Indústria 4.0: o papel da tecnologia de gestão nesse processo

Indústria 4.0: o papel da tecnologia de gestão nesse processo

industria 4.0

As fábricas de hoje pouco se parecem com aquelas primeiras criadas na Inglaterra no século XV, que deram início à Revolução Industrial. Atualmente, um novo conceito promete acelerar e tornar os processos de produção mais eficientes: a indústria 4.0.

Se você nunca ouviu a respeito desse conceito, não pode perder este post. Nós vamos explicar o que é a indústria 4.0 e como a tecnologia pode atuar para aumentar a produtividade e lucratividade de um negócio.

O que é indústria 4.0?

A indústria 4.0 ou quarta revolução industrial envolve a aplicação das principais inovações tecnológicas referentes à automação, controle e TI aos processos de produção.

Quando a empresa consegue adotar tecnologias como sistemas ciber-físicos, internet dos serviços e das coisas de forma eficiente, a fábrica se torna mais “inteligente”. É possível tornar os processos produtivos eficientes, autônomos e até mesmo customizáveis.

Quais são as características da indústria 4.0?

Vejamos:

  • virtualização: tecnologias emergentes em TI e a automação industrial formam um sistema de produção em que os aspectos físicos e cibernéticos sejam integrados. A digitalização de informações promoverá uma interação inigualável entre sistemas, máquinas, pessoas e produtos (interoperabilidade);
  • máquinas inteligentes: recebem informações de sistemas e sensores que orientam seu trabalho e fornecem dados que permitem um maior controle da produção;
  • conexão: permite que pessoas (ou empresas) em locais e funções diferentes consigam realizar um trabalho colaborativo;
  • tempo real: as informações são integradas automaticamente, provendo a possibilidade de análise imediata, agregando eficiência à tomada de decisão;
  • modularidade: a inteligência permite a produção de acordo com a demanda e a flexibilidade necessária para alterar tarefas das máquinas de forma simples e rápida;
  • descentralização: o controle centralizado e direcionado por sistemas rígidos perdem lugar para a inteligência descentralizada. A comunicação máquina com máquina (M2M) orquestra a sincronia dos processos.

Como podemos ver, a indústria 4.0 ainda é um conceito. Embora essas ferramentas estejam em desenvolvimento, ainda há um caminho a percorrer para que as fábricas consigam chegar a esse nível de automação e eficiência.

Qual é o papel da tecnologia na indústria 4.0?

Como podemos perceber, a tecnologia é a base da quarta revolução industrial. Na última década, alguns avanços tecnológicos se tornaram fundamentais para ampliar a possibilidade de aplicação desse conceito. Conheça alguns dos mais importantes:

ERPs

Os softwares para o Planejamento de Recursos Corporativos (Enterprise Resource Planning) são utilizados por um número grande de empresas. Eles integram dados sobre os processos dos vários setores de uma organização em um único sistema.

Além de automatizar uma série de tarefas, ERPs conversam com outras tecnologias. São essenciais para as organizações que desejam aumentar a produtividade, competitividade e se preparar para absorver outros recursos da indústria 4.0.

Big Data Analytics

As ferramentas de Big Data permitem a captura, análise e gerenciamento de informações por meio de estruturas de dados complexos. E elas já são realidade dentro de muitas organizações.

No caso da indústria 4.0, essa análise é fundamental para conduzir a organização e direcionar processos produtivos de forma mais eficiente e garantir que a gestão tenha todos os subsídios necessários para tomar decisões acertadas.

Internet das coisas

Também conhecida pela sigla IoT (Internet of Things, do inglês), trata-se da conexão em rede e interação entre os mais diferentes objetos. Ambientes, máquinas, veículos e produtos podem comunicar-se para a troca de dados e automatização de processos.

No caso da indústria 4.0, os objetos com sensores e atuadores são chamados de sistemas ciber-físicos. Eles são considerados a base do conceito, já que essa inteligência e sincronia é que viabiliza toda a automação dos processos.

Entendeu o que é indústria 4.0 e como ela pretende revolucionar a produção? Quer receber conteúdos e novidades para preparar a sua empresa para atuar em um mercado cada vez mais competitivo? Então assine a nossa newsletter e receba conteúdos como esse diretamente em seu e-mail.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

O mercado moveleiro está em constante expansão no Brasil e o Rio Grande do Sul lidera o cenário. Saiba mais sobre a importância da Promob para esse setor.
Fábricas, Marcenaria

Setor moveleiro: conheça os estados brasileiros que se destacam

Woman monitors dark office
Fábricas

CONHEÇA 3 FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE E OS SEUS BENEFÍCIOS

promobsoftwaressa_promob_image_582
Fábricas

ENTENDA OS BENEFÍCIOS DA RELAÇÃO ERP E BI

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.