Reduzir custos de forma eficiente na sua marcenaria: 5 passos!

Reduzir custos de forma eficiente na sua marcenaria: 5 passos!

reduzir custos de forma eficiente na sua marcenaria

O resultado da sua marcenaria não anda tão bom quanto você esperava? O segredo pode estar no fluxo de caixa deficitário. Para obter lucro, é necessário que você tenha receitas maiores do que as despesas. Se você já fez de tudo para aumentar os ganhos, talvez esteja na hora de reduzir custos.

Mas como fazer isso? Não se preocupe. O caminho para a redução de custos pode estar escondido em processos dentro da sua própria marcenaria. Basta que você adote novos hábitos e elimine vícios de trabalho antigos, que podem estar escoando boa parte do seu faturamento.

Neste post, você vai ver 5 passos para reduzir custos de forma eficiente na sua marcenaria.

1. Faça um mapeamento total dos seus gastos

A primeira atitude para saber o quanto seus gastos estão prejudicando a lucratividade da sua marcenaria é conhecê-los na sua totalidade. Muitas vezes, o dono do negócio não tem total controle dos custos para manter o estabelecimento funcionando. Com isso, muitas vezes, ele pode estar gastando mal o seu dinheiro sem nem se dar conta disso.

Para solucionar este problema, monte uma planilha de gastos, incluindo nela todos os custos da marcenaria. Desde as contas de consumo até o cafezinho consumido durante o expediente devem ser contemplados. Assim, você terá uma visão global do quanto custa manter o seu negócio funcionando.

Se preferir, procure um software de gestão financeira para lhe ajudar a fazer o controle eletrônico do fluxo de caixa.

2. Reveja os processos

Todos os dias surgem novos processos de trabalho, em todos os setores, tornando as antigas formas cada vez mais obsoletas. Muitas vezes, na sua empresa, você acaba viciando em trabalhar de uma única maneira, já que ela funciona. Mas funcionar não significa ser eficaz.

Seus processos de trabalho podem estar consumindo mais dinheiro do que o necessário. Se você conseguir revê-los e implantar novos métodos, pode gastar menos para produzir mais.

3. Renegocie com seus fornecedores

A crise dificultou o faturamento em todos os setores. Portanto, não é só você quem está sofrendo com a falta de demandas. Seus fornecedores também estão recebendo menos pedidos.

Por isso, essa é uma ótima oportunidade para renegociar valores e contratos. Os seus fornecedores não poderão abrir mão de ter você como cliente e serão flexíveis em adotar soluções que sejam boas para todos os lados.

4. Terceirize serviços de entrega

Como são feitas as entregas da sua marcenaria? Você mesmo é quem as realiza? Talvez você esteja perdendo dinheiro. Se você sai da marcenaria para ir à rua, está deixando de produzir.

O ideal é contratar uma empresa de entregas terceirizadas, que cobrará por serviço realizado. Você gastará menos e conseguirá produzir mais. Além disso, esse custo pode ser acrescentado ao valor final do produto entregue.

5. Troque as lâmpadas da marcenaria

As contas de consumo estão entre as maiores despesas da sua marcenaria, principalmente se você utiliza muitos equipamentos ligados à eletricidade.

Para reduzir este custo, adote lâmpadas fluorescentes ou de LED, que iluminam bem o ambiente e consomem menos energia. O investimento inicial é maior, mas ele se paga rapidamente.

Você tem mais alguma sugestão de como reduzir custos na marcenaria? Então deixe o seu comentário!

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas
Marcenaria, Designers e Arquitetos

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas

O mercado moveleiro está em constante expansão no Brasil e o Rio Grande do Sul lidera o cenário. Saiba mais sobre a importância da Promob para esse setor.
Fábricas, Marcenaria

Setor moveleiro: conheça os estados brasileiros que se destacam

Maquina CNC
Marcenaria

CNC para marcenarias: como utilizar essa tecnologia no trabalho com madeira

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.