4 erros que você deve evitar ao escolher um software de ERP

4 erros que você deve evitar ao escolher um software de ERP

Implantar um software de gestão na empresa é um investimento que oferece muitas vantagens para o negócio. Entre elas, podemos citar uma maior agilidade nas tarefas do dia a dia, a integração de processos diversos e a possibilidade de ter informações centralizadas, o que facilita na tomada de decisões. Por isso, escolher um ERP para o seu negócio é algo que exige muita pesquisa e planejamento.

Evitar alguns equívocos comuns na hora de selecionar o sistema deve ser prioridade. Esse cuidado é determinante para garantir a escolha do software mais adequado para as necessidades corporativas e evitar dores de cabeça no futuro.

Então, confira 4 erros que você deve evitar ao escolher um ERP!

1. Não investir em planejamento

Um dos principais erros que as empresas cometem na hora de escolher um software de ERP é não planejar previamente a aquisição do sistema. 

Para acertar na escolha do software de gestão, é importante não só analisar a situação da empresa (entendendo do que o negócio realmente precisa) como, também, pensar sobre como será feita a execução do projeto em si.

Não cometa esse erro comum apostando na criação de um detalhado planejamento. Especifique as razões que estão levando o negócio a adotar o sistema. Faça uma análise de quais processos não funcionam e quais são aqueles que poderiam ser melhorados com a adoção do software.

Outro ponto importante nessa etapa é envolver no processo de seleção funcionários-chave para a operação funcionar. Chame os colaboradores estratégicos e compartilhe com a equipe a ideia de implementar o ERP. Dê chance para os funcionários expressarem as principais necessidades que têm no dia a dia e os recursos que eles precisam que a ferramente ofereça.

Com essas informações em mãos, comece sua busca por um ERP que atenda aos objetivos e necessidades do seu negócio, desconsiderando os sistemas que não oferecem os recursos necessários para o que sua empresa precisa.

2. Desconhecer a realidade da empresa

Um erro que você deve evitar ao escolher um software de ERP é desconhecer a realidade do seu negócio. De nada adianta partir em busca de sistemas sofisticados, que disponham de uma infinidade de recursos, quando sua empresa precisa de ferramentas mais simples, para processos específicos.

Não cometa esse equívoco buscando, antes de tudo, conhecer qual é a realidade do seu negócio. Converse com funcionários, analise relatórios e entenda aquilo que sua empresa mais necessita na rotina. Ao saber as funcionalidades que realmente otimizarão os processos do dia a dia, fica mais fácil partir para a busca de um sistema que atende às suas reais necessidades.

Outro cuidado importante nessa etapa do processo é procurar saber também sobre a realidade de outros negócios similares ao seu. Faça um benchmarking e entenda como foi o processo de escolha do ERP de outras empresas de seu porte e área de atuação.

Uma das melhores maneira de se certificar de que os ERPs que você cogita implantar têm um bom desempenho e oferecem todo o suporte que sua empresa precisa é buscar depoimentos de clientes do software. Se quem comprou o serviço estiver satisfeito, há muito mais chances de os sistemas e seus fornecedores realmente cumprirem aquilo que prometem. 

3. Não ter critérios para contratar um fornecedor

Para ter sucesso na escolha do ERP para sua empresa é preciso, depois de decidir o que seu negócio espera de um sistema de gestão, saber qual é o fornecedor certo para acompanhá-lo na empreitada.

É importante não cometer um erro comum. Na ânsia de economizar, muitos gestores consideram apenas o fator preço na hora de escolher o parceiro, deixando de avaliar se a empresa é a mais adequada para as necessidades do negócio e, ainda, se o fornecedor realmente oferece um serviço de qualidade, oferecendo todo o suporte para o projeto ser um sucesso.

Evite esse problema analisando não só se o preço cobrado pelo fornecedor é competitivo, mas também outros fatores, como assistência oferecida e opinião de clientes.

É essencial que o ERP selecionado tenha, sim, valor compatível com os recursos financeiros que sua empresa tem disponível. Mas para ter sucesso é preciso ir além e buscar alternativas que disponibilizem planos flexíveis. Isso possibilita que a empresa arque com esse investimento sem prejudicar suas finanças.

O ideal é buscar pelo menos três opções de fornecedores e fazer uma comparação, considerando expertise no seu segmento de negócio, experiência e casos de sucesso.

4. Não dar importância para suporte e manutenção

Um erro que toda empresa deve evitar ao escolher um software de ERP é não dar importância para suporte e manutenção. Não são poucos os gestores que focam apenas em preço e funcionalidades oferecidas, sem considerar a assistência que o parceiro dará após a implementação do sistema.

Para ter sucesso com sua aquisição, não deixe de questionar o fornecedor sobre como esses dois pontos funcionam, analisando, inclusive, as especificações do contrato.

Cheque como deve ser o procedimento de abertura de chamado caso o ERP tenha algum problema e qual o tempo que o fornecedor prevê para o atendimento da chamada. Assim, você evita ter a dor de cabeça de descobrir que não tem assistência no futuro.

Escolher um ERP para sua empresa é um processo que deve ser cuidadosamente planejado. Para não errar na escolha do sistema ou do fornecedor, é essencial contratar uma empresa que seja especializada nesse tipo de serviço e que tenha experiência no setor.

Faça um planejamento detalhado, conheça as necessidades do seu negócio e saiba como a implementação de um sistema poderá otimizar as rotinas de trabalho.

Não deixe de envolver funcionários-chave no processo, assim como avaliar fatores essenciais na escolha do fornecedor, como se o preço cobrado está alinhado com o planejamento financeiro do negócio, a assistência na implementação e o suporte e manutenção do sistema.

Checar opinião dos clientes e se certificar de que o fornecedor está apto para atender às necessidades de empresas do seu porte e segmento é outro cuidado importante para não errar na hora de selecionar seu sistema ERP.

Ao escolher um ERP para sua empresa, não deixe de entrar em contato com a gente! Temos uma solução especializada e sob medida para o seu negócio.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

O mercado moveleiro está em constante expansão no Brasil e o Rio Grande do Sul lidera o cenário. Saiba mais sobre a importância da Promob para esse setor.
Fábricas, Marcenaria

Setor moveleiro: conheça os estados brasileiros que se destacam

Woman monitors dark office
Fábricas

CONHEÇA 3 FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE E OS SEUS BENEFÍCIOS

promobsoftwaressa_promob_image_582
Fábricas

ENTENDA OS BENEFÍCIOS DA RELAÇÃO ERP E BI

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.