Marcenaria

5 dicas para manter a qualidade no atendimento da sua marcenaria

20/03/2017
Atendimento-cliente-qualidade-pessoas-conversando-namarcenaria-na-marcenaria-cortando-madeira-fazendo-móvel-

Em um mercado tão concorrido e parelho como o atual, a qualidade no atendimento é fundamental para manter a sua base de clientes. Hoje em dia, as pessoas estão mais exigentes, justamente porque possuem mais opções de consumo. Por isso, quem não consegue cativar o seu cliente acaba ficando para trás.

Mas não se engane: atender bem é muito mais do que ser educado e servir cafezinho para o cliente. Atualmente, as pessoas querem ter as suas demandas solucionadas de forma ágil, personalizada e eficiente.

Ter o produto certo para a pessoa certa no momento exato é a melhor forma de atender bem. Veja, abaixo, 5 dicas para manter a qualidade no atendimento da sua marcenaria.

1. Conheça bem o seu produto

Não há nada pior, para um cliente, do que ser atendido por alguém que não demonstra segurança ao falar dos seus produtos. Se você é o responsável pelos processos da sua marcenaria, certamente tem o domínio de como seus produtos são fabricados, quais os processos envolvidos e de que forma eles chegarão às mãos do cliente.

O problema é quando você tem um vendedor trabalhando na sua marcenaria. É preciso que ele tenha o mesmo conhecimento que você. Por isso, o ideal é investir em treinamentos e inseri-lo na realidade da produção da marcenaria.

2. Saiba quem é o seu cliente

O atendimento personalizado é o grande diferencial com que as empresas vêm trabalhando hoje em dia. Algumas investem até mesmo em ferramentas como o CRM, que permite conhecer a fundo cada cliente.

Na sua marcenaria, você deve saber quais são os gostos e preferências de cada um que procura os seus produtos. Pois você não pode correr o risco de parecer inconveniente, ao insistir em oferecer produtos que não estão no foco do seu cliente.

3. Solucione problemas rapidamente

Por mais que você preze pela qualidade na fabricação dos seus produtos, sua marcenaria não está livre de problemas ocasionais que podem acontecer, inclusive depois da entrega. Portanto, não deixe que isso afete as relações futuras com o seu cliente.

Quando houver qualquer problema com um móvel, ou qualquer outro artigo fabricado na sua marcenaria, comporte-se como se estivesse fazendo a venda inicial. Tenha disponibilidade para verificar o que houve e ofereça a solução mais rápida e menos onerosa possível para o cliente.

4. Tenha um ambiente próprio

Uma marcenaria nem sempre é o ambiente mais propício para se realizar uma venda. As máquinas fazem barulho, e não é possível manter uma decoração aconchegante na área de produção.

Por isso, suas vendas devem ser realizadas em um ambiente próprio, decorado, com ar-condicionado e espaço para que o cliente possa conhecer o seu trabalho adequadamente.

5. Invista no pós-venda

É muito comum que os empresários se esqueçam do cliente assim que ele sai do estabelecimento, com o produto nas mãos. Mas o pós-venda é fundamental para que você possa realizar novos negócios junto a esse cliente, no futuro, fortalecendo o seu ciclo de vendas.

Mantenha um cadastro atualizado dos seus clientes na sua marcenaria, para que você possa manter contato com eles constantemente. Pergunte sobre o produto e coloque-se à disposição para solucionar qualquer problema.

Vender não é fácil e manter o cliente fiel é mais difícil ainda. Mas a qualidade no atendimento é um fator-chave para conseguir sucesso na sua marcenaria e está nas suas mãos. Se você tem mais alguma sugestão sobre este tema, participe deixando seu comentário no post!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário