Máquinas para marcenaria: 4 dicas para manter a segurança no trabalho

Tempo de leitura: 3 minutos

Seja na produção de móveis residenciais ou comerciais, o marceneiro é um profissional que lida diariamente com instrumentos que oferecem alto risco à sua segurança. As principais máquinas para marcenaria, como serras, desempenadeiras, furadeiras, tornos e tupias, devem sempre ser manuseadas com o máximo cuidado e atenção, sob o risco de provocarem graves acidentes.

No post de hoje, você vai acompanhar 4 dicas para manter a segurança no trabalho de marcenaria e garantir a integridade física da equipe em todas as etapas de seus projetos. Confira!

1. Disponibilize os EPIs necessários para o trabalho

O uso de equipamentos de proteção individual, ou EPIs, deve ser obrigatório a todo momento na oficina de marcenaria. Esses equipamentos são fundamentais para proteger o profissional no uso das máquinas e prevenir acidentes.

Capacetes, protetores auriculares, luvas, óculos, respirador, aventais e calçados adequados devem ser colocados à disposição dos trabalhadores e seu uso deve ser sempre reforçado em treinamentos, reuniões e, também, em lembretes afixados no local de trabalho.

2. Apresente o protocolo adequado para uso das máquinas para marcenaria

Antes de utilizar as máquinas, é preciso seguir um protocolo de segurança que nem sempre é observado no dia a dia das marcenarias. Cada máquina demanda uma rotina diferente, mas, de forma geral, deve-se verificar se todas as peças e ferramentas estão bem posicionadas e fixadas, se as lâminas estão em boas condições e se o EPI necessário está disponível.

Durante o trabalho, é preciso ter máxima concentração, sem distrações com outras tarefas ou conversas — lembrando que regulagens só devem ser feitas com a máquina totalmente desligada. Após o uso, deve-se guardar adequadamente as peças móveis. Esse protocolo deve estar escrito e de fácil acesso, localizado próximo a cada máquina.

3. Mantenha um ambiente seguro e organizado

O ambiente da marcenaria também deve contribuir para a segurança dos trabalhadores. Manter o espaço limpo, arejado e organizado, com instrumentos armazenados corretamente e de fácil visibilidade, isso evita acidentes na rotina de trabalho. Certifique-se também de que as máquinas estejam sempre com a manutenção em dia.

Os produtos químicos devem receber atenção especial na armazenagem, assim como as lâminas. Lembre-se, ainda, da importância de que o espaço conte com extintores de incêndio dentro da validade e saídas de fácil acesso.

4. Conscientize a equipe sobre segurança no trabalho

Na maior parte das vezes, acidentes ocorrem principalmente por distrações, quando as operações se tornam rotineiras e mecânicas, e o profissional perde a concentração no que está fazendo. Pequenas atitudes e procedimentos são capazes de evitar essas situações.

Assim, a principal medida para evitar acidentes e doenças ocupacionais é conscientizar a equipe sobre a importância da segurança pelo uso de EPIs, foco no trabalho e cumprimento de protocolos de uso de cada máquina. Procure fazer reuniões periódicas sobre o tema, crie campanhas de conscientização, forneça treinamentos e espalhe avisos sobre segurança na oficina.

A segurança deve ser prioridade na rotina de qualquer trabalho. Além de um bom conhecimento sobre técnicas, estilos de móveis e matérias-primas, o marceneiro deve ter especial atenção aos cuidados necessários na operação das máquinas de marcenaria, que podem apresentar riscos de acidentes. Por isso, lembre-se: segurança em primeiro lugar!

Agora que você já sabe como manter um ambiente seguro na marcenaria, que tal acompanhar as melhores dicas e tendências para o acabamento de móveis?

Sobre Francisco | Promob

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *