Varejo

7 dicas para montar a fachada da sua loja de móveis

22/04/2019

Montar a fachada da loja de móveis é um aspecto fundamental para fortalecer a marca da sua empresa. Ela é, provavelmente, o primeiro contato que o público terá com o estabelecimento e, por isso, é preciso caprichar no visual para atrair a atenção dessas pessoas.

Um visual bem simples pode transmitir a ideia de falta de cuidado e profissionalismo, enquanto informações demais podem passar a sensação de bagunça e atrapalhar a comunicação visual que você deseja transmitir para os clientes em potencial.

Para ajudar a tornar esse trabalho bem-sucedido e fazer sua loja ser mais notada pelas pessoas que passam no local, elaboramos uma lista com 7 dicas valiosas para esse trabalho. Quer saber quais são elas? Então, continue conosco e confira agora mesmo!

1. Faça um planejamento

Antes de mais nada, é necessário para e planejar os diversos aspectos que farão parte da fachada da loja de móveis. Qual ideia você deseja transmitir? Ela corresponde ao perfil de público que você atende? Quais cores serão usadas? Como será a placa? Qual será o tamanho da vitrine?

A partir disso, fica mais fácil definir todos os aspectos relacionados ao visual externo que o seu estabelecimento vai ter e, sobretudo, escolher os que vão criar maior identificação com os seus clientes em potencial.

Sem essa fase inicial, partir logo para a execução pode acarretar alguns erros básicos na execução que podem custar mais dinheiro do que o planejado inicialmente para finalizar o projeto.

Nesse caso, vale a pena contar com uma ajuda especializada (como a de profissionais da arquitetura), que têm o conhecimento necessário para colocar no papel e no estabelecimento tudo o que você deseja.

2. Pesquise o que a legislação da cidade diz

O segundo passo é procurar saber o que as leis da sua cidade determinam a respeito de fachadas de estabelecimentos comerciais. Existem alguns casos nos quais a regra incluir o tamanho das placas utilizadas, por exemplo.

Portanto, antes de tomar qualquer ação, não deixe de conferir quais são as normas vigentes na cidade na qual sua loja será localizada — lembrando que isso vale tanto para as que ficam na rua quanto para as que estão dentro dos shoppings.

3. Avalie o perfil do público local

Conhecer bem as características do seu público-alvo é um ponto crucial para diversas questões no seu negócio — isso envolve a criação de campanhas de marketing, o tipo de comunicação, a escolha dos produtos adequados e até mesmo a criação de uma fachada que transmita a sensação de identificação.

Se você atende a clientes com um perfil classe A e B, por exemplo, sabe que vai ter que elaborar um visual mais sofisticado, que passe essa mensagem. Por outro lado, se o perfil é mais classe C e D, não adianta colocar itens de primeiríssima linha, mais caros na sua vitrine — já que isso provavelmente vai afastar essas pessoas.

4. Observe o que os seus concorrentes estão fazendo

Outro aspecto que ajuda bastante a criar uma ótima fachada para loja de móveis é avaliar o que a concorrência anda fazendo. Isso é uma forma de benchmarking, no qual você busca as melhores práticas e ideias do mercado e as adapta de acordo com a realidade do seu negócio.

Entre os pontos que você pode observar, estão:

  • as cores utilizadas;
  • o modelo de placa instalado;
  • as propagandas feitas na rua;
  • o tipo de iluminação instalado.

É importante ressaltar que não se trata de copiar o que os concorrentes aplicam, mas sim de entender o que funciona melhor e aprimorar essas ideias antes de colocá-las em prática no seu estabelecimento.

5. Aposte na criatividade

Você não precisa se preocupar com grandes mudanças estruturais para criar uma boa fachada se utilizar a criatividade. Você pode aproveitar as características do prédio e a disposição da loja para formar um resultado interessante.

Pesquise quais são as cores mais utilizadas no momento (e que tenham a ver com a ideia que você deseja transmitir para o seu público), aposte na diferenciação na hora de expor o nome da sua loja, utilize fontes alternativas, utilize materiais que tenham relação com a sua proposta, entre outras coisas.

Pensando fora da caixa, você consegue ter umas ideias bem interessantes e até mesmo inovar em alguns pontos interessantes — o que pode ajudar, ainda mais, a atrair a atenção das pessoas.

6. Invista em uma boa iluminação na sua loja de móveis

A iluminação de um estabelecimento está entre um dos pontos principais para se preocupar e planejar. Ela deve ser pensada de forma a criar um ambiente agradável, ao mesmo tempo em que precisa realçar os produtos que estão expostos.

Isso ajuda bastante na hora de despertar o interesse das pessoas em entrar na loja e conhecer melhor os itens que estão sendo destacados e oferecidos.

7. Não se esqueça de que a vitrine também faz parte da fachada

Apesar de parecer uma dica óbvia, é sempre importante salientar que a vitrine também faz parte da fachada e também merece uma atenção especial na hora de fazer o planejamento.

É preciso pensar na altura, largura e visibilidade que ela dá para os produtos e também na iluminação de pontos focais, que vão realçar ainda mais os itens expostos e fazer com que as pessoas tenham uma visão melhorada — aumentando a possibilidade de despertar o interesse a vontade de entrar para saber mais.

Sempre avalie a quantidade e a disposição das informações visuais que estão expostas, evitando correr o risco de sobrecarregar o ambiente e transmitir uma sensação de bagunça. Além disso, sempre mantenha a sua vitrine atualizada, com lançamentos e principais tendências.

A criação de uma boa fachada da loja de móveis faz parte da identidade visual que a sua empresa quer passar para o público — assim como o nome e o logo, por exemplo. Acertar nessa composição é ter uma garantia maior de que você vai atrair o público que deseja e aumentar as chances de realizar boas vendas.

As nossas dicas foram úteis para você? Quer continuar acompanhando outros artigos sobre gestão de uma loja de móveis e outras novidades? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo que postamos por aqui!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário