das técnicas mais antigas em treinamentos empresariais, as dinâmicas de equipe continuam sendo um dos meios mais eficazes de como treinar uma equipe de vendas. 

Além de estimular a criatividade dos participantes e torná-los mais proativos, as dinâmicas de grupo auxiliam em situações reais como na contra argumentação diante das negativas. Sem contar que desenvolve a cognição dos profissionais da equipe, fazendo com que eles tenham maior facilidade para inovar e melhorar sua performance.

6. Foque na missão e valores da empresa

O perfil dos vendedores deve refletir os valores e missão da empresa, pois são eles que levam essas qualidades para a experiência com o cliente, seja no modo de agir, de falar e até mesmo de se vestir. 

Isso quer dizer que a equipe de vendas deve satisfazer as expectativas do consumidor. Ao ser abordado em uma situação de venda, o cliente de uma empresa com perfil sério, por exemplo, espera ser atendido por vendedores que transmitem confiança e praticidade. 

Caso a loja seja para um público mas descolado, não faz sentido que a equipe de vendas seja séria e fria. Neste caso, deve-se investir em pessoas com bom humor e divertidas. 

7. Trabalhe a postura da sua equipe de vendas

A postura do vendedor deve estar alinhada ao perfil do público-alvo de sua marca. Isso significa que uma marca de artigos luxuosos, por exemplo, não deve fazer uso de gírias, pois não representam o perfil daquela empresa.

A forma de se vestir também deve estar de acordo com a realidade do consumidor. Como cada empresa tem um perfil de cliente, os treinamentos devem trazer essas personas, criando um protocolo de atendimento sempre com o objetivo de encantá-las

Outro ponto importante é o tom de voz, que deve ser simpático e cordial, e o uso de palavras-chaves no processo de venda, como: desconto, promoção, bônus etc. 

8. Faça com que a equipe foque em oferecer soluções

Por fim, a principal tarefa do vendedor é oferecer a solução para a dor que o consumidor tem. Todo o processo de venda se resume a isso. Então, os treinamentos devem estar sempre focados em preparar a equipe para esse desafio. 

É preciso conhecer bem o produto ou serviço oferecido, principalmente hoje em dia, em que os clientes estão bem mais informados. Além disso, a equipe de vendas deve entender todos os benefícios que a solução tem a oferecer. 

Como você pode notar, os treinamentos são essenciais para a construção de uma equipe engajada e eficaz. A intenção é que os vendedores estejam atualizados, alinhados ao perfil da empresa e levem ao consumidor aquilo que ele espera da marca: soluções.

Gostou das nossas dicas de como treinar sua equipe de vendas? Então, você também vai se interessar pelo texto “Saiba agora como elaborar um relatório de vendas” e se torne um especialista no assunto!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário