Saiba como calcular e otimizar o ROI de projetos de interiores

Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabe que é importante fazer investimentos constantes no seu negócio e no seu trabalho — mas será que entende exatamente qual é o resultado de tudo isso, o que valeu a pena e quais gastos se mostraram infrutíferos, por exemplo?

Isso é acompanhado por meio do ROI, do inglês Return Over Investment, ou retorno sobre o investimento, em tradução literal. Ao acompanhar esse número com determinada frequência, tanto para o todo quanto para vários projetos, você será capaz de compreender o que está acontecendo dentro do seu negócio e projetos de interiores.

E então, quer entender melhor o que é, como calcular e como otimizar o ROI de projetos? Continue a leitura e fique de olho!

O que é ROI?

Antes de mostrarmos como calculá-lo e melhorá-lo, vamos nos aprofundar mais no conceito de ROI. De maneira geral, a métrica permite que você verifique se os investimentos e planejamentos que você faz para o seu negócio estão sendo bem-sucedidos em seus objetivos.

Sem ele, essa análise seria impossível de acontecer com precisão. Portanto, o Return Over Investment é fundamental para que seja possível saber, sem erros, quais processos merecem ainda mais atenção, porque estão dando certo, e quais precisam ser reformulados ou até mesmo abandonados, já que não trazem os resultados esperados.

Quais tipos de projetos de interiores trazem mais lucro? Quais campanhas e canais de comunicação trouxeram mais resultados? Como anda o processo de captação de clientes? E o atendimento e fidelização deles? Essas e outras perguntas fundamentais para o seu desenvolvimento estratégico são respondidas por meio da análise do ROI.

Como calcular o ROI de projetos?

Há duas maneiras de analisar o Return Over Investment: em relação ao negócio como um todo, ou apenas sobre um projeto de interiores específico. De qualquer forma, a fórmula é a mesma. Veja:

ROI = (receita – custo / custo) x 100

Viu só? O retorno sobre investimento é um acompanhamento muito importante porque indica corretamente, sem margem para erros ou enganos, o quanto os gastos valeram a pena de acordo com a receita que chegou ao negócio devido ao projeto de interiores.

Isso acontece também porque o resultado final é em porcentagem, tornando muito fácil o processo de comparar os ROIs de cada um dos projetos de interiores.

Como otimizar o valor do ROI?

Agora que você já sabe o que é e qual é a importância de medir e acompanhar o ROI, é hora de conhecer as melhores táticas para aprimorá-lo ainda mais. Acompanhe:

Invista em tecnologia para apresentação de projetos

Sistemas, programas e equipamentos para a criação e a apresentação de projetos podem melhorar muito seu ROI. Mas como?

Com eles, você mostrará as suas ideais para os clientes de maneira ainda mais dinâmica e verossímil, criando um novo mundo onde eles possam visualizar com perfeição, inclusive nos detalhes, o projeto que encantou. Dessa forma, o cliente entenderá que você é o melhor dentro dessa área, pelos detalhes e empenho em mostrar o produto final com tanto preciosismo.

O resultado é que o seu projeto de interiores passará a atrair, por parte do público-alvo, um senso de valorização muito maior. Consequentemente, os clientes aceitarão pagar o valor determinado por você, pois vão entender que o resultado final valerá a pena.

Fique atento a seu setor de mercado

Valorizar a métrica do ROI não significa que você precisa focar somente no que está acontecendo no seu negócio e deixar todo o resto de lado, não é mesmo?

Isso é verdadeiro mesmo ao implementá-lo, um momento de constante instabilidade. Assim, ficar atento ao que passa fora da empresa abre espaço para que você não seja pego de surpresa por mudanças bruscas no comportamento do público, por exemplo.

Diante disso, será mais fácil, mais barato e mais rápido simplesmente economizar do que seguir adiante com uma decisão falha.

Seja transparente com a sua equipe

Quando você abre o negócio, é normal se empolgar e querer fazer tudo sozinho! Mas, como você bem sabe, delegar e contar com sua equipe são processos fundamentais. Nesse sentido, a transparência com o time também é fundamental para que todos possam entender o que é ROI e, juntos, pensem em maneiras de otimizá-lo.

Isso vale também quando for necessário transmitir algum feedback positivo e algum negativo. Sempre deixe claro o bom trabalho efetuado pelo colaborador e as maneiras com que ele faz a diferença na equipe. Então, comente sobre os pontos que ele precisa melhorar e oriente-o a alcançar isso.

Coloque em prática o que o ROI indica

Quando bem utilizado, o ROI de cada projeto pode ajudar muito a otimizar os próximos. Para que isso torne-se verdade, é imprescindível analisar a fundo cada projeto e verificar os motivos que levaram seu Return Over Investment a ser alto ou baixo.

A partir daí, você e sua equipe poderão evitar que os mesmos problemas continuem se repetindo e identificar aqueles processos que devem mudar não apenas em um único projeto, mas no negócio como um todo. Já nos ROIs positivos, verifique o que está sendo feito tão bem e certifique de que aquilo vai melhorar cada vez mais.

Adapte-se rapidamente

Você desenvolve toda uma campanha de marketing digital, coloca-a no ar e, aí, vem o resultado: um Return Over Investment bem abaixo do esperado por você. O que fazer? Analisar o que deu errado, reformular o plano e partir para a outra.

O que acontece é que, muitas vezes, o conceito de ROI até pode parecer interessante para o designer de projetos, como um plano distante, e não algo sobre o qual ele deve tomar providências o quanto antes. Portanto, se você quer aproveitar todo o potencial trazido pela métrica, cobre e questione.

Viu só? O ROI de projetos tem tudo para revolucionar a maneira com que você faz negócio e conquista os seus clientes. Seguindo as orientações que passamos aqui, você certamente saberá analisar a métrica e tirar proveito de todos os seus benefícios.

Gostou de conhecer o ROI de projetos e como ele funciona? Então, entre em contato com a gente agora mesmo e descubra tudo o que podemos fazer por você!

Sobre Alexa | Promob

Designer de Interiores, executiva de relacionamento e colaboradora de conteúdo na Promob. Profissional com experiência em projeto de ambientes internos, tendências e inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *