Como apresentar um projeto para o seu cliente?

Como apresentar um projeto para o seu cliente?

Como apresentar um projeto

A forma de apresentar um projeto para o seu cliente é decisiva para o sucesso do empreendimento. É importante criar uma apresentação que, antes de tudo, deixe claro para a empresa que você entendeu as expectativas e desejos em relação ao trabalho e, principalmente, que conseguiu transformá-las em soluções concretas.

Captar a atenção da audiência desde o início da apresentação, fazer um discurso objetivo, dentro de um tempo razoável e escolher com cuidado o lugar em que vai defender seu projeto são outros pontos de atenção para conquistar o cliente e fazer uma apresentação de sucesso.

Veja 6 dicas incríveis de como apresentar um projeto para o seu cliente!

1. Prepare-se adequadamente

O primeiro passo para quem quer apresentar um projeto para o cliente com sucesso é organizar as ideias e a forma como irá expô-las para a audiência.

Para não deixar nenhum ponto importante de fora, liste todos os tópicos que devem ser abordados na apresentação. Coloque os temas em uma sequência lógica, como se fosse contar uma história para o cliente.

Toda apresentação deve ter começo, meio e fim e, além disso, precisa destacar alguns pontos específicos. Uma boa introdução, por exemplo, ressalta o que motivou a criação do projeto, quais foram os desejos e ainda as necessidades que o trabalho busca resolver.

Ao longo da apresentação, planeje destacar os detalhes do projeto, com todos seus diferenciais e funcionalidades. É preciso mostrar para o cliente por que aquele trabalho é especial e diferente dos outros. Os objetivos do projeto também devem ser relembrados, assim como as soluções que você propõe para atendê-los.

2. Escolha com cuidado o local

O local em que você fará a apresentação para o seu cliente também é importante para o sucesso da reunião. Seja no seu escritório ou na empresa que encomendou o trabalho, certifique-se de que a sala em que você fará a apresentação tem todo o aparato que você necessita para fazer a exposição do conteúdo.

Se possível, teste os equipamentos que utilizará — como notebook, projetor, entre outros — antes de o cliente começar a reunião. Não tem nada pior do que perceber, ao começar a apresentação, que algo não está funcionando como deveria. Você perde seu tempo, o do cliente e ainda reduz suas chances de encantar a audiência.

3. Defina um tempo de apresentação

Definir a duração da apresentação e controlar o tempo no momento em que estiver apresentando é outro passo importante. O ideal é não ultrapassar uma hora de reunião, afinal, seu principal objetivo é manter a atenção da audiência durante toda a apresentação.

Caso sua apresentação seja para clientes corporativos, vá direto ao ponto. Mostre o que motivou o projeto e quais as soluções você propõe para atender às necessidades do contratante. Evite usar jargões profissionais, pois dificilmente os clientes estarão familiarizados com os termos técnicos e específicos da sua área.

Prefira sempre o caminho da simplicidade, com linguagem direta e objetiva. Mais do que malabarismos gráficos, o mais importante é garantir que a audiência compreenda o que está sendo exibido.

4. Apresente no tom certo

Outro cuidado importante ao apresentar um projeto para o cliente é usar o tom certo para cativar a audiência. Técnicas como oscilar o tom de voz e fazer algumas perguntas no meio da apresentação ajudam a manter os ouvintes interessados e, também, a testar a atenção de quem está participando da reunião.

Seja didático ao explicar o projeto e aposte em recursos como ilustrações, maquetes, croquis e toda sorte de ferramentas visuais. Independentemente do que escolher, é preciso se certificar de que o cliente realmente está entendendo as soluções apresentadas. Pergunte se há dúvidas e, se necessário, explique novamente, até ter certeza de que a audiência compreendeu o que você está tentando transmitir.

Outra dica para sua apresentação de projeto ser um sucesso é mostrar o passo a passo do trabalho, explicando como você chegou à solução que está apresentando.

Ao detalhar o processo criativo, você prende a atenção do público e facilita a compreensão do que está mostrando. Além disso, é uma forma de destacar que você entende do que faz e que aquela solução está sendo apresentada por um motivo.

5. Use as ferramentas adequadas

Além de usar o tom certo para apresentar seu projeto, é necessário também ter as ferramentas adequadas para mostrá-lo para sua audiência. Exiba filmes, use imagens inusitadas, plantas coloridas etc. Invista em todos os recursos possíveis para encantar os clientes. Softwares 3D e realidade virtual são outras ferramentas que você pode considerar.

Um ponto de alerta: ter apresentações bonitas, com fotografias e vídeos, é uma forma de conquistar o cliente. No entanto, mais do que recursos visuais, é preciso ter conteúdo. A solução apresentada deve ser clara, funcional e a apresentação deve ser usada como suporte ao seu discurso.

6. Encerre com maestria

O encerramento de uma apresentação deve ser surpreendente. É importante que o cliente fique encantado e tenha certeza de que fez um bom negócio ao contratar os serviços do seu escritório. Seja criativo sem nunca esquecer das características de cada contratante. O que funciona para uma empresa não necessariamente funcionará para outra.

Trate dúvidas e perguntas de forma natural. Quando o cliente questiona certos pontos da apresentação significa que ele está interessado. Se a audiência der a entender que não compreendeu alguma parte do que foi mostrado não repita o que expôs. Procure uma nova abordagem, mais clara e objetiva.

Peça a opinião do cliente sobre o projeto, o custo, colete suas impressões, busque saber pontos positivos, negativos e, principalmente, se o que você apresentou atendeu às expectativas da empresa. Ao terminar sua apresentação, analise se haverá a necessidade de marcar uma reunião extra para discutir pontos específicos do projeto.

Agora que você leu 6 dicas incríveis de como apresentar um projeto para o seu cliente, não perca mais tempo e coloque já em prática essas soluções no seu dia a dia.

Tem mais alguma dica de como apresentar um projeto para o cliente? Já testou alguma das nossas soluções? Conte para gente nos comentários!

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

tela-de-projeto-renderizado-no-promob-plus
Designers e Arquitetos

Promob Eleva o Padrão na Expo Revestir 2024 com suas Inovadoras Soluções de Software para o Setor Moveleiro

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas
Marcenaria, Designers e Arquitetos

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas

Dicas essenciais para otimizar espaços em apartamentos pequenos: ressignifique as paredes, integre ambientes, aposte em portas de correr e móveis sob medida e multiúso. Transforme seu lar compacto em um ambiente aconchegante e funcional!
Designers e Arquitetos

5 dicas para otimizar o espaço em apartamentos pequenos

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.