Revestimento em 3D: como e quando usar em projetos de interiores

Tempo de leitura: 6 minutos

Você é um designer de interiores que está sempre em busca das tendências mais atuais que surgem no seu mercado? Então certamente já ouviu falar muito em revestimento em 3D! Essa nova abordagem de decoração é recente e tem conquistado muitos profissionais e clientes por aí.

Nesse post, você vai conhecer qual é o conceito e a proposta desse tipo de revestimento, bem como a maneira por meio da qual ele conseguiu se posicionar e se manter como uma das tendências mais visadas em termos de decoração.

Você também vai entender exatamente como funciona a fabricação e aplicação do revestimento 3D e, principalmente, como usá-lo em seus projetos visando garantir a satisfação dos seus clientes e impulsionar o seu negócio. Fique atento a todas essas questões que serão respondidas a seguir!

O que é revestimento em 3D?

O revestimento 3D se trata de peças com saliências tridimensionais que são unidas para causar uma sensação de movimento. Essas peças podem ser encontradas nos mais diversos formatos, cores e tamanhos. A intenção desse tipo de revestimento, além de inovar no meio da decoração de interiores, é trazer mais dinâmica, movimento e volume para o ambiente em que será aplicado.

Ele pode ser o protagonista de um ambiente pequeno se a intenção do seu cliente for preenchê-lo sem prejudicar a circulação, por exemplo. Isso se dá porque o revestimento em 3D preenche o ambiente por si só, e evita a necessidade de compor o espaço com móveis e demais itens de decoração.

Além disso, outra característica desse revestimento é que quando se aplica a uma iluminação focada nele, o efeito de luz e sombra cria ainda mais nuances.

Porque ele se tornou uma tendência?

O revestimento em 3D conquistou lugar em projetos de interiores por conta da sua pluralidade de uso. Sua versatilidade é reafirmada pela vasta possibilidade de criar texturas e padrões. É uma tendência inovadora, bonita e capaz de causar efeitos diversos em um ambiente.

A representação tridimensional é o que mais garante a permanência dessa tendência em voga. O revestimento 3D tem sido utilizado como um detalhe que pode conferir originalidade a um ambiente, sem muito esforço.

O volume que essa aplicação cria possibilita que você, como profissional da área de interiores, possa exercitar sua criatividade e sua veia artística de forma ainda mais livre e otimizada.

Como o revestimento é aplicado?

As peças que compõem o revestimento em 3D se tratam de placas de gesso. O tamanho de cada placa é delimitado de acordo com o tamanho da parede, e o formato da textura vai do gosto do cliente, ou do que o fornecedor tiver disponível. É importante ressaltar que o tamanho das placas pode influenciar muito no resultado final do revestimento.

De qualquer forma, sua instalação é simples. Geralmente as placas são aplicadas em paredes de alvenaria ou drywall. Neste último caso, é recomendado utilizar reforço de madeira. Entretanto, a aplicação não demanda remoção de aplicações prévias, só é necessário garantir que a superfície em que a placa será aplica está plana e nivelada.

A aplicação pode ser feita a partir de uma estrutura preparada na parede, ou diretamente na superfície dela. É preciso possuir habilidade para que a aplicação seja feita da maneira correta sem pecar em acabamentos. As placas precisam parecer uma superfície única quando colocadas juntas.

É possível encontrar propostas semelhantes em papéis de parede, por exemplo, mas o efeito está longe de ser igual. No caso dos papéis de parede, a tridimensionalidade é apenas uma ilusão de ótica. Com o revestimento 3D é possível constituir uma decoração bem mais convincente e suntuosa.

Quando apostar nessa proposta?

Sabendo agora toda a versatilidade que o revestimento em 3D pode proporcionar para os seus projetos, você provavelmente já está planejando pesquisar referências, não é mesmo?

Saiba que, além dessa qualidade, o gesso em 3D ainda tem outros benefícios na manga. O revestimento auxilia a diminuir danos de acúmulo de umidade e também tem propriedades termoacústicas.

Ou seja, além de ser esteticamente inovador e facilmente aplicável, o revestimento possui funcionalidades que podem fazer toda a diferença no seu projeto. Citar esses aspectos do gesso em 3D pode ser até mesmo um trunfo de negociação que você pode usar ao se reunir com seus clientes para fechar um projeto!

Pensando nisso, pode-se afirmar, por exemplo, que essa é uma boa proposta para se utilizar em ambientes que tem o risco de sofrer infiltrações, como banheiros, por exemplo. Além de deixa o aspecto do ambiente irreverente, a longo prazo a estética das paredes não vai perder qualidade.

Além disso, as propriedades que permitem que esse revestimento isole som e temperatura podem ser interessantes tanto para construções localizadas em locais de temperaturas extremas, ou para ambientes que precisem de uma acústica mais afiada.

Além disso, uma das maneiras mais conceituais de utilizar o revestimento 3D e aplicando-o no piso de um ambiente. Sim, no piso! Você não entendeu errado.

Esse tipo de revestimento também vem sendo feito, por exemplo, a partir de representações extremamente realistas do fundo do mar. Geralmente essas representações são compostas tanto pela fauna e pela flora do ambiente marinho.

Já foram realizadas aplicações semelhantes em hotéis, shoppings e até mesmo em corporações. Entretanto, por ser uma proposta mais incomum, é recomendado que sua instalação seja feita apenas em lavabos.

O revestimento 3D também é indicado para ambientes escuros, desde que os grafismos da impressão sejam mais suaves. Caso contrário, o ambiente pode transmitir uma sensação negativa de enclausuramento.

Você também pode optar por aplicar esses gessos tridimensionais em halls de entrada, escritórios, quartos e cozinhas. Basicamente, o revestimento em 3D cai bem para qualquer ambiente que demande personalidade e sofisticação, podendo compor até mesmo decorações externas.

Agora que você já sabe tudo sobre o revestimento 3D, sem dúvidas você está preparado para começar a utilizá-lo em seus próximos projetos. Entretanto, para que você possa garantir aos seus clientes que você está oferecendo uma ideia inovadora que é, ao mesmo tempo confiável, você precisa garantir qualidade.

A melhor forma de apresentar a qualidade do seu trabalho ao seu comprador é por meio de projetos alinhados, bem construídos e completos. Não perca mais tempo e conheça as soluções em software para projetos oferecidas pela Promob!

Sobre Alexa | Promob

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *